Como Tirar Ferrugem Com Vinagre

0

Ao invés de polir, lixar ou usar produtos químicos tóxicos e agressivos para remover ferrugem de ferramentas antigas e outros objetos, opte por uma opção mais suave. O ácido do vinagre branco ou tinto que temos em casa de uso diário, com a ajuda do sal, atacará a ferrugem e  a corrosão que está no metal, possibilitando que você retire-o com uma esponja mais grossa.

O vinagre contém ácido acético que, combinando com seu baixo pH, combate diretamente nas substâncias químicas que favorecem o aparecimento da ferrugem.

 

Se  suas peças possuem manchas mais profundas de ferrugem, deixá-las de molho no  vinagre pode não ser suficiente e então será necessário esfregar  com uma escova de aço para a completa a remoção deste ferrugem mais encrustada.

materiais para retirar a ferrugem de metais

Assim que Faz

Faça a solução de vinagre

Encha um grande recipiente feito de um material não reativo, como plástico ou vidro, com 1 litro de vinagre branco destilado. Adicione 50g de sal de mesa e mexa bem. O sal aumentará a potência do ácido no vinagre, tornando-o ainda mais eficaz.  Se quer para pequenos objetos use a metade das medidas.

Encharcar o objeto

Coloque o objeto enferrujado na solução de vinagre e sal, certifique-se de que está completamente submerso. Deixe o objeto de molho por 12 horas e até alguns dias, dependendo do quão oxidado está. Verifique o objeto periodicamente após 12 horas para ver a quantidade de oxidação que está soltando.

ojetos enferrujados submergidos vinagre

Nota: O vinagre reage de forma diferente aos metais diferentes. Por exemplo, ele remove o revestimento  protetor do alumínio antes que ele comece a corroer o próprio metal. Portanto, você pode danificar o alumínio se você deixá-lo em vinagre por longos períodos. Verifique qualquer metal em uma solução de vinagre regularmente para avaliar sua condição. Não use este método de remoção de ferrugem em objetos metálicos valiosos ou delicados.

Remova a ferrugem solta

Coloque um par de luvas de borracha ou látex para proteger suas mãos da ferrugem. Esfregue a peça com algum objeto abrasivo como uma escova de aço, esponja ou até mesmo com uma folha de alumínio amassada. Dependendo do que você tenha em mãos.  Pouco a pouco vai saindo toda a ferrugem solta.

Neutralize o ácido e remova a umidade

Encha outro recipiente com 1 litro de água com 100g de bicarbonato de sódio. Mergulhe o objeto que você retirou a ferrugem nesta solução por aproximadamente 10 minutos para neutralizar o ácido no vinagre.

Em seguida, esfregue o objeto com a espoja abrasivo mais uma vez, se necessário, para remover qualquer ferrugem remanescente e, em seguida, esfregue-o com um pano embebido com álcool  para remover o excesso de umidade.

Com a ajuda de um pincel, cubra o objeto com óleo mineral para proteje-lo e evitar que se enferruje novamente.

cobrindo objeto com óeo mineral


Veja o video abaixo: Como Retirar a ferrugem de metais uzando o Vinagre. Neste vídeo não foi usado o sal e por isso o tempo de espera foi maior.

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário