Vantagens e desvantagens dos carros elétricos

0

Os carros elétricos estão começando a ganhar peso na indústria automotiva, dado suas vantagens claras em relação aos carros tradicionais de combustível em termos de economia de consumo, respeito pelo meio ambiente e outros tipos de razões.

Apesar disso, o setor de carros elétricos  ainda não é importante o suficiente. Em parte, é porque os governos e as próprias marcas não estão focados o suficiente em vender o produto para que o comprador queira adquiri-lo. Entre os 10 governos que participam da iniciativa estão China, França, Alemanha, Reino Unido e EUA.

 

Mas o carro elétrico também possui algumas desvantagens, como qualquer invenção relativamente nova, já que ainda não está suficientemente implementada na sociedade para poder competir com o carro tradicional. Isso leva muitos interessados em carros elétricos para finalmente decidir sobre um tradicional, dada a pouca informação que eles têm sobre esses veículos, e ter  certeza de que o desempenho de seu veículo será adequado.

Neste artigo, tentaremos analisar os prós e os contras da aquisição de um carro elétrico, para tentar dar um pouco de luz a esses potenciais compradores. É evidente que a última decisão é a do comprador, que também está  influenciado por sua situação econômica, planos futuros, etc … Mas uma das principais coisas a ter em conta ao comprar um desses carros é estar bem informado sobre a sua operação e, sobretudo, o que pode nos oferecer. E essa é a nossa missão neste texto.

carro nissan carregando a bateria

Para intentar aclarar a estos posibles compradores, en este artículo trataremos de analizar tanto los pros como los contras de adquirir un coche eléctrico. Es evidente que la última decisión la tiene el comprador, que además estará  influenciado por su situación económica, planes de futuro, etc… Pero una de las principales cosas a tener en cuenta a la hora de comprar uno de estos coches es estar bien informados sobre su funcionamiento y sobre todo lo que nos puede ofrecer. Y esa es nuestra misión en este texto.

Vantagens:

– Respeito pelo meio ambiente:

o carro elétrico não precisa de combustível para funcionar, ele simplesmente converte a eletricidade que consome em energia graças ao seu motor. Desta forma, é muito mais respeitoso com o meio ambiente, pois não emite gases nocivos, um dos maiores problemas de poluição de nossos dias.

– Ruidoso:

O motor elétrico é menos ruidoso do que a gasolina e isso é um fato bastante vantajoso, uma vez que a poluição não é apenas atmosférica, mas também acústica, e com este tipo de motores o problema é evitado.

–  Motor com a mesma potência e mais barato:

Analizando motores elétricos e motores de combustão da mesma potência, você vai se surpreender em saber que que os elétricos são mais baratos, mais compactos e inclusive mais fiáveis.

Num motor tradicional, quando existe qualquer falha no sistema de refrigeração, do óleo ou algum de seus componentes pode deixar o motor inutilizável.  O elétrico simplesmente não possui estes componentes por isso pode ser uma alternativa melhor e mais barata para produzir e manter.

carregando bateria no carro

Noruega é a capital mundial do carro elétrico

– Não há necessidade de marchas:

o carro elétrico só entende uma marcha contínua até uma velocidade determinada, que pode variar muito de acordo com o modelo. Existe somente um mecanismo para diferenciar que é o de marcha atrás.

– Distribuição interna:

sendo mais compacto e sem a caixa de marchas, o motor elétrico pode ser descentralizado e, ao invés de ser acoplado ao capô, ele pode ser colocado em cada uma das quatro rodas, por exemplo, sendo sincronizado por um software.  Assim, modelos com menos “nariz” aparecem, uma vez que não precisam de uma parte dianteira tão volumosa, embora algumas marcas continuem a usar este design para se assemelharem a eles carros mais tradicionais.

– Mais eficiência, menos consumo, mais economia:

Os carros elétricos têm uma eficiência aproximada aos de 90% e  em comparação com os simples 30% dos tradicional, é realmente impressionante. Isso  quer dizer que o carro vai consumir menos  ou melhor, consumirá “melhor” e precisará de menos energia para realizar o mesmo esforço.  Tudo isso pode ser traduzido por uma maior economia para nossos bolsos, já que a energia elétrica, embora cara,  não alcança o preço da gasolina.

carros eletricos no estacionamento em Texas

Carros elétricos num estacionamento em Texas

Desvantagens:

– Pouca autonomia:

as baterias atuais que operam os motores elétricos são “pequenas”, isto é, não podem levar uma grande quantidade de eletricidade, apenas o suficiente para mover o carro por alguns quilômetros, geralmente 100-150 para uma nova recarga completa. Um tanque de gasolina pode durar muito mais sem ter que parar para abastecer. E também, a recarga elétrica não é tão rápida quanto encher o tanque de gasolina. Demora  horas para completar uma bateria de carro elétrico, algo inadmissível se precisarmos chegar ao destino “rapidamente”.

