Como Plantar Agrião

2

Visão geral e descrição do Agrião

O agrião tem um crescimento bastante rápido. Você vai poder colher as pequenas plantinhas em somente  6 dias  e apartir de 15 dias para um pouco maiores.

O agrião pode ser plantado dentro ou fora da casa, com ou sem terra.  As sementes são tão fáceis de germinar que pode usar até com um pedaço de papel úmido.  Com umidade suficiente e um pouco de luz você vai ver suas sementes crescerem bem rapidamente.

É uma hortaliça excelente para cultivar em pequenos espaços, enriquecendo a alimentação de crianças, adultos e idosos e pode ser utilizado crú em sanduíches, saladas, sucos etc.

Agrião de jardim, também chamada de agrião-do-seco é uma planta herbácea da família Brassicaceae  a mesma da couve, mostarda e brócolis. Possui folhas planas, verdes e brilhantes de 5 a 10 cm e são consumidos principalmente  em forma de brotos.  É apreciado pelo seu sabor levemente picante e aromático (próprio da sua família botânica).

Quando adulta pode alcançar 60 cm de altura. As inflorescência são do tipo rácimo, apresentando flores pequenas e brancas.

dois vasos com brotos de agrião

 

Nome botânico

Lepidium sativum

Nomes comum

Agrião de Jardim,  Agrião-do-seco, Agrião, Agrião-da-índia,  Agrião-mouro, Mastruço, Mastruço-ordinário

Local

Plante o agrião na sombra ou meia sombra. Solo com terra úmida e bem drenada. O agrião prefere um solo com pH  de 6,0 a 6,8 e isso significa muito ligeiramente ácido. No geral pode ser em qualquer tipo de solo.

Quando plantar

Agrião gosta de clima frescos. Se for plantar no jardim, o ideal é começar no inicio da primavera pouco depois da ultima geada ( caso viva em local onde o inverno seja rigoroso).  Se for  plantar dentro de casa pode ser durante todo o ano.

O agrião de jardim cresce rapidamente  e após o plantio estará pronto para a colheita 15 a 20 dias após a semeadura.  Semear agrião cada 10 dias para uma colheita contínua através de toda a primavera, verão e outono.

Plantio e espaçamento

Semear densamente ( muitas sementinhas juntas ) as sementes de agrião do jardim a 50cm de profundidade em fileiras largas. Se for mudinhas, coloque a 12 cm de distância uma das outras. Dê um espaço de 50 cm de fileira para fileira.

Semear a cada 10 a 14 dias para ter colheitas sucessivas.

Água e Nutrientes

O agrião gosta de umidade. Portando nunca deixe as raízes ficarem secas. Quanto a nutrientes não é necessário nada em especial.

Plantação Associadas

O agrião pode ser intercalado com outras pequenas culturas como as cebolas, cebolinha, menta e hortelã.

cortando broto de agrião sanduíche ovo e agrião

Cuidados

Mantenha  o solo livre das erva daninha. Evite plantar o agrião diretamente no sol. O agrião pode ficar completamente não comestíveis em clima quente.

Plantar em vasos

Além de plantar no jardim, o agrião de pode ser plantado em vasos pequenos, grandes, containers, bandeiras e até mesmo em pequenos recipientes com papel toalha umedecida.  É muito fácil.

Exatamente como plantar no jardim, semear densamente porque o agrião não se incomoda com uma  superlotação de plantas.  Use um recipiente com boa drenagem e mantenha o solo sempre úmido. Você pode deixar o vaso com agrião em qualquer cantinho no peitoril da janela.

Pragas e Doenças

O agrião não apresenta  problemas sérios em relação a pragas e doenças.

Colheita

Comece a cortar as plantas quando atingem 7 a 10 centímetros de altura. Corte o agrião conforme necessário.  É só deixar 1 cm da plantinha, que vão voltar a crescer rapidamente.

O agrião é muito suave e macio quando ainda está na fase de broto antes de amadurecer por completo e estes brotos podem ser consumidos frescos e crus. Deliciosos!!

Armazenando e conservação

O agrião se manterá bem no frigorífico por até uma semana. As sementes podem brotar.

Uso medicinal

O uso das sementes desta planta tem propriedade benéficas no tratamento do reumatismo e da artrite por conter ácidos graxos insaturados mantendo as articulações lubrificadas.

Também tem efeitos benéficos no funcionamento do fígado, na regulação do ácido úrico, tuberculose, raquitismo, pedras no rins, cistites e diminui o efeito tóxico do consumo do tabaco. É ainda indicado como digestivo e diurético.

O suco fervido da planta com leite elimina o catarro e  para combater a bronquite é só misturar com mel.

Uso geral

Mais utilizada quando é broto em saladas, sopas, sanduíches, refogados e purés. É rico em vitamina A, vitaminas do complexo B , Vitamina C , fósforo, ferro, iodo e enxofre.

Veja no vídeo abaixo os 9 vegetais mais rápidos de crescer !

 

Gostou? Compartilhe!

2 Comentários

  1. Luiz Antonio de Deus em

    Gostei muito dos videos ,mas gostaria muito de aprender cultivar abóboras d águas. Tenho uns pes no meu quintal ja estão dando frutos porem , amarelame caiem antes de crescerem, eles subiram na goiabeira e lastraram bastante , esta lindo porem os fruto s caem . me ajude por favor.!???🙌😱😱😱

Deixe um comentário