Como Fazer UVA PASSAS em casa

1

As passas são consideradas como um verdadeiro “doce natural”, e as uvas passas são simplesmente as uvas secas.

Esta fruta é muito popular em todo o mundo e é cultivada nas Américas, Europa, Oriente Médio e África do sul. Existem inúmeras variedades de uvas e técnicas diferentes para fazer este fruto seco.

A maneira mais natural para fazer as passas é a de secagem ao sol, mas muitos fabricantes já utilizam um processo mecânico para secar as uvas. Porém, para todas as técnicas, existe um denominador comum que é a escolha das uvas que devem ser de um tamanho normal (nem grande nem pequena)

Veja aqui os 13 BENEFÍCIOS DE COMER UVAS PASSAS TODOS OS DIAS 

cesto com uvas secas

Preparando as uvas para secar 

1 – De preferência escolha as uvas sem sementes, mas isso não é uma regra. Você pode fazer PASSAS de uvas com sementes também.

2 – Lavar o cacho da uva inteiro sob uma torneira e em seguida vai retirando uva por uva com o seu cabinho.

lavando uvas no cacho

3 –  Mergulhe as uvas em agua fervendo por 30 a 60 segundos, retirar e lavar outra vez, imediatamente, em agua fria. (este é um passo opcional)

lavando uva

4 – Secar bem as uvas e  e organizá-las nas bandejas.

uvas na bandeira

Lembre-se que você pode fazer passas com uvas brancas, roxas, verdes de qualquer variedade dependendo das suas preferências e disponibilidade.

Técnica Natural para secagem

Se você for secar ao sol, esse processo demora ao redor de 10 dias dependendo do clima.

Sobre uma mesa ao sol, estender a bandeja de tela de arame ou nylon e colocar as uvas separadas entre si.

Pode cobrir com outra tela de preferência escura para que segure o calor, mas que permita a circulação do ar o que é essencial no processo de desidratação.

Esta tela também vai proteger as uvas dos pássaros e insetos, bem como a poeira e poluição que podem vir do ar.

Técnicas mediante calor artificial

Se você prefere outro método mais rápido pode optar por um desidratador elétrico. É mais rápido mas também é mais custoso porque você vai gastar energia elétrica.

Em ambos, você deve espalhar as uvas nas bandejas para que circule o ar. O tempo requerido no desidratador elétrico depende de cada modelo, mas não devem passar de umas 8 horas.

Outra maneira para fazer as passas é usar o forno comum da sua casa. Neste caso tem que colocar as uvas no forno à 50º e aos poucos vai subindo a temperatura a 70º e deve deixar a porta do forno entreaberta um par de centímetros para não ficar muito abafado dentro. Este processo deve durar aproximadamente uns três dias.

Armazenar e Consumir

Suas passas podem conservar muito bem durante vários meses num recipiente hermético fresco e seco. Você também pode tentar mantê-los em um saco fechado na geladeira. Eles têm uma durabilidade cerca de seis meses.

Veja aqui OS 13 BENEFÍCIOS DE COMER UVAS PASSAS TODOS OS DIAS 

Valor nutricional

As Passas são compostas de 67 a 72% de açúcar. E este açúcar é a frutose.

Devido à natureza simples da frutose, passas são facilmente digeridas e fornece ao corpo uma energia quase instantânea. Para crianças e adolescentes, idosos, atletas e especialmente para as pessoas que estão  “sempre” cansadas.

Passas são naturalmente livres de colesterol e gordura e contém vitamina K, vitamina C, vitamina E  vitamina B e  Especificamente para as mulheres, as passas contêm o mineral boro, no qual foi  demonstrado que é um grande auxiliar da saúde dos ossos em prevenir a osteoporose.

Elas também são uma boa fonte de antioxidantes, devido ao seu alto teor de bioflavonóides, que protegem as células e ajudam a prolongar a sua juventude por mais tempo.

Merece destaque é o seu elevado teor de potássio, um mineral essencial para o bom funcionamento do nosso corpo e também um excelente depurativo que ajuda a remover os líquidos do corpo

Valor nutricional de passas por 100g: 
  • colher cheia de uvas passas 299 calorias
  • 0,5 g de gordura
  • 79 g de carboidratos
  • 59 g de açúcar
  • 4 g de fibra dietética
  • 3 g de proteína
Adicionando 100 g de uvas passas á sua dieta fornece  5% da sua dose diária recomendada de cálcio, 15% da sua dose diária recomendada de ferro e 16% de sua dose diária recomendada de potássio.

Veja neste vídeo uma maneira de secar as uvas ao sol para obter as passas.

Veja aqui OS 13 BENEFÍCIOS DE COMER UVAS PASSAS TODOS OS DIAS 

Gostou? Compartilhe!

1 comentário

  1. Avatar

    Foram ótimas as instruções porém, gostaria de saber quantos dias e quantas horas por dia deve-se deixar as uvas no secamento . (QUAL PERIODO DO DIA SE FOREM MAIS DIAS)
    OBRIGADO Mac Makárius

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.