Batería do carro elétrico Nissan

Foto: Via

– Ponto de recarga inexistente:

Encontrar um posto de abastecimento de gasolina é fácil e sempre sabemos que mais adiante existe outros. Por outro lado, encontrar pontos de recarga para carros elétricos ainda é extremamente complicado hoje, mesmo que cidades, municípios e até mesmo o Ministério da Indústria estejam tentando resolver esse problema em alguns certos países …. uma minoria mundial.

– Pouca potência:

Embora este aspecto esteja sendo resolvido a passos largos nos últimos anos, a maioria dos carros elétricos vendidos ao público em geral não é muito poderoso, e este é um duplo problema, tanto para o próprio carro, que não pode ser muito grande ou pesado, como para o motorista, que não será capaz de conduzir na velocidade que ele deseja em determinadas estradas ou rodovias.

– Alto preço das baterias:

os carros eletrônicos tiveram um preço muito alto nos últimos anos, embora ultimamente esteja diminuindo muito, especialmente graças ao sistema de aluguel de bateria, em vez de comprá-los com o próprio carro. A bateria é um dos elementos fundamentais do veículo elétrico, e seu preço é bastante alto ainda mais  que sua vida útil não excede 7 anos no melhor dos casos. Por isso  algumas marcas como a Renault decidiram diminuir o preço do carro e vendê-lo “sem” uma bateria, ou melhor, com a bateria alugada para o cliente em troca de uma taxa mensal. Isso permitirá que o comprador tenha sempre uma bateria em perfeito estado, mesmo dentro de 10 anos.

– Contaminação inicial:

Embora seja verdade que o  carro elétrico não gera emissões nocivas para o meio ambiente, também é verdade que a energia elétrica deve ser obtida de alguma forma, e que, “fabricando-a” existe uma contaminação  que já foi gerada, embora com certeza, em menor intensidade que  na combustão de gasolina em um motor. De qualquer forma, isso nos faz ver que o carro elétrico também não é uma alternativa 100% limpa.

– E se falhar ou quebrar ?:

O carro elétrico é tão suscetível a falhas ou danos como o tradicional. A diferença é que, se queremos consertar nosso carro de toda a vida, podemos ir a uma das muitas oficinas que provavelmente estão perto de nossa casa. No entanto, não é tão fácil encontrar oficinas para esses carros elétricos. Como não são como  os carros tradicionais, as oficinas não são adaptadas para eles.  É difícil encontrar profissionais competentes neste setor em que podemos confiar no nosso veículo como fazemos agora com qualquer oficina tradicional, e ainda mais encontrar peças sobressalentes para o nosso carro elétrico, que certamente deve vir de outro país, com a despesa que isso supõe.

Conclusões:

Não há dúvida de que as vantagens do carro elétrico são muito importantes e certamente desequilibrarão a balança  a seu favor se não fosse o pouco implementado  que está na nossa sociedade. A pouca autonomia, a falta de pontos de recarga e seu alto preço ainda são muito importantes, e muitas pessoas decidem não arriscar algo tão crucial como um carro e adquirir um tradicional.

Certamente, o carro elétrico é o futuro do setor automotivo, mas para isso acontecer, devemos concretizar a todos, desde o  governos aos usuários, inclusive as marcas de carros e profissionais de reparos, para dar uma oportunidade a esse mercado, tornando as coisas muito mais fáceis para as pessoa que arriscam e adquirem um desses carros elétricos, uma vez que essa compra, afinal, é para o benefício de todos.

Aqui, expomos algumas das vantagens e desvantagens mais destacadas dos carros elétricos. Com esta informação, cada um poderá considerar se a compra desses veículos é ou não eficiente. O importante, como sempre dizemos, é se informar, ler muito sobre essas questões, analisar a situação atual do setor elétrico e pesar outras alternativas, também válidas, como carros a gás.

Esperamos que este artigo tenha ajudado, pelo menos, a ter uma visão mais global e compreensível desse setor, e

A partir desta, tenham conhecimento suficiente para poder decidir de forma sensata se é conveniente ou não ter um carro elétrico, ao menos por agora, já que seguramente, dentro de algumas décadas estes carros serão a norma.

Fonte: via 
Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário