27 Utilidades do Bicarbonato de Sódio

4

O bicarbonato de sódio, comumente chamado de bicarbonato, é um pó branco de gosto ligeiramente salgado, Barato, versátil, amigo do meio ambiente e tem uma infinidade de utilidades.

Em poucas palavras, os usos para o bicarbonato de sódio são muitos: desodoriza, neutraliza e limpa tudo sem os tóxicos da maioria dos produtos comerciais.

Então, se você substituir vários produtos que agride seu corpo e o meio ambiente pelo bicarbonato, além de ter resultados muito melhor que o esperado, o seu bolso e o planeta vão agradecer!

bicarbonato de sódio em pó

Bicarbonato de sódio nos Cuidados pessoais

1 – Aftas: Colocar uma pitada de bicarbonato em cima e aplicar três vezes ao dia. É um pouco doloroso e pode dar a sensação de queimar, levemente, mas cura rápido.

2 – Antiácido: Uma colherzinha de café com pouco d’Água alivia a queimação e dor estomacal neutralizando o excesso de secreção gástrica no estômago.

3 – Dentes: Ótimo clareador. Escovar usando uma colher (café) e meio copo de água. Bochechar após escovar os dentes para combater a carie. Nunca faça uso seguido porque o bicarbonato é um abrasivo suave. O ideal é usar duas vezes na semana.

boca com dentes brancos

4 – Desodorante: salpicar o bicarbonato de sódio nas suas axilas para neutralizar o odor.

5 – Limpeza de aparelhos dentais e dentaduras: Faça uma solução de 2 colheres de chá de bicarbonato em 1 copo de água morna. Mergulhe o aparelho ou dentadura e deixe por uns 5 minutos. O bicarbonato vai soltar as partículas de alimentos, neutralizar os odores e deixar o aparelho com sensação de fresco.

6 – .Refrescar a boca: coloque 1 colher de chá e meio copo de água. Bochechar, cuspir e enxaguar.  Esse bochecho não vai encobrir o mau cheiro da sua boca… vai eliminar completamente.

7 – Suavizar os pés: Dissolver 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio numa bacia com água morna e mergulhar os pés. Esfregar suavemente. Também podem deixar os pés de molho por uns 15 minutos. Depois disto você terá uma sensação de frescura fabulosa nos pés.

escalda pés com flores

 

8 – Use para esfoliar a Face e Corpo: dê a si mesmo uma exfoliação corporal e facial revigorante. Faça uma pasta de três partes de bicarbonato de sódio e uma parte de água. Aplique em movimentos circulares e suaves para esfoliar a pele e enxague.  Essa é uma receita suave que pode fazer todos os dias.

9 – Limpeza de Pentes, escovas: Adicione três colheres (sopa) de bicarbonato de sódio numa bacia com um pouco de água morna. Coloque os objetos e deixe um pouco, mexendo sempre. Enxágue e deixe secar no ar. Vai eliminar os germes.

Bicarbonato de Sódio na Limpeza geral

desenho de balde de limpeza com bucha 10 – Esponja: durante a noite deixe a esponja da cozinha numa solução feita com quatro colheres (sopa) de bicarbonato e uma xícara (chá) de água. Enxague bem e deixe secar. Ficará novinha

11 – Filtro de água: esfregue bicarbonato na vela para deixá-la limpa e sem pontos de limo. Enxague bem.

12 – Garrafa térmica: Lave a ampola (vidro prateado) com uma solução de água quente e bicarbonato de sódio para retirar resíduos do líquido. Enxágue bem.

13 – Geladeira: Para retirar o odor forte dentro da geladeira, Usar uma colher (sopa) bem cheia de bicarbonato em meio litro de água morna ao limpá-la. Secar bem.

14 – Lata de lixo: deixe de molho numa mistura feita com meia xícara (chá) de bicarbonato dissolvido em um balde de água morna. O cheiro forte vai desaparecer.

15 – Limpe o micro-ondas: salpicar bicarbonato de sódio numa esponja úmida e passe gentilmente por dentro e por fora. Depois passar um pano úmido e limpo para retirar os excessos. Fica limpíssimo!

16 – Panelas: dentro da panela ferva duas xícaras (chá) de água com duas colheres (sopa) de bicarbonato. Escorra e passe uma esponja úmida salpicada com bicarbonato. Enxague bem.  Comida grudada: encha a panela com água quente e duas colheres de bicarbonato de sódio. Deixe algum tempo e limpe.

17 – Pias de aço inox:  faça uma mistura de duas partes de água para uma de bicarbonato dentro de bacia pequena, com uma esponja macia passe em toda a superfície da pia de aço inoxidável para deixá-la limpa e brilhante.

18 – Polir talheres de prata: use uma pasta bicarbonato (misture bicarbonato com um pouquinho de água). Esfregue sobre a prata com um pano limpo ou esponja. Enxaguar bem e secar para dar o brilho.

19 – Ralos: jogue sobre eles um quarto de xícara (chá) de bicarbonato e meia xícara (chá) de vinagre, e cubra por alguns minutos. Enxágue com água quente. O cheiro ruim vai sumir.

20 – Vaso sanitário: Substitua o cloro usando bicarbonato para remover o limo. Despeje um punhado de bicarbonato e deixe agir por uma hora. Faça uma mistura com o suco de um limão e duas colheres (chá) de bicarbonato e esfregue com uma escovinha toda a superfície. Enxague.  O mesmo método pode ser usado para pias e bidês.

21 – Xícaras manchadas: marcas que ficam nas bordas internas das xícaras de café ou chá, esfregue bem um pano úmido com bicarbonato de sódio.

Vários usos do Bicarbonato de Sódio

22 – Bolos: Usado junto do fermento (bem pouquinho) para massa ficar leve.

23 – Cinzeiro: Quando há cinza de cigarro que teimam em continuar a cheirar mal coloque um pouco de bicarbonato no fundo dele que o mau cheiro logo acabará.

cinzeiro cheio cigarro

24 – Manchas amareladas em lycra branca: Lave e enxugue a peça, em seguida, deixe de molho em água contendo um pouco de bicarbonato de sódio por pouco tempo, secar a sombra.

25 – Tapetes e carpetes: Misture uma parte de bicarbonato para quatro de álcool para remover manchas de gordura. Esfregue com uma escovinha e enxágue com muita água. Cheiro ruim: espalhe bicarbonato e aspire.

26 – Verduras: Uma pitada de bicarbonato antes de cozinhar deixa os legumes bem mais verdes, e acelera o cozimento. Há estudos que afirmam que o uso de bicarbonato dessa forma não elimina as vitaminas destes vegetais

27 – Reduzir a flatulência:  se você colocar uma pitada de bicarbonato no cozimento de feiões vai reduzir o desagradável efeito da flatulência….isto é : você vai soltar menos “PUNS”.

Gostou? Compartilhe!

4 Comentários

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.