COMO CONECTAR DOIS TUBOS DE PVC

0

Aqui vou dar umas dicas gerais de como Juntar dois tubos de PVC no qual é uma tarefa bastante simples e rápida.

Mas uma incorreta e inadequada colocação destes tubos, pode virar futuros e grandes problemas numa encanação. Portanto todo cuidado é pouco e muita atenção nas dicas básicas que vamos dar para uma emenda correta.

Dicas Gerais para tubos sem rosca

  1. Existem  diversos tamanhos e cores de tubulação e para cada tamanho e cor uma conexão   adequada para facilitar seu trabalho

2. O primeiro que devemos fazer é  lixar levemente a ponta que vai ser unida e limpar retirando todo o pó.

3. As emendas devem ser feitas com conexões apropriadas e tem que ser soldadas com adesivo apropriado. Este adesivo deve ser usado com moderação. Nada de exagerar pensando que vai ser melhor colocar muito porque pode ser muito pior.

O excesso de adesivo pode criar um obstáculo na passagem da água aumentando a pressão neste ponto e estourar o cano novamente.

4. Depois de aplicar o adesivo, que deve ser aplicado em ambos:  No tubo e na conexão, é só unir as pontas. Lembre-se de deixar passar alguns minutos antes de ligar o registro de água para dar tempo deste adesivo secar completamente

5. NUNCA utilize o fogo para emendar dois tubos porque  o PVC NÃO RESISTE A ALTAS TEMPERATURAS!!! O tubo quando é aquecido, a ponto de derreter, perde toda a resistência…se você fizer isso pensando que vai facilitar fazer uma emenda, você está danificando as fibras internas da tubulação e pode ter certeza de um vazamento muito em breve.

Dica Geral para tubo com Rosca

6. Nos tubos de rosca, é imprescindível o uso de fita vedante. Umas 5 voltas desta fita na rosca é suficiente para dar uma boa lubrificada na rosca e facilita muito a conexão. Quando for enroscar, não aperte até escutar o estalo ….este estalo é sinal que você exagerou e está forçando  as laterais do tubo ou da conexão.

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário