Como é o Estilo Industrial de Decoração

0

O estilo industrial de decoração, também conhecido como estilo urbano, é um estilo decorativo que tem sua origem na arquitetura típica da indústria, uma arquitetura despretensiosa e um apelo visual que tem a ver com a nudez de sua estrutura e materiais.

Este estilo tem uma história e envolve jovens artistas de Nova York, que nos anos 50 escolheram viver em fábricas amplas e espaçosas cheias de vigas, tijolos e concreto. Mais de meio século depois, o estilo industrial ainda está na moda, sendo um dos estilos ecléticos que triunfaram nas revistas de decoração nos últimos anos.

O estilo industrial pode ter certos tiques retro e vintage, pois usa elementos antigos, como móveis oxidados ou usados pela passagem do tempo.

Charmoso, masculino e definitivamente elegante, o industrial é um estilo de decoração que cada dia está ficando mais popular.

Este estilo costumava ser reservado apenas para lofts e fábricas e nos dias de hoje o estilo industrial está sendo visto em todos os tipos de construções – tanto urbanos como rurais.

O que é Estilo Industrial de decoração

O estilo industrial (ou industrial urbano como é chamado às vezes) combina design utilitário com texturas desgastadas e o calor de madeiras cruas e envelhecidas.

Este direcionamento para a revolução industrial consiste em misturar matérias-primas (metal galvanizado, vidro e madeiras recuperadas), mantendo as formas e as silhuetas relativamente simples. O chique industrial é um estilo sem sentido que faz uso de itens vintage e recuperados, e muitas vezes é o favorecido por fãs de design “verde”. Tem muitas coisas em comum com o estilo rústico, mas é muito mais ousado.

Elementos comuns do Estilo Industrial de decoração

Existem alguns elementos comuns que tendem a ser encontrados em espaços industriais urbanos. Eles incluem, mas não estão limitados a:

• Paredes de tijolos expostas
• pisos de cimento
• Materiais brutos e inacabados
• Iluminação de metal polido e de vidro
• encanamentos e vigas expostas
• aço inoxidável
• portas e janelas largas

Como Conseguir o look Industrial

A chave para alcançar um look chique industrial sem frescura é a simplicidade. Evite o excesso de móveis e acessórios e mantenha apenas o que é necessário. O interesse e a profundidade no espaço serão encontrados na mistura de texturas e pátina.

Espaços abertos e diáfanos

Uma das características deste estilo é o uso do espaço com áreas  espaçosas e abertas. É típico encontrar este tipo de decoração urbana em lofts, onde mobiliário e objetos podem respirar e desfrutar do seu próprio espaço.

Como explicamos, esse tipo de decoração é inspirada nas indústrias de Nova York dos anos 50, onde esses espaços foram reabilitados em casas espaçosas, pelo que esse estilo decorativo pode nos direcionar a estética de fábricas antigas, grandes e espaçosas, projetadas para que os trabalhadores poderiam se mover de um espaço para o outro de forma fluida.

espaço amplo e diáfano

Mostrar vigas e tubulações

É possível ter um estilo industrial em casa, mas para isso, teremos que descobrir sua estrutura, e não apenas falar sobre a estrutura de nossa casa, também teremos que escolher móveis que sigam este princípio: móveis de ferro forjado com um pouco de ferrugem , madeiras naturais não tratadas, chapas metálicas, etc.

Hoje em dia, em muitas lojas dedicadas à decoração, são vendidos móveis que seguem esta estética particular, muitos deles envelhecidos artificialmente. No caso das tubulações, estes podem acabar fazendo parte da decoração de nossa casa com idéias inspiradoras.

Na verdade, existem muitas prateleiras ou móveis que seguem a estética dos tubos, para reforçar o estilo industrial da habitação.

quarto amplo com vigas e tubulação

foto: via

Ferro e aço, indispensável

O metal e o aço são básicos no estilo industrial. Este material pode ser usado em tetos, paredes, móveis, cadeiras, lâmpadas, acessórios e todos os tipos de elementos ornamentais.

Há uma grande quantidade de móveis que tem a estrutura metálica, seguindo os princípios do estilo industrial: a nudez dos próprios elementos. A estrutura dos objetos é mostrada em metal, de forma espartana.

No entanto, o metal é muito frio, por isso geralmente é combinado com madeira natural. A madeira é o grande aliado neste tipo de ambiente, pois atinge harmonia no meio ambiente. Portanto, no estilo industrial é a combinação de ferro e madeira que triunfa acima de tudo.

Tetos altos, vigas expostas

Os tetos altos também são característicos do estilo industrial, pois mostra toda a sua estrutura, como as vigas de madeira ou o telhado de metal ou tijolos.

Os armazéns industriais têm imensos tetos, que se elevam para acomodar grandes máquinas.

No entanto, hoje, nem todas as casas gostam deste tipo de telhado, é mais, apenas as casas antigas, no entanto, não é por isso que você deve abandonar as pretensões de decorar com estilo industrial, a idéia é adaptar nosso espaço às regras do estilo.

A idéia é ser capaz de mostrar os elementos estruturais do telhado, independente da altura.

Paredes de tijolos

Outra maneira de alcançar um estilo industrial em sua casa é usar tijolos. Você pode usá-lo em sua cor natural ou pintá-lo em branco.

Obter esse estilo não é muito complicado e você não precisa de tijolos reais. Hoje em dia, em muitas casas de decoração, eles vendem papel decorativo que imita muito a textura do tijolo, ajudando você a alcançar um visual 100% real.

O ideal é que as paredes exteriores são feitas de tijolos e os interiores, que são os que distribuem o espaço, do material que você prefere, embora seja parte do design que você faz da sua casa.

Não se preocupe se o acabamento do tijolo não for perfeito, isso também é típico do estilo industrial.

paredes de tijolos irregulares

Janelas grandes

As grandes janelas imitando a estética de fábricas antigas. Eles também são característicos na decoração de estilo industrial, pois procuram a entrada de luz natural na sala.

É importante que as cortinas ou outros elementos não sejam usados para cobrir as janelas, em qualquer caso, é recomendável usar persianas.

As janelas de tipo industrial geralmente são muito grandes e espaçosas, além disso, são subdivididas em pequenos quadrados ou retângulos cobertos com uma estrutura metálica.

Quanto maiores as janelas, mais luz entrará e o mais luminoso será o ambiente.

janelas grandes estilo industrial

Foto: via

Texturas com imperfeições

O estilo industrial não procura espaços perfeitos, é um estilo com texturas cheias de irregularidades e imperfeições. Você nunca busca a perfeição em acabamentos polidos, o ideal é mostrar o tempo em que o material é usado, mesmo quando é uma costrução nova.

É normal, por exemplo, que em uma parede de tijolos existem áreas descoloridas ou manchadas, como no caso da imagem. É também parte da estética, que os tijolos são irregulares ou quebrados em algum ponto. Isso não prejudica a decoração, pelo contrário, dá-lhe mais força.

No caso do metal, é comum usar móveis ou tubos enferrujados, alguns deles artificialmente, mostrando assim a passagem do tempo.

cozinha com paredes de tijolo irregulares

Paleta de cores

A paleta de cores do estilo industrial é: branco, preto, cinza, marrom, bege e azul.

A paleta corresponde às cores dos materiais utilizados neste estilo decorativo, por isso os tons e terras escuros são bem-vindos neste tipo de decoração.

Para alcançar um estilo industrial feminino e romântico (Shabby Chic), recomenda-se a utilização de uma paleta mais leve, com muitas cores brancas e tons pastel.

Pelo contrário, a paleta de cores escuras e cinzas é ideal para um ambiente muito mais masculino.

No entanto, é sempre aconselhável escolher a paleta de cores em conjunto com o resto dos elementos da casa.

Móveis gastos, aparência antiga

O mobiliário de estilo industrial é muitas vezes decapados ou desgastados, e é caracterizado por cores fortes, escuras e frias.

Este tipo de mobiliário pode ser encontrado em lojas de decoração, mas se você quiser economizar algum dinheiro, você também pode encontrá-los em feiras e lojas de antiguidades que geralmente têm peças únicas com muita personalidade.

Também podemos encontrar móveis com este estilo decorativo feito de metal ou couro: cadeiras, poltronas, mesas, etc.

A idéia é obter móveis antigos (não clássicos) e saber como dar seu próprio espaço na decoração, especialmente porque eles têm uma grande carga visual e você tem que saber como combiná-los com outros objetos e acessórios.

sofa de couro velho mesa de bau de metal

Foto: via

Decoração minimalista

Para uma decoração industrial, é importante não abusar de elementos decorativos, caso contrário romperíamos com uma das máximas do estilo industrial: o bom uso do espaço.

A idéia é escolher muito bem os acessórios e objetos que usamos para decorar nossa casa: lâmpadas de teto retro, garrafas de vidro, malas velhas, livros antigos, lâmpadas de pé, etc.

Como sempre, é importante saber como combinar todos os elementos para alcançar um ambiente harmonioso e coerente com o que queremos transmitir.

A necessidade de ordem, que é outro dos aspectos básicos de qualquer estilo decorativo, não pode faltar no estilo industrial.

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário