COMO FAZER SABÃO COM ÓLEO USADO

0

Reciclar o óleo usado em frituras para fazer sabão é um procedimento habitual, em alguns países, por muitas gerações .  Este é um método ecológico de reduzir a poluição do meio ambiente e evita que este óleo usado contamine milhões de litros de água quando jogamos no esgoto e esse vai direto aos nossos rios.

Fazer nosso próprio sabão, usando o óleo de cozinha que não vamos usar mais é uma tarefa das mais fáceis que existe.

Além de ter um sabão de ótima qualidade , ajudamos o planeta e economizamos e muito no nosso orçamento familiar. Existem muitas maneiras de fazer um bom sabão.

Neste vídeo, José Vicente, proprietário do restaurante Bom Apetite de Pará de Minas, nos ensina de maneira fácil e rápida, como ele prepara o sabão usado para lavar a louça  e limpeza geral do seu restaurante.

Você vai precisar

materiais para elaborar um sabão com óleo usado

Assim que faz

1 – colocar os 5 litros de óleo dentro do balde

colocar o litro de água  que pode ser uma infusão de citronela, lavanda ou eucaliptus….da sua preferência. Serve para dar um cheiro especial ao seu sabão.

 1º passo: jogando o oleo e a água em um recipiente
 2 – Dar uma mexida rápida nesta mistura
Agregar a soda cáustica com cuidado para não salpicar. A soda cáustica é um produto perigoso e devemos ter todos os cuidados de proteção como as luvas e o óculo.
Misturar por uns 5 minutos. Aqui já começa a mudar a cor da mistura…se você utilizar um pau, deverá misturar por uns 40 a 60 minutos.
 …Deixar repousar por 5 minutos…. depois deste tempo, bater 1 minuto mais só para conferir a textura.
3 – Depois deste tempo de repouso, misturar um pouco mais só para ver se tem a textura de um creme. Podemos notar que está bem mais grossa a massa.
– Forrar os moldes com um plástico para facilitar a remoção depois que o sabão estiver duro.
 massa alcança o trace e hora de colocar nos moldes
4 – Despejar com cuidado a massa dentro dos moldes.
– Com a ajuda de uma espátula, igualar a superfície.
–  Tampamos  com um pano e deixamos repousar por 24 horas. A medida que vai esfriando, o sabão vai ficando cada vez mais claro.
 
5 –   No dia seguinte, o sabão vai estar bastante duro. Damos a volta no molde, e o sabão sairá com facilidade. Cortar o sabão do tamanho que desejar. Não deixe para depois… quanto mais tempo ficar no molde, mais difícil será de cortar.
6 – Colocar o sabão em um local onde deverá ir curando por 30 dias . É bom deixar-lo respirar por todos os lados. Não usar esse sabão antes de terminar esse tempo de 30 dias.
 
 ESTE SABÃO TEM UM PODER DE LIMPEZA EXTREMAMENTE FORTE
  Terminado este tempo de cura, podemos usar este sabão para lavar louça, limpeza de chão, de cozinha de banheiro e lavar a roupa.
                                    
                                        
Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário