Como fazer Carbonato de sódio

0

O Carbonato de Sódio é um produto químico de uso doméstico no qual tem várias utilidades.

A sua fórmula química é muito parecida com a do bicarbonato de sódio só que o bicarbonato de sódio é um produto químico não tóxico frequentemente usado na culinária e até pode ser ingerido ( Veja aqui  e aqui as várias e maravilhosas utilidades do bicarbonato de sódio). Mas com o carbonato de sódio não é assim.

Carbonato de sódio é um produto químico tóxico e que, de maneira nenhuma, pode ser ingerido. Mas por sua vez, é um produto bastante usado na limpeza como sabão e detergente e também para tratamento de água como regular o pH da piscina. Pode ser encontrado como BARRILHA LEVE nas lojas que vendem produtos para a piscina.

sabio em pó elaborado artesanalmente

veja como fazer esse sabão em pó aqui

Características do carbonato de sódio

Carbonato de sódio, na temperatura ambiente, é um sal cristalino branco (pó) e seu ponto de fusão é 850º. Pode absorver a umidade do ar e começa a decompor á baixas temperaturas.

A fórmula química do carbonato de sódio é muito parecida com a do bicarbonato de sódio e do caulim . É bem mais básico que o bicarbonato de sódio porém é muito cáustico e extremamente perigoso se ingerido.  É muito mais solúvel em água que o caulim que não dissolve bem no corpo.

Finalidade do carbonato de sódio Na2CO3

Quimicamente o Carbonato de sódio é amplamente usado como agente de limpeza. Conhecido também como barilha leve . É um “amaciador” de águas duras ( aguas que contém muito magnésio e cálcios)  e contribui  muito no aumento de espuma  tornando os detergentes de lavar a roupa muito mais eficiente.

corrigindo o ph da piscina com carbonato de sódio

Sobre o Carbonato de sódio

Enquanto o bicarbonato de sódio  é uma base suave, o carbonato de sódio é uma base muito mais forte, observa o ” CRC Manual de Química e Física”. Por esta razão  é muito usado para neutralizar o pH ácido em  piscinas.

O carbonato de sódio  pode ser feito a partir do bicarbonato de sódio por cozimento a baixa temperatura.  Abaixo tem o passo a passo de como fazer e também o vídeo muito bem detalhado de como obter o carbonato de sódio através do bicarbonato de sódio.

Advertências sobre o uso do Carbonato de sódio

Os sintomas de intoxicação com carbonato de sódio podem ser bastante graves e podem incluir diarréia, vômitos e dificuldade em engolir. Como o composto é tão cáustico, o MedlinePlus adverte não induzir o vômito, mas sim buscar tratamento médico imediato.

Embora seja possível usar quantidades muito pequenas de carbonato de sódio em alimentos –  só quando o alimento necessita uma adição de base para regular a acidez.  – em grandes quantidades, o carbonato de sódio é tóxico.

Onde encontrar o Carbonato de Sódio

Podemos encontrar o carbonato de sódio em detergentes e produtos de limpeza. Muitos sabões de roupa e detergentes para lava louça incluem carbonato de sódio como ingrediente. Veja aqui uma receita caseira de um excelente sabão em pó que vai deixar suas roupas super limpas e realçando muito mais as cores e deixando o branco mais branco. 

Veja na próxima página o passo a passo e o video para fazer o carbonato de sódio

1 2

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário