Secar Lavanda : Como Secar Flores de Lavanda em Casa

0

Existem muitos usos para  as flores de lavanda seca dentro e ao redor da casa. Pode ser usado em  cosmética artesanal, remédios e soluções caseiras, para perfumar a casa em potpourri, para cozinhar ou para fazer saquinhos e sachês de lavanda e vários outros fins.

Além disso, a flor da lavanda seca é  muito atraente e decorativa. Algumas pessoas penduram em maços ao redor da casa ou usam como parte de um arranjo de flores secas.

 

Caso não tenha nenhuma planta de lavanda em casa é  claro que você pode comprar a lavanda já seca. Mas se você tem plantas e está no seu momento de floração para que comprar se você  mesmo pode fazer em casa?

A lavanda é uma planta fácil de crescer e dá um aroma e um visual lindíssimo em qualquer jardim. É uma flor adorada pelas abelhas portanto quando for colher não se esqueça de deixar algumas para as abelhas.

Se você cultiva lavanda em casa  pode ter certeza que muito divertido seca-las  para usar em todos os projetos acima citados e neste  artigo vou explicar a melhor época para cortar e secar as flores de lavanda, e como armazená-la para um uso posterior.

Escolhendo o Melhor Momento para Colher

O melhor momento para colher é quando a flor de lavanda de abre completamente e tem um cheiro deliciosamente agradável.

Flores recém abertas e a fragrância significa que existe uma forte concentração de óleos essenciais e frescura que queremos preservar.

Se você deixar as flores abertas por muito tempo esses galhos vão secar e terão muito menos potência.

A melhor hora para colher as lavandas é no finalzinho da tarde de um dia seco. Colhendo nesta hora é garantia que você não terá que dar uma secada nos talos por causa da chuva ou  orvalhos da manhã ou noite antes de colocar para secar.

Como Colher

Para cortar suas lavandas, você vai precisar de uma tesoura e um cesto para ir colocando suas plantas cortadas dentro.

  • Corte cuidadosamente, evitando machucar as flores.
  • O melhor é cortar apenas acima das folhas,  retire somente essa haste longa, para facilitar a suspensão dos talos na hora da secagem
  • Não corte na parte lenhosa da planta. Deixe uns dois centímetros pelo menos do crescimento verde para incentivar futuras florações.
  • Não  pense que está danificando a planta.  Podar assim, incentiva o arbusto a crescer com mais entusiasmo no ano seguinte.
  • Mesmo se você quiser deixar alguns talos de flores para as abelhas ( grande benefício para todo o seu jardim), seria bom cortar estas hastes quando não houver mais flores para incentivar um crescimento novo e saudável no próximo ano.

cortando talo de lavanda com flor

Preparando os Talos de Lavanda para Secagem

Se você tem um secador (rack) de ervas e flores use-o. O varal de chão também serve.  Mas mesmo que os secadores são bastante úteis não são essenciais.

Se você não tem um secador, tudo o que você vai precisar é de pedaços de cordão. Existem duas maneiras de amarrar os talos de lavanda para secar:

1 – O primeiro é agrupar cerca de meia dúzia de talos de lavanda e amarrar o grupo com firmeza. Este é o método mais rápido.

2 – O segundo é amarrar os talos individualmente, com cerca de 6 cm  entre eles. Cada haste estará amarrada com um nó na corda, de modo que, quando as extremidades da corda forem esticadas, os talos ficam pendurados individualmente ao longo da corda em vez de um monte juntos.

materiais para secar lavanda

Secando as Flores

Uma vez que os talos de lavanda estão em um rack, ou pendurados  com corda, você precisa encontrar um lugar para colocá-los enquanto eles se secam.

É importante que os talos e as flores estejam em um lugar escuro, fresco e seco para que eles não mofem nem  apodreçam  antes de secar adequadamente.

Um lugar cálido é o melhor onde a temperatura  ideal da área de secagem  é de 30 a 32 graus Celsius durante as primeiras 24 horas e de 24 a 28 graus depois disso. Mas não precisa ser exato!! Não se preocupe.

Lugares de secagem adequados incluem sótãos, lofts e armários com ventilação.

Se você não tem “esse lugar” que esteja devidamente escuro, você pode cobrir os maços com  com bolsas de papel marrom (com furos cortados ao longo dos lados e do fundo para permitir que o ar circule) e deixa-los em qualquer lugar  fresco para secar.

Fiscalize a lavanda a cada poucos dias, pois os talos podem encolher um pouco enquanto se secam, e talvez seja necessário apertar a corda .

O tempo de secagem completa demora em média um mês, mas  se você está com dúvidas pode deixar por mais tempo  que certamente não prejudicará os talos.

maços de lavanda e penduradas

Armazenamento

Uma vez que as plantas estão secas, você precisa armazenar sua lavanda seca até o momento de serem usadas. Você pode armazenar as flores  tal qual como está, ainda presas aos talos e  como foram secas, ou por si só, retirando os talos e deixando somente o botão de flores ou até mesmo deixando cada mini florzinha por separado. Tudo depende do como você vai usá-las.

Se você deseja manter os talos para pendurar num quarto ou fazer um arranjo de flores com eles, coloque todo o maço  num saco de papel e guarde em um local seco e escuro que não seja nem muito quente nem muito frio.   Não ter  a temida alta umidade do ar é mais importante que a temperatura em si.

Se você quiser usar as flores para cozinhar, chá, potpourri ou fazer sachês de lavanda, friccione  suavemente os dedos ao longo do maço de flores para remover as flores secas. Você pode então armazenar  estas florzinhas em uma caixa, bolsa de papel ou vidro hermeticamente fechado.

frascos de lavanda para conservar

Curiosidades

A lavanda também é excelente para cozinhar e  fazer chá de ervas.

Certifique-se de plantá-lo em solo bem drenado, lavanda precisa evitar solos encharcados.

Se você plantar a lavanda  na primavera, você terá algumas flores no ano que vem, e mais ainda no ano seguinte. As plantas começam a murchar e enfraquecer ao redor de dez anos.

Veja o video de como secar a lavanda corretamente

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário