Como Amarrar Bicicleta no Teto do seu Carro

0

Quando você possui um carro, em um momento ou outro você vai querer  ou vai precisar  colocar coisas no  teto do seu carro. Essa é a melhor maneira de transportar  objetos com formatos diferentes, pesados que não entram dentro do carro .

Existem vários modelos de rack sofisticados, caros, racks específicos para cada tipo de coisa  ( bicicleta, prancha de surf etc, etc) mas também existe o da fabrica que você pode se apanhar muito bem, com paciência e checando sempre os nós das cordas que vai atar o objeto no bagageiro.

O ideal é sempre ter um tipo ou outro de rack para amarrar as coisas que queira levar. Eles são bons por diversas razões mas principalmente porque eles são uma armação sólida e vai te dar uma garantia que, o que voce está levando ficara seguro e não vai deslizar do teto.

Você também pode levar objetos no teto do carro usando um cobertor e um par de cordas com laços na extremidade para poder apertar bem e não escorregar quando estiver com o carro em  velocidades maior.

Muitas pessoas usam correias de nylon com fivela de fixação. Elas são ótimos e podem atar qualquer coisa como  bicicletas, moveis, prancha de surf etc e são aptos para qualquer tipo de veículos do fusca até um Toyota.

 

Maneiras de como levar objetos e malas no teto do carro

Existe 3 maneira para colocar objetos no teto do carro.

  • sem rack
  • rack só com trilhos laterais
  • rack com trilhos laterais e barras transversais

Esta última é a forma ideal mas você também pode levar o que quiser sem precisar de usar racks. Dá mais trabalho mas é possível sim.

No caso de não usar nenhum tipo de rack, você deve passar a corda através do carro ( através das portas e não das janelas) e usar uma manta ou cobertor para proteger o teto  do carro para não arranhar a pintura. Se você usar o rack simples que tem somente as laterais ou o rack que tem as barras transversais, você pode passar a correia de nylon em torno deles.

O limite de altura permitido é de 40 cm somente e é muito importante  que você esteja ciente que muita bagagem vai alterar o centro de gravidade do carro o que facilita capotar em curvas acentuadas e manobras perigosas.

Sempre ande com velocidade baixa quando estiver com bagagem no teto do carro para evitar acidentes.

Diferentes tipos de Rack para colocar no teto do carro

 

Como amarrar a bicicleta no rack do teto do carro

Abaixo deixo um Guia Básico de como Benjamin Preston  atou a bicicleta no teto do seu carro

1 – A primeira coisa a fazer é ter uma boa corda. Se as extremidades estão desfiando, corte com uma faca afiada ou    uma tesoura.

2- Para evitar que a extremidade da corda de nylon/ poliester  fique desfiada é só passar o fogo ( com um isqueiro)  e em seguida apertar com um pedaço de papelão. ….não tente fazer com o dedo diretamente porque além de queimar o plastico pode ficar grudado no seu dedo.

Isso não funciona com cordas orgânicas porque vai pegar fogo.

3 – Com qualquer objeto que você planeja amarrar, você vai precisar de três, de preferência quatro pontos para o contato e com isso gerar a estabilidade. Aqui tenho o guidão da bicicleta firmemente atado numa barra transversal do rack na frente e o assento atado na parte de trás.

Vou começar a amarrar a bicicleta firmemente na barra transversal , frente e atrás. Isso vai cuidar dos movimentos de subir e baixar do carro.

4 –  Em seguida quero neutralizar os movimentos laterais do carro.  Po isso usei a extremidade longa da correia para prender as extremidades do guidão na barra transversal do rack .

Segurando a correia e apertando a medida que  trabalho, faço várias voltas ao redor da barra transversal e da alça, para que fiquem  firmemente juntas.

5 – Novamente, segure a correia / corda aperte bem enquanto trabalha, e você não precisará fazer um monte de nós. Agora, puxei a correia  para o outro lado, para amarrar no  terceiro ponto de estabilidade.

Uma vez que tenha a outra extremidade do guidão preso ao rack do teto do carro, eu enfiei a corda  em uma das voltas para prendê-la. Este tipo de nó funciona perfeitamente para cordas planas com a imagem  abaixo, mas provavelmente você deve dar um nó mais firme quando usa cordas arredondadas e finas.

6-  Para a parte de trás coloquei o assento da bici próximo á barra transversal . Dei algumas voltas com a correia para cima e baixo e em seguida passei a  corda em volta do centro e apertei bem para ficar bem firmes.

7 – Se houver um excesso de corda ou correia que você não quer cortar, você pode fazer  uma  trança, o que permite que você encurte a corda sem emaranhá-la.

8 – Com essa trança de corda sobrando pode dobrar  ou amarrar em algum lugar para não ficar “voando” com o vento.   Aqui  u coloquei sob o assento da bicicleta .

 

E tudo perfeito!!   bicicleta muito bem atada no bagageiro do teto do carro pronta para ir onde você quiser!

Todas as fotos : via

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário