8 VEGETAIS QUE PODEM SER COLHIDOS EM MENOS DE 2 MESES

9

Você ficará surpreso em saber como alguns vegetais crescem super rápido, portanto não plante muitos de uma vez, vá com calma e desfrute!

Depois do inverno, chega a primavera e é hora de pensar em preparar nossa hortinha em casa para desfrutar de vegetais frescos, saudáveis e muito mais saborosos.

vegetais rapido

Alguns vegetais necessitam o calor do verão e outros necessitam de um tempo longo para poder chegar a um ponto ótimo para poder desfrutá-los. Mas existem um punhado deles que é só semear na terra que brotam e em poucas semanas já estão super aptos para serem saboreados.

caixa de horta

1-   Alface  – 30 dias 

alface

A alface é fácil de crescer, tornando-se uma ótima opção para ter no nosso jardim. Um mix delas é simplesmente genial para sempre ter saladas frescas e preparar sanduiches.

Além de  fornecer diferentes tipos de nutrientes, cada tipo de alface, estas folhas verdes são excelente como entrada para qualquer refeição, fornecendo vitaminas A, C, K e ácido fólico

Alface gosta de tempo fresco portanto é melhor plantar na primavera e no outono, semeando a cada poucas semanas para uma colheita contínua. Algumas, como a alface Romana, pode ser colhidas com até 30 dias após o plantio.

2 – Nabos  – 40 dias 

nabo1

Nabos crescem muito rápido. Plantar em solos ricos e soltos com muita matéria orgânica e compostagem.  Esse é um típico “plantar um e colher dois”

Quando você planta a semente de um nabo, enquanto o bulbo  está crescendo, podemos ir colhendo algumas folhas frescas para comer. O ideal é ir plantando a cada poucas semanas  para ter um fornecimento contínuo deste bulbo na nossa mesa. Dias para a colheita de 40 a 60.

3 – Rabanetes – 21 dias 

rabanete

Estes pequenos bulbos crocantes e picantes são repletos de sabor e são muito mais versáteis do que você possa imaginar. Pode ser adicionado em saladas ou se quiser moderar o picor é só cozinha-los com seu salteado vegetal favorito.

Um rabanete tem apenas 1 caloria!

Rabanetes precisam crescer rapidamente porque se não vão ficar duros e amargos. Mas para isso deve dar-lhes condições que estimule o crescimento.

Semear a cada poucas semanas para desfrutar de uma colheita contínua é uma ótima ideia para ter sempre frescos na sua mesa e desfrutar junto com a salada. Dias para colheita: 20 a 30

4 – Ervilha – 50 dias

ervilha 1

Ervilhas são leguminosas, resistentes e podem germinar até em solos com temperaturas baixas de 5ºC mas não gostam muito de clima quente e seco. Se o tempo é fresco com alguma chuva podemos ter ervilhas em um período de 50 dias.

Este vegetal é uma escolha super saudável. Uma porção supre com 1/3 das suas necessidades diárias de vitamina C e 3 gramas de fibra. Exatamente como os feijões .

Se são plantas baixas podem crescer muito mais rápido, porque não tem que gastar energia com a  haste subindo. Independente da variedade que vai plantar você pode colher antecipadamente alguns brotos de ervilha.

   5 –  Cebolinha – 21 dias

cebolinha

O bulbo da cebola pode demorar ate 6 meses  para amadurecer completamente, mas você pode começar a colher os talos verde a partir de um mês que a planta vai continuar a formar mais e mais. Dias para a colheita 20 – 30.

6 – Vagem – 50 dias

vagem

Você vai ter que esperar que o solo esteja um pouco aquecido para poder plantar suas sementes de vagem, dependendo da região, isso é no final da primavera.

Escolher solos bem drenados, onde eles vão receber pleno sol. As vagens estão cheias de nutrientes como vitaminas A, C e K, manganês (Mn) , potássio, ácido fólico e ferro, e fibra.

Semear a cada poucas semanas para desfrutar de uma colheita contínua durante o verão. Dias para a colheita  50 – 70.

7- Mini cenouras – 50 dias

mini cenoura

As cenouras são planta perene, deliciosas cruas ou cozidas e podem ser preparadas de diversas maneiras.

O pigmento que deixa a cenoura laranja – o beta caroteno –  é o mesmo composto que o organismo converte em vitamina A. Uma vitamina essencial para a visão, uma pele saudável e o sistema imunológico.

Elas crescem em terreno arenoso e argiloso e podem ser colhidas após cerca de 30 dias. Outras variedades de cenoura (as grandes)  pode demorar entre 50 e 80 dias para amadurecer.

8 – Espinafre – 30 dias 

espinafre

Espinafre é outra ótima opção para o tempo fresco, primavera ou no outono. Tal como acontece com outras verduras, espinafre pode ser colhido folha-a-folha.

Plantando, estará pronto para ser colhido em menos de 4 a 6 semanas após o plantio e é uma das planta que cresce  rápido.

Agora já não tem mais a desculpa que não tem paciência para esperar. Você pode ter sua própria horta em casa com estes vegetais super rápidos e assim seu corpo e alma vão agradecer o alimento orgânico, saudável e com certeza muito mais saboroso.

Gostou? Compartilhe!

9 Comentários

  1. essas dicas me ajudaram a fazer feira de ciencias la na minha escola foi muito bom fui linder de barrarca foi otimo faleu ai gente um beijo

  2. Muito boa as informações do site parabéns todos e continuem passeando este conhecimento. Tem somado muito aos que buscam uma alimentação saudável.
    ?

Deixe um comentário