Como fazer um Alambique Caseiro

7

Alambique é o instrumento mais conhecido que nos permite elaborar o álcool para elaborar diversas bebidas destiladas ( Rum, Whisky , Tequila, Gin etc. ), diferentes licores mas também  serve para extrair o precioso óleo essencial das plantas.

varios produtos destilados

óleo essencial e bebidas alcoólicas são produtos derivados da destilação.

Normalmente, fabricados de uma maneira artesanal e caseira estes produtos são elaborados em alambiques de cobre dando um aspecto antigo e tradicional. Mas hoje em dia, existem vários modelos de alambiques feitos em aço inox.

O motivo de serem feitos de cobre é pelo fato que esse material é um excelente condutor de calor e não libera partículas que poderiam afetar o gosto do resultado final do produto.

alambique caseiro

Existem vário modelos de alambiques no mercado de diferentes tamanhos e diferentes preços mas também podemos fazer um em casa .

É só reunir o material adequado e mãos à obra!!

 Você vai precisar

  • Panela de inox
  • Garrafão de água de 20 L
  • tubo de cobre (10 mm de diâmetro )
  • União para tubo de cobre
  • torneira de plástico

Assim que faz  o Alambique caseiro

1 – Reunir todos os materiais:

Panela de inox . O melhor mesmo seria uma panela de pressão de inox mas custa muitooo caro então vamos fazer com uma panela de inox comum.  Um garrafão de 20 litros, 2 metros e meio de tubo de cobre,  união para tubos de cobre

panela, garrafão, espiral de cobre, união de cobre

2 – O tamanho do garrafão depende do tamanho da sua panela .  Pode ser maior ou menor.  Esse meu, escolhi um garrafão de água que tenho para reciclar e caiu de luxo. Temos que cortar  a tampa do garrafão de água para colocar o tubo de cobre em espiral.

cortando a garrafa de água

3- Fazer 2 buraquinhos no garrafão, um bem embaixo para a saída do tubo de cobre e outro bem encima para a saída da água aquecida.
o garrafão com as duas aberturas

4 – Com o tubo de cobre  temos que fazer uma serpentina.  O tubo de cobre é bem flexível mas necessita um pouco  de paciência para  sair  uma serpentina uniforme.  Deve deixar uma pequena saída numa das extremidade e na outra ponta deixar tipo um pescoço de cisne.

O tamanho do tubo de cobre depende do tamanho do recipiente que você tem . Para esse garrafa eu usei 1,5m.  O diâmetro de 10mm.

serpentina feita

serpentina feita

extremidade que sai no fundo do garrafão

extremidade que sai no fundo do garrafão

extremidade pescoço de cisne que vai conectado á tampa da panela

extremidade pescoço de cisne que vai conectado á tampa da panela

5 – Colocar  a união de cobre na  extremidade  pescoço de cisne. É essa extremidade que vai ser conectada com a tampa da panela e por isso é longa .

6 – Instalar a serpentina de cobre dentro do garrafão .

serpentina dentro do garrafão de água

7 – Uma das extremidades vai ter que sair pelo buraco inferior e a outra extremidade vai ser conectada na tampa da panela.

8 – colocar a panela do almbique sobre um fogo e o Alambique está pronto para ser usado.

alambique montado pronto para ser usado

 

Dicas

– selar muito bem os dois buracos feito no garrafão porque vamos encher ele de água. Eu selei com cimento e uma cola super resistente de plástico duro . Mas existem outras maneiras  e mais eficientes de selar e você usa a que estiver a seu alcance.

– o vapor que sai da panela vai passar pelo tubo de cobre e vai esquentar a água que está no garrafão. O ideal é sempre ter o garrafão com a água fria. Por isso tem a torneira de plástico para ir extraindo essa água quente e adicionando  agua fria.  Eu uso uma mangueira para ficar fácil.

– Se você quer ver como extrair o óleo essencial das plantas usando esse alambique veja  a primeira parte aqui.  e a segunda parte aqui .

veja abaixo o vídeo passo a passo deste tutorial .

O Alambique já está pronto! Agora é usar e abusar!!

Share.

7 Comentários

    • Assim Que Faz

      Oi iron, esse alambique é para retirar óleos essenciais e nunca fiz cachaça …mas “dizem” que pode ser para cachaça também.Não te garanto a resposta, mas o suco da cana deve ir no lugar das folhas e a cachaça deve sair onde sai o hidrolato. Cuidado com fabricar a cachaça, os primeiros líquidos que sai são altamente venenosos e deve ser jogados fora. Procure se informar muito sobre esse assunto antes de fabricar ok!

      • Avatar

        É preciso deixar o caldo de cana fermentar por 2 a 3 dias e depois colocar o mosto para destilar a “cabeça” e o “rabo” da cachaça não são para consumo somente o corpo ou seja inicio e fim da destilaria descarta

    • Avatar

      o alambique serve pra fazer uma cachaça destilada, não é o ideal, mas serve muito bem, o mosto ( suco de cana fermentado) vai na panela e a cachaça sai no final do tubo de cobre.

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.