Estimuladores para enraizar plantas Natural e Orgânico

6

Estimuladores de enraizamento são encontrados facilmente em floriculturas ou casa de fazendeiros mas quase todos tem origem sintética. Veja aqui mais detalhes.

Mas muitas pessoas relutam em usar esses produtos sintéticos para multiplicar suas plantas e preferem usar um estimulador de enraizamento origem natural, para o crescimento das raízes.

Se esse é seu caso não se preocupe porque existem  fontes naturais e orgânicas que podem fornecer com êxito um impulso e estimular o crescimento  das raízes em estacas recém-tiradas.

Estes  estimulantes são o mel, o extrato de salgueiro, a tiririca e a lentilha.

mudas de estaca com mel para estimular as raizes

O mel como enraizador natural

Exatamente!  o mel pode ser usado como um estimulador natural para o crescimento das raízes.

A razão pela qual o mel funciona como um enraizador é devido ás suas propriedades anti-fúngicas e anti-séptica.

Em outras palavras, o mel protege os cortes recém feitos na rama, contra bactérias e vírus e assim permite que os hormônios de crescimento naturais da planta faça seu trabalho tranquilamente.

Embora os resultados não serão vistos tão rapidamente como quando se usa os estimuladores de raizes sintéticos, o mel é um excelente agente de clonagem natural que vai permitir que produtores obtenham altas taxas de sucesso durante a multiplicação de suas plantas.

passar corte da rama no mel

Como usar o mel como agente estimulador de enraizamento

Para usar o mel como agente de clonagem, basta mergulhar o corte da rama no mel para criar uma fina camada sobre o tecido da planta cortada.

Depois de mergulhar no mel é só colocar a pequena estaca no vaso desejado.

Muitos hormônios sintéticos para estimular o crescimento das raízes podem ajudar a planta a criar raízes em 3 a 5 dias. Quando se usa o mel nas estacas, podemos esperar a formação das raízes num prazo de 7 a 14 dias.

Extrato de Salgueiro

Extracto de salgueiro é provavelmente o melhor estimulador de enraizamento natural e orgânico disponível. Existem vários produtos no qual utilizam esse extrato como o ingrediente principal.

A razão pela qual o extrato de salgueiro funciona tão bem é porque contém dois hormônios auxinas: ácido salicílico (SA) e ácido indolbutírico (IBA).

A SA está relacionada ás defesas naturais de uma planta, enquanto a IBA – uma vez que se pensava estar disponível apenas sinteticamente – estimula o crescimento das raízes.

extrato de salgueiro para crescimento das raizes na plantas

Este hormônio é encontrando em altas concentrações nas pontas das ramas em crescimento do Salgueiro.

Produtos feitos com extrato do Salgueiro contém estes dois poderosos hormônios e podem fornecer as mesmas taxas de sucesso que os hormônios sintéticos, só que de uma maneira natural.

Quando se usa esse extrato do Salgueiro, se pode notar o crescimento das raízes em poucos dias.

Tiririca como enraizador natural

Vulgarmente chamada de tiririca ( ou junça) é um capim, o Cyperus rotundus, que dá em todo lado que você possa imaginar. A praga das pragas nos jardins e hortas .

A tiririca tem esse  poder enraizador devido  a um fithormônio específico que possui nas suas folhas e tubérculos

tiririca hormônio enraizador natural

Como usar a tiririca como agente estimulador de enraizamento

Lave os tubérculos retirando toda a terra. Coloque a planta inteira, folhas verdes e batatinhas dentro de um copo de liquidificador e põe água o suficiente para cobrir toda a planta, em seguida bata bem no liquidificador.

Coar esse líquido e  deixar mergulhada as estacas por 24 horas.

Depois deste tempo, plante cada estaca no vaso da sua preferência e espere o tempo de enraizamento, que varia de espécie para espécie.

obs.: Este suco pode ser armazenado na geladeira por 20 dias.

veja o vídeo explicativo

Letilha como enraizador natural

Outra forma de se fazer um enraizador natural é usando as lentilhas.

O que temos que fazer é deixar as lentilhas germinarem dentro da água no qual vão liberar auxinas que  são os fithormônios que queremos para acelerar o crescimento das raízes da nova planta.

Seria 1 colher de sopa de lentilha para 4 colheres de sopa de água.  Deixar uns 4 dias em água até que germine a lentilha ( não trocar a água )  e em seguida bater num liquidificador.

lentilhas germinadas para fazer o enraizador de plantas

Coar e terá um líquido cremoso esbranquiçado.  Diluir na proporção de 9 partes de água em 1 parte deste líquido. Regar os ramas que queremos que cresça as raízes com esse líquido por 1 semana.

Aqui tem 4 maneiras super fáceis e naturais para poder multiplicar qualquer planta que quiser. Se você sabe de outra técnica natural deixe um comentário abaixo nos contado como é que adiciono sua idéia junto ao artigo.

Gostou? Compartilhe!

6 Comentários

  1. Um pouco de raiz de tiririca já é o suficiente para fazer uma boa quantidade de hormônio enraizador ou preciso de bastante raiz de tiririca

  2. Se eu colocar uma bolinha de ureia no meu vasinho de orquideas que está com pouca raiz será que ajuda ela a enraizar melhor

    • Assim Que Faz

      cuidado com a ureia. É um produto bom mas se exagerar pode matar sua orquídea. Para enraizar eu faço o enraizado de tiririca ou o enraizador de lentilhas que funciona de maravilha. O de lentilha nunca me decepcionou.

  3. luiz eugenio em

    podemos também usar um comprimido de vitamina B1 dissolvido em 700ml de agua, vit. B1 é tiamina, ótimo enraizador

Deixe um comentário