Sustentabilidade na agricultura e produto organomineral

0

Todo o mercado agrícola tem ficado mais atento aos cuidados que devem ser tomados com o solo, à lavoura e o que chega até à mesa do consumidor. Com o avanço da tecnologia no desenvolvimento de produtos e técnicas que reforçam essa vertente nós temos a busca por melhoria de qualidade nos produtos que são adicionados à aplicação foliar.

Hoje, vamos conversar sobre os produtos Organominerais, você já ouviu falar? Se você é um agricultor, técnico agrícola, engenheiro agrônomo ou mesmo um incentivador da área, este texto e as informações que estão por vir serão de grande valia para você. Então vamos lá!

Mas afinal, o que é a agricultura sustentável?

Veja algumas características que essa atividade deve ter:

  • Deve reduzir ou eliminar causas de prejuízos ao ambiente;
  • Deve reduzir ou eliminar liberação substâncias tóxicas ou danosas na atmosfera, nas águas superficiais ou nos lençóis freáticos;
  • Deve preservar e restaurar a fertilidade física, química e biológica do solo;
  • Deve fazer uso da água de modo consciente, evitando o esgotamento desse recurso.

Para resolver alguns destes itens, foram criado processos e técnicas, entre eles, podemos citar 02, veja:

Calagem é a adição de calcário ou cal virgem ao solo com o objetivo de diminuir a acidez do solo e fornecer nutrientes para as plantas, como o cálcio e o magnésio. Os principais objetivos da calagem são:

  • Diminuir a acidez do solo;
  • Aumentar a fertilidade do solo;
  • Aumentar a produtividade.
Trator fazendo calagem

Calagem: diminuir a acidez do solo e fornecer cálcio e magnésio para as plantas.

Rotação de Cultura é a ação de alternar em uma mesma área diferentes culturas vegetais seguindo um plano definido anteriormente. Esta técnica visa tornar o sistema mais produtivo e ambientalmente mais sustentável, restabelecendo o equilíbrio biológico.

Rotação de culturas

Rotação de culturas: restaurar o equilíbrio biológico

Existem outras técnicas como: adubação verde ou orgânica, afolhamento e plantio direto (saiba mais sobre conservação do solo). O pessoal da MultPrime, que produz insumos agrícolas e se preocupa com a sustentabilidade do mercado agrícola criou um ebook sobre cuidados com o solo. BAIXE AGORA GRATUITAMENTE!

Agora que você já está mais por dentro das técnicas de cuidado com o solo, vamos falar sobre os produtos que podem auxiliar também neste processo mais sustentável? Organomineral.

O que é o produto organomineral?

São adubos orgânicos enriquecidos com nutrientes minerais, desenvolvidos especialmente para associar os benefícios de cada um, ou seja, a diversidade de nutrientes, aumento da CTC e melhoria da fertilidade física, química e biológica do solo que a parcela orgânica proporciona atrelado à alta concentração de nutrientes minerais de alto desempenho, resultando em um insumo altamente eficiente para as plantas e mínima agressão ao solo.

Assista ao vídeo sobre Agricultura de Baixo Impacto:

Quais os benefícios?

O maior e mais importante benefício deste composto é a sustentabilidade na produção agrícola. Em média há uma redução de 20% no uso de fertilizantes químicos. Isso porque o organomineral potencializa a ação microbiana e minimiza as perdas dos nutrientes no solo. Logo, os elementos perdidos por lixiviação, volatilização e adsorção são absorvidos pelas plantas e por micro-organismos benéficos às plantas, que estão presentes nos fertilizantes organominerais.

Usar o fertilizante organomineral significa investir em boas práticas agrícolas, produtividade, qualidade e rentabilidade.

Investimento

Com o maior aproveitamento do adubo no solo, o organomineral faz com que o produtor tenha menos perdas e maior rentabilidade da atividade. Além da economia imediata, o agricultor pode gastar ainda menos em longo prazo. Isso acontece porque o adubo organomineral devolve vida ao solo e incentiva a proliferação de microrganismos e reestrutura o solo. Outra importante informação é quanto ao número de aplicações. Recomenda-se duas aplicações de organomineral anualmente no caso de culturas perenes, geralmente usa-se três aplicações com os fertilizantes convencionais, assim temos uma redução no custo da mão de obra, frete e operações.

Assista o vídeo sobre o Produto Organomineral: Vitasolo

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.