Como Plantar Pimentas

2

Existem 2 razões para você plantar pimentas em casa.
1 – Para o consumo próprio, claro ….se você é uma das milhares e milhares de pessoas que gosta de comida picante
2 – Para dar um colorido todo especial na sua horta ou jardim. As pimentas são especialmente lindas quando começam a florecer e sair frutos que vão mudando de cor conforme vai avanzando o processo de maduração no qual começa com verde, depois a branco, passando pelo amarelo e finalmente a vermelho!!
Um show para as vistas!

diferentes tipos de pimenta no jardim

Para cultivar a pimenta, não precisa de ter grandes experiencias.

O único que deve fazer é seguir alguns passos muito simples que vamos citar abaixo e levar em conta que o melhor é começar a plantar no final do inverno porque esse tipo de cultivo não tolera geadas e suas plantinhas vão dar frutos até finais do outono!!

Veja aqui as outras 14 ervas aromáticas, incluindo as pimentas,  que você pode plantar facilmente na sua casa.

Pautas a Seguir para Plantar Pimentas

As pautas a seguir para plantar as pimentas são exatamente as mesmas que para outras plantas similares.
deve ter o sol, terra, água e vasos ( ou o jardim diretamente).

  • Sol: necessitam bastante sol e temperatura elevada , sem abusar claro!
  • Terra: As pimentas gostam de solo fértil, leve e bem drenado. Usar a fibra de coco é uma ótima ideia para composto ou até mesmo fabricando o seu proprio adubo.
  • Água : necessita um rego frequente e moderado e em temporadas de mais calor aumentar a frequência.
  • Vasos: O vaso ou espaço depende do tipo de pimenta que vai plantas . Para especies pequenas de pimenta um vaso de uns 2 kilos de terra é suficiente.

SEMENTES

Para plantar suas próprias pimentas você vai necessitar primeiramente de sementes.

Existem uma variedades imensa de pimentas disponíveis que você pode escolher e cada uma delas mais fantástica que a outra.

Se você nunca plantou nada e quer ter certeza que realmente vai ter suas pimentas sobre a mesa e sem ter que esperar muito tempo para saborea-las, te indico a Capsicum Annuum que é a espécie de pimenta que tem o tempo de crescimento mais rápido, sobre todo para as pessoas que vivem em clima um pouco mais frio.

varias sementes de pimenta capsicum annuum

Você pode conseguir as sementes na sua floricultura de confiança ou até mesmo ir a um mercado, comprar um par de pimentas, retirar as sementes e plantar.

Germinar

Agora que você tem as sementes temos que transformá-las em plantas.
A primeira etapa é conseguir que estas sementes germinem.
Os principais requisitos para germinar uma semente é :

  • Calor
  • Umidade
  • Oxigênio

É possível fazer germinar suas sementes em vários locais desde  papel de cozinha, algodão, sementeira, vasos ou diretamente sobre a terra. O importante aqui é que a terra deve estar previamente umedecida e que deve estar em um lugar cálido porque as pimentas necessitam de uma temperatura de no mínimo 20 a 26ºc.

diferentes maneiras de germinar a semente de pimenta

A germinação leva de 2 a 5 semanas. Quando os primeiros brotos surgem sobre a terra, verifica se o local recebe luz natural suficiente, eles precisam de pelo menos 16 horas por dia para desenvolver adequadamente.

Você pode até reforçar a luz com uma lâmpada fluorescente.

Para obter uma umidade adequada para as sementes é necessário molhar a superficie da terra. Não muito. A terra deve ficar úmida e não encharcada.

Outro fator importante é o calor. Nesta fase não é necessária luz portanto podemos colocar as sementes onde possa ficar mais quentinhas tipo: dentro do guarda-roupa, em cima de um radiator, enfim, em qualquer lugar que conserve uma temperatura ideal de 20º a 26ºc .

A partir do momento que os brotes saem é hora de transplantar as plantinhas.

Quando Transplantar as Mudinhas de Pimenta?

As plantas de pimenta normalmente tem folhas em grupo de 2.

O primeiro conjunto são as folhas da semente e logo após sairá as folhas verdadeiras.

No momento que sai esse segundo par de folhas, as plantas estão preparadas para ser transplantada num vaso grande ou diretamente na horta.

mudas de pimentas com 4 folhas prontas para ser transplantadas

Alguns tipos de pimentas não crescem mais de 30-40 centímetros e pode crescer bem em vasos menores. o Tamanho do vaso é uma decisão pessoal.

Como Nutrir as Mudas de pimenta

A base de nutrição para as mudas é uma mistura de NPK (nitrogenio, fósforo e potássio).
Existem algumas regras básicas em respeito á nutrição dada ás mudas de pimenta .

▪ Um excesso de nitrogênio fará que a planta tenha muita folhagem mas não vai crescer as pimentas.
▪ Uma falta de nitrogênio fará que a planta fique com uma cor amarelada e com folhas enrugadas.

folha de pimenta amarelada

Porém, caso tenha uma terra boa, essa vai proporcionar todas as necessidades da planta sem precisar adicionar nutrientes.
Você também pode fazer o seu próprio adubo para ter uma terra de excelente qualidade.

A floração da Pimenta

Todas as plantas produzem flores das quais surgem as pimentas.

A planta de pimenta é auto-polinizadora, isso significa que você vai obter frutos mesmo se não houver outras plantas de pimenta por perto.

Plantas começam com a floração após 30 a 60 dias normalmente e estas flores podem ser de cor branca (a mais comum), violeta, preto, verde e amarelo. Tudo dependendo da variedade.

flor da pimenta mais fácil de crescer

foto via

Você também pode ajudar no processo de polinização, esfregando o dedo sobre uma flor e repetir este processo nas outras flores para obter o pólen de uma flor para outra, para alcançar e desencadear a reação química necessária para obter um fruto…uma pimenta. Isso deve ser feito com cuidado, porque os raminhos das flores geralmente são super delicados e caem com muita facilidade.

Se tudo corre bem, as flores vão perder suas pétalas e o coração verde vai inchar um pouco, formando a variedade de pimenta plantada.

Se você cuidar bem da sua planta, é possível que até final do outono ou talvez até por mais tempo possa produzir  pimentas.

A maioria das plantas  só vivem por um ano, algumas variedades podem chegar de 2 a 3 anos, mas a produção no será igual ao primeiro ano.

planta de pimenta repleta de frutos verdes e vermelhos

Dicas

Se cultivas várias especies de pimentas juntas, te recomendamos cobrir algumas plantas durante a floração para manter cada variedade uma longe da outra durante o tempo de polinização para evitar que as especies se cruzem.

Se você achar que suas pimentas não estão amadurecendo adequadamente, removê-los e colocar no peitoril de uma  janela – eles vão amadurecer em apenas alguns dias!

Tire fora o primeiro par de pimentas verdes ( não maduros) para incentivar a frutificação de toda a temporada. Você pode deixar que o resto das pimentas amadureça na planta.

À medida que sua planta vai crescendo e dando mais e mais pimentas, use um pedaço de bambu para suportar o peso da planta.

Gostou? Compartilhe!

2 Comentários

Deixe um comentário