9 Maneiras Naturais, simples e eficientes de Eliminar o Chulé

1

O mal cheiro dos pés, o chulé,  pode ser realmente muito embaraçoso para aqueles que sofrem deste problema.

Isso geralmente ocorre quando seus pés suam e o suor não se evapora porque você está usando sapatos ou meias. Também pode ser porque o material usado para fabricar o sapato ou as meias não são de boa qualidade e causam esse cheiro super desagradável.

desenho de um pé mau cheiroso

O chulé surge porque, as bactérias que vivem em sua pele e em seus sapatos come seu suor, produzindo um subproduto ácido que cheira mal, de acordo com um estudo japonês. É um processo natural, mas felizmente você pode reduzir as bactérias, criando um habitat mais seco para seus pés, diz Rondrick Williamson, DPM, um podólogo em Atlanta, Geórgia.

Existem algumas soluções naturais que valem a pena tentar para se livrar do cheiro insuportável dos pés. O ideal é seguir religiosamente por um certo período de tempo para obter bons resultados, mas a maioria destas dicas abaixo são capazes de resolver o problema no prazo de uma semana.

Como um exemplo bastante simples é você  aplicar pó de talco em seus pés para se livrar do odor do pé. Talco em pó ajuda a destruir as bactérias ao mesmo tempo que absorve a umidade e com isso elimina o mau cheiro.

passando talco nos pés

Se você não tem pó de talco, você pode usar um antitranspirante de boa qualidade em seus pés para mantê-los secos por um longo período de tempo.

Existem muitos outros tratamentos caseiros e naturais, fáceis e simples para eliminar o chulé. Veja alguma destas fantásticas idéias aqui abaixo.

1. Bicarbonato de sódio

Bicarbonato de sódio, é um remédio eficaz para eliminar odor do pé. Neutraliza o pH do suor e reduz as bactérias.

Adicione bicarbonato de sódio em água morna (uma colher de sopa por cada litro de água) e mergulhe seus pés nela por 15 a 20 minutos todas as noites por cerca de uma semana.
Você também pode polvilhar bicarbonato de sódio em ambos nos seus sapatos e meias antes de usá-los.

bicarbonato de sódio

2. Óleo Essencial de lavanda

Óleo Essencial de lavanda não só cheira bem, mas também ajuda a matar bactérias. Além disso, tem propriedades antifúngicas que são eficazes no tratamento do chulé.

Coloque algumas gotas de óleo essencial de lavanda em água morna.
Mergulhe seus pés nela por 15 a 20 minutos.
Repita duas vezes por dia durante alguns dias.

oleo Essencial de lavanda

3. Pó de pedra hume

O pó da pedra Hume tem propriedades adstringentes e anti-sépticas. Assim, inibe o crescimento de bactérias.

Misture uma colher de chá de pedra hume em pó em uma xícara de água morna.
Lave os pés com esta solução.
Depois de 15 a 20 minutos, secar bem os pés e, em seguida, polvilhe um pouco de pedra hume sobre eles.
Faça isso uma vez por dia.

triturar a pedra hume

4. Sal de Epsom

O sal de Epsom pode minimizar o mau cheiro proveniente de seus pés porque ele combate a contamiação microbiana e com isso neutraliza o odor do pé.

Fazer um escalda pés desintoxicante com esse sal de Epson também vai acalmar, relaxar os pés cansados e doloridos.

Misture duas colheres de chá de sal Epsom em meio balde de água morna.
Mergulhe os pés na solução por 10 a 15 minutos. Para obter melhores resultados, faça isso antes de dormir para não precisar usar meias ou sapatos por algumas horas.

sal de epson granulado

5. Chá Preto

O chá preto tem ácido tânico que ajuda a matar as bactérias que produzem odor do pé. Ele também ajuda a fechar os poros, reduzindo assim a quantidade de suor em que as bactérias se alimentam.

Ferva dois sacos de chá preto em três copos de água quente. Adicionar metade de um balde de água normal para diminuir a temperatura da solução.
Mergulhe seus pés nela por 15 a 20 minutos.
Faça isso diariamente por cerca de uma semana.

chá preto

6. Vinagre

O Vinagre é excelente para nos livrar do mal cheiro dos pés porque  ele cria um ambiente ácido em que as bactérias não podem sobreviver. Você pode usar qualquer tipo de vinagre, especialmente vinagre de maçã para este remédio caseiro

1- Prepare uma mistura de meia xícara de vinagre e seis a oito copos de água quente.
2- Mergulhe seus pés nesta mistura por 10 a 15 minutos.
3- Finalmente, lave bem os pés com sabão para remover o cheiro de vinagre.

vinagre de maça

7 – Raiz de Gengibre

O gengibre também é uma solução eficaz para os pés fedorentos, pois inibe o crescimento bacteriano e remove as toxinas.

1- Faça um purê de uma raiz de gengibre de tamanho médio. Jogue um copo de água quente em cima deste puré e deixe por 10 a 15 minutos.
2- Use um filtro de café para coar a solução. Use este líquido  para massagear seus pés suavemente a cada noite antes de ir para a cama.
3- Repita o processo diariamente durante duas semanas para obter resultados positivos.

pure de gengibre

8- Sálvia

A Sálvia é uma erva que tem propriedades antibacterianas e antifúngicas. Além disso sua folhas contêm ácido tânico que ajuda a reduzir o suor que contribui para o odor do pé.

1 – Coloque a sálvia seca triturada dentro dos sapatos e meias. Isso irá absorver o odor e deixar um agradável cheiro de campo.

2 – Outra maneira de usar a sálvia é deixar seus pés de molho por 15 minutos numa infusão de sálvia.

chá de salvia

9- Esfoliante de Açúcar

Remover a pele morta e os calos também vão ajudar a eliminar o mal cheiro dos pés.

Usar regulamente um esfoliante para limpar seus pés vai prevenir a formação de calos. Siga as instruções abaixo para fazer um poderoso esfoliante caseiro.

1- Misture o açúcar, água limpa e álcool isopropílico (91% ou mais). Use mais açúcar do que água para criar uma mistura espessa. Quanto ao álcool isopropílico, use uma parte dele com cinco partes de água.

2 – Esfregue os pés com essa mistura por cinco a 10 minutos para remover as células mortas e bactérias da pele e, em seguida, lave os pés.

3 – Faça isso pelo menos três vezes por semana.

O nome científico do chulé é ¨bromidrose¨, que é a união de dois têrmos gregos.  ¨bromos¨= fedor e ¨hidrós¨= água,e significa ¨suor com mau cheiro¨.

Gostou? Compartilhe!

1 comentário

Deixe um comentário