Como Transferir uma Foto para Madeira

0

Transferir uma foto ou uma imagem para um pedaço de madeira é muito mais fácil que você imagina.
Essa técnica pode ser feita em diversos locais como porta de armários, porta dos quartos, em guitarras, violão, nas mobílias de madeira em geral, placas de avisos ao redor da casa e jardim, troncos de árvores …enfim…uma infinidade de opções que vai dar aquele toque todo especial e único.

Mas se você está apenas começando, o melhor mesmo é fazer as primeiras experiências em umas tábuas de madeira limpas e lisas que podem estar sobrando na sua casa para poder sentir como tudo funciona.

PREPARAÇÃO

Paso 1 : Escolha a madeira
antes de começar você deve decidir qual o tamanho de madeira que você vai usar para poder fazer o print ( laser ) da foto ou imagem no tamanha correto.

madeira transferir foto

Passo 2 : Prepare a foto
Agora que você já escolheu a foto ou imagem , leve em conta que você vai fazer uma impressão e toda a imagem da foto vai ficar invertida na madeira. Caso nao queira que isso aconteça, você terá que fazer uma edição e inverter a imagem antes de fazer o print a laser.
Mas essa etapa é importante somente se você realmente que a imagem tal e qual está na foto , sem mudanças.

Passo 3: Imprimir a foto
você deve imprimir a foto a LASER e em papel básico de 80gms. É bem acessível e barato em qualquer copiadora da sua cidade ou até mesmo usar sua copiadora a laser doméstica.
Pode fazer também com impressora de jato de tinta mas o resultado não fica tão bom como o da impressoras a laser.

Passo 4 : Preparar a madeira
A madeira necessita estar bem lisa e limpa, portanto caso não seja assim, você deve passar uma lixa fina para retirar todas as imperfeições e em seguida retirar todo o pó com um pano levemente umedecido e deixar secar completamente.

Passo 5 : Preparar a cola
A cola que vai usar para colar a foto na madeira deve ser diluida na proporção de 2 / 1 . Isso quer dizer 2 partes de cola para uma de água. Misture muito bem. Também vai precisar de um objeto que seja duro para alisar completamente o papel e que retire todo as bolhas de ar e o excesso de cola sob o papel. Tenha em maos uma toalha tambem para qualquer eventualidades.

Mão na massa

Passo 6 : Agora é hora de começar!!
Aplicar uma camada fina da cola por toda a foto e colar na madeira. O foto deve estar super esticada , sem rugas e totalmente aderente á madeira.
Cuidadosamente passar o cartão sobre a foto para esticar o máximo possivel . A intenção aqui é retirar as bolhas de ar e o excesso de cola tambem.
Deve obter um acabamento suave e bem liso.

Passo 7 : Hora de descanso

Deixar secar por 8 horas no mínimo! dê uma caminhada, faça seu almoço…. enfim …. relaxe por 8 horas.

Passo 8 : hora de esfregar!!
pegue um recipiente com água e uma esponja suave. Umedeça toda a superficie , sem encharcar. Quanto menos água , melhor.
Esfregar com os dedos também é uma ótima opção porque assim você sente mais a pressão que está fazendo sobre o papel.
Começa a esfregar e ir tirando bem suavemente a parte branca do papel e você vai notar que a pintura vai ficando incrustada na madeira. Nao coloque muita pressão na esponja porque se nao a tinta vai sair também.
Essa etapa necessita muita paciência. Ponha uma música e esfregue ….esfregue e esfregue.

Passo 9: Etapa Final

Quando terminar de tirar toda a parte branca do papel, deixe secar bem e quando secar você vai notar que ainda existe residuos do papel mas que é impossível retirar sem danificar o trabalho. Por isso que devemos passar uma camada de verniz por cima .
Passando essa camada de verniz você vai notar uma diferença incrível!
sua obra vai virar uma arte!!

Passo 10 : trabalho feito!!

hora de pendurar ou deixar sua obra de arte no melhor lugar da casa!!

Veja o vídeo

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário