Calcanhar Rachado Remédios Caseiros

0

Calcanhar rachado é um problema muito comum e pode ter diferentes intensidades. Pode ser só um problema de estética mas também pode causar muita dor, desconforto e até sangrar.

Além da pele ficar muito grossa e seca pode causar vermelhidão, coceira, inflamação e descamação. Assim que notar que o calcanhar está se tornando duro, com a pele  grossa é conveniente tomar algumas precações imediatamente para evitar que as rachaduras fiquem mais profundas e causar sangramento e dor.

2 pés com calcanhar rachados

 

Possíveis Causas

O calcanhar rachado pode ter várias causas

  • garota bebendo águaar seco
  • falta de umidade
  • não cuidar adequadamente dos pés
  • dieta nada saudável
  • envelhecimento
  • ficar de pé por muito tempo
  • calçado impróprio

 

 

As rachaduras no calcanhar além de poder ter estas causas acima citadas também pode ser indício de alguma doença tipo: Eczema, calos, diabetes e até mesmo problema na tiróide. Vale a pena checar!

Existem vários remédios e soluções caseiras que você pode aplicar para resolver essas antiestéticas e desagradáveis  rachaduras no calcanhar.

Aqui eu deixo os 10 melhores remédios caseiros para você se livrar de uma maneira natural e saudável deste incômodo.

1 –   Lanolina

A estrutura molecular da lanolina é muito parecida com a composição da pele humana e é um ingrediente bastante comum em vários produtos de beleza. A lanolina ajuda a pele a reter a umidade interior   e cria uma barreira na superficie da pele que proteje, alivia e restaura os calcanhares secos e rachados.

lanolina para calcanhar rachado

2 – Óleo vegetal

Uma variedade de óleos vegetais podem ser usados para tratar e evitar as rachaduras no calcanhar, como o óleo de coco, óleo de gergelim, óleo de oliva. Para obter melhores resultados, aplique o óleo aquecido antes de ir para a cama, coloque umas mais de algodão  para permitir um  tempo maior  que o óleo penetre completamente sua pele.

 

3 –  Glicerina Líquida

A glicerina é umectante, emoliente e hidratante. Tem a capacidade de atrapar a umidade do ar e passar essa umidade para a pele. Mas …não deve nunca usar pura porque pode fazer o efeito ao contrario que é absorver a umidade da pele e com isso vai deixa-la mais seca que já está.

O correto é fazer uma solução que pode ser 50% glicerina e 50% suco de limão.  Aplicar no calcanhar e colocar uma meia para maior penetração.

4 – Sal de Epson/ sal Marinho

Se você tem calcanhar rachado é muito importante ter um cuidado extra e deixar seus calcanhares sempre muito bem hidratados. Você pode fazer isso simplesmente com um escalda pés de sal de Epson ou sal marinho.

  1.  Coloque 1/2 xícara de sal numa bacia com água morna.
  2.  Mergulhe seus pés nesta solução por 10 minutos
  3.  Esfregue os pés com uma pedra pomes e em seguida mergulhe novamente os pés na solução por mais 10 minutos
  4. Remova os pés e aplique um creme hidratante com lanolina ou vaselina.
  5. coloque meias de algodão para reter a umidade e isso vai acelerar o processo de cicatrização das rachaduras.

tratamento para calcanhar rachado

5 – Bicarbonato de Sódio

O Bicarbonato de sódio ajuda a esfoliar a pele ao mesmo tempo que a deixa super suave. Além de eliminar completamente o mau cheiro dos pés vai fazer uma limpeza profunda impedindo qualquer tipo de proliferação de bacterias nas rachaduras.  O ideal é fazer a limpeza dos pés com o bicarbonato e completa com a lanolina para hidratar e revitalizar a pele áspera dos pés.

6 – Farinha de arroz

Esfoliar a pele dos pés e dos calcanhares ajuda a remover a pele morta e com isso evita futuras rachaduras. A farinha de arroz pode ser usada como parte de um esfoliante caseiro.

7 – Pedra Hume

Pedra hume é astringente e um poderoso cicatrizante. Simplesmente misture com um pouco de óleo de coco e  passe nas rachaduras com um algodão.  Além de cicatrizante tem propriedades desodorantes eliminando todo o mau olor dos pés , antibacteriano e antitranspirante. Você vai se  impressionar com o resultado.

pedra hume para tratamento de calcanhar rachado

8 – Aloe vera

Aloe vera tem sido usado como hidratante corporal há séculos e pode fazer maravilhas nos seus pés.

Aloe vera está repleto de vitaminas hidratantes, minerais incluindo 18 aminoácidos que permitem cicatrizar efetivamente uma pele danificada.

  1. Aplique o gel de aloe vera diretamente nos pés limpos e  principalmente sobre as rachaduras. Massagei  com delicadeza por 5 minutos .
  2. Coloque meias  de algodão para melhor adesão do gel com a pele e deixe por toda a noite.
  3. Faça todas as noites até ver melhorias

9 – Limão

A acidez do limão pode ser muito eficaz em suavizar a pele áspera que leva á rachaduras.

  1. Mergulhe os pés por 10 a 15 minutos em água morna com suco de 2 limões grandes. Evite usar água muito quente porque pode ressecar seus pés ainda mais.
  2. Depois deste tempo, sua pele estará mais amolecida facilitando a retirada das células mortas com uma pedra pomes.
  3. Lave os pés e seque com uma toalha.

10 – Mel

O mel possui propriedades hidratantes e antibacterianas, tornando-se uma excelente opção para  tratar calcanhar rachado.

  1. Adicione 1 copo de mel numa bacia cheia de água morna.
  2. Deixe os pés de molho por 20 minutos
  3. Esfregue seus pés suavemente
  4. Faça isso diariamente ou varias vezes por semana até ver melhorias.

veja abaixo um vídeo bem explicativo de um dos tratamentos para Acabar com as rachaduras no calcanhar.

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário