7 Maneiras de livrar das formigas sem usar pesticidas

1

1 – Spray de casca de cítricos

Aqui nao se desperdiça nada e principalmente as cascas de laranjas ou limão. Todas sao muito bem vindas e principalmente para ajudar a combater a invasão de formigas.

Como fazer spray de casca de cítricos

Adicione as cascas a uma panela e, em seguida, despeje água suficiente para cobri-las. Ou, se preferir, adicione 1/2 água e 1/2 vinagre. Aqueça água / vinagre até começar a ferver e então desligue o fogão. Deixar repousando durante a noite. No dia seguinte, coar e colocar o liquido num garrafa de pulverização.

Como usar o spray

Agite a garrafa e, em seguida, aplique nos rodapés, pontos de entrada das formigas e praticamente qualquer lugar que você tenha visto formigas. Repita todos os dias até as formigas desaparecerem completamente.

garrafa spray com liquido repelente de formigas

2 – Bicarbonato de sódio e açúcar

Evidentemente o açúcar vai atrair as formigas mas o bicarbonato de sódio vai as matar-las. Misture 1 parte de açúcar com 1 parte de bicarbonato de sódio e, em seguida, coloque essa mistura em tampas rasas onde quer que você veja formigas .  Se você tiver mascotes, proteja essas armadilhas com caixa de papelão com buraquinhos para as formigas entrarem.


prato com bicarbonato e açúcar

3 – Vinagre

O vinagre funciona destruindo as trilhas das formigas. O vinagre elimina a substancia  que as formigas vão deixando para formar essa trilha. Você pode observar esse efeito pulverizando uma mistura de vinagre e água numa trilha de formigas e vê como começam a vagar sem rumo.

Pulverize a mistura de água / vinagre em pontos diversos da trilha e tente achar o formigueiro.   Na boca da toca coloque a  isca de bicarbonato  e açúcar citada acima.  Você vai notar que elas vão desaparecer imediatamente.

vinagre mais água igual a spray matar formiga

4 – Alho fresco

Basta descascar um dente ou dois de alho fresco e colocá-los perto das formigas. Você vai ver como os insetos parecem saltar de um campo de força invisível ao redor de cada dente de alho e fugir!
Eventualmente esse dente de alho secará e se tornará ineficaz, então você deve substituir dentes de alho secos com alho fresco se as formigas retornarem.

dentes de alho descascado

5 – Grãos de café

Espalhe grãos de café na boca do formigueiro e tente descobrir todas as saídas deste formigueiro.  O cheiro do grau de café vai confundir  a formiga “operaria” fazendo perder completamente a trilha . Isso vai fazer que as novas gerações que estão incubadas no formigueiro não tenha comida e morram de fome.

pó de cafe na boca de formigueiro

 

6 –  Folhas de Louro

Folhas de louro vão deixar as formigas longe dos alimentos que atrai. As formigas são especialmente atraídas pelo açúcar, paprika e farinha.  Coloque  umas folhas de  louro dentro da lata de açúcar, farinhas  e em todos os  recipientes que você notar que está sendo atacado por elas.  Com o passar do tempo, essas folhas  vão perdendo o cheiro repelente e por isso, essas folhas devem ser trocadas todos os meses.

Veja aqui varias outras maneiras de se livrar da formiga de DENTRO da casa.


açucareiro com uma folha de louro dentro

7 – Canela

A canela é um repelente de formigas eficaz. Seu cheiro desencoraja as formigas de entrarem em sua casa e fuçar na sua cozinha.

De acordo com um estudo de 2014 publicado na Revista Internacional de Publicações Científicas e de Pesquisa, o óleo essencial de canela produz resultados positivos tanto na repelência quanto na atividade insecticida.

Adicione ¼ a ½ colher de chá de óleo essencial de canela em um copo de água. Mergulhe uma bola de algodão nesta solução e limpe as áreas onde as formigas podem entrar e morar. Repita uma vez por dia até que todas as formigas tenham desaparecido.

Você também pode colocar canela em pó e cravos inteiro perto de pontos de entrada.
Nota: use estrategicamente o spray de canela em locais de infestação de formigas;  não exagere e não coloque por toda a sua casa.

canela elimina formiga

Gostou? Compartilhe!

1 comentário

Deixe um comentário