Banheiro novo sem obras – Como pintar o azulejo

0

Quer dar um novo look na  aparência do seu banheiro ou cozinha, você não precisa fazer obras e quebrar tudo. Basta pintar os azulejos.

Essa é uma forma de dar um novo look na sua cozinha ou banheiro de uma forma muito fácil e econômica.

Com esse artigo vou dar  algumas dicas preciosas para tornar esta tarefa de mudar a aparência do seu banheiro muito simples e poder  desfrutar de paredes totalmente renovadas com muito pouco esforço e o mais econômico possível.

antes e depois de pintar o azulejo do banheiro

Foto : via

Já se foi o tempo em que temos que fazer obras para renovar os azulejos e mudar o visual do banheiro, basta em limpá-los bem e aplicar a pintura corretamente sobre eles. E para mostrar como é fácil de fazer vou mostrar o passo a passo simples que deve seguir.

Assim que faz Pintar sobre o azulejo do Banheiro

Preparação

O primeiro que temos que fazer é dar uma boa limpeza sobre a superfície que vamos pintar. Podemos usar simplesmente um pano com água e sabão, o que seria suficiente para ficarem bem limpos.

Caso o azulejo esteja sujo, use pano com dissolvente e caso esteja sujo com gordura tente esse truque aqui .  O importante é que essa limpeza seja super eficaz. Não necessita lixar mas  os azulejos devem ficar completamente limpos para receber a camada de tinta.

 

Para limpar entre um azulejos a outro o ideal é usar uma escova e esfregar bem. Nestes espaços costuma se juntar muita sujeira e devem estar bem limpos.  Não se deve usar produtos de limpeza que contém cera ou silicone. Como disse antes, água e sabão é suficiente para essa limpeza.

Em seguida, deve secar muito bem toda a superfície com um pano limpo e seco. Pode parecer um passo sem importância mas a superfície deve estar completamente seca para receber a pintura  e se o azulejo estiver úmido a pintura não vai fixar bem.

O próximo passo é proteger todas as áreas que não serão pintadas e que encostam no azulejo tipo os interruptores, tomadas, cantos das pias,  banheiras, rodapé,  ganchos de toalhas e outros. Usar a fita crepe de pintura para evitar que manche essas partes com a pintura.

protegendo a torneira com fita crepe

Pintar

Azulejos limpos e secos é o momento de dar a primeira demão de pintura. O primer.

Essa primeira capa deve ser de uma base que deve estar muito bem diluída e misturada para estender bem e alcançar todos os cantos.

pintando o rejunteCom um pincel começamos a aplicar a pintura nas zonas mais difíceis: cantos, junções e esquinas. Em seguida  preencher o resto utilizando um rolo. Pintar em movimentos em forma de cruz e assim evita deixar marca na pintura.

Deixe secar por 24 horas para se fixar bem na superfície.

Segunda Demão

Depois de 24 horas podemos passar a pintura definitiva. Essa segunda demão pode ser a cor que desejar desde que a pintura seja específica para azulejos.

Como o ambiente ( cozinha ou banheiro) é muito úmido e sujeito a manchar com facilidade a pintura deve ser esmalte sintética, resistente á água e  facilmente lavável.

Importante

É muito importante deixar a zona pintada sem usar por uma semana  para dar tempo de secar bem toda  a superfície pintada.

Pode cobrir com plástico mas aconselho a deixar a cozinha ou banheiro descansando esses 7 dias para garantir um ótimo resultado final.

Quanta tinta devo usar?

Para saber quanta tinta você vai precisar comprar, você deve primeiro medir a área que vai ser  pintada e depois dividir por 8. Por que 8?. Porque  uma lata de 750 ml cobre cerca de 8 m2, por isso, se dividirmos a superfície por 8 nos dará o número de latas que devemos compramos.

Quais as vantagem em pintar os azulejos?

Esta alternativa tem muitas vantagens, porque é muito mais econômico do que fazer obras e ter que quebrar tudo gerando detritos, poeira e sujeira além de ser muito mais rápido. Você também terá um  visual completamente novo no seu espaço.

 

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário