Como Renovar uma cadeira Velha com tinta Spray

0

Podemos ter em casa móveis que se pode comparar aos de designer sem ter que gastar muito dinheiro. E o único que necessitamos para isso é  ter um pouco de imaginação e criatividade.

Vamos entrar agora no mundo dos DIY ( Faça Você Mesmo) que nos vai permitir renovar e atualizar nossa mobília velha ( antiga)  ou até mesmo dar um toque único e personalizado a uma peça que acabamos de comprar.

o antes e o depois da cadeira pintada com spray

Foto: via

Dicas Antes de Começar

Quando for renovar um móvel, fique atento a essas dicas antes de começar.

1 –  Quando o móvel for de madeira, é antigo e ficou muito tempo em um lugar fechado ( no porão ou numa garagem)  é muito provável que tenha os temidos cupins.

Para identificar se realmente tem esse inseto é muito fácil. É só ver se a madeira possui buraquinhos. É muito fácil identificar porque a madeira infestada fica lotada de buraquinhos por todos os lados.

Madeira infestada de cupim

Para eliminar esses cupins teremos que aplicar  um produto anti-cupim, dentro destes buraquinhos com a ajuda de uma seringa. Veja aqui como eliminar os cupins.

Depois de aplicar o produto, selar o móvel com um plástico e deixar atuar por 2 a 3 semanas.

2 –  Lixar é o passo básico antes de trabalhar com qualquer móvel de madeira.

Lixando a madeira nos permite eliminar as imperfeições, retirar o verniz e a pintura anterior, tirar as sujeiras e farpas e com isso preparar a superfície.

Deste modo, a principal decisão que devemos tomar é escolher a grossura certa da lixa que vamos usar.

leva em conta que quando mais baixo é o numero da lixa, mais grossa é a lixa.

lixas de madeira diferentes grãos

  •  Para retirar pinturas antigas e farpas : lixa 40 a 80 grãos.
  • Para dar a primeira demão : lixa de 80 a 100 grãos
  • Para o polimento final : lixa de 150 a 180 grãos.
  • Para depois de envernizado : lixa de 220 a 400 grãos.

3 –  Na hora de aplicar um nova cor ao móvel, dependendo do tipo de superfície e do tipo de tinta que vai usar, pode ser necessário aplicar um primer, para facilitar a adesão do novo esmalte.

4 –  No entanto, para economizar tempo e esforço, podemos usar uma tinta  Chalk Paint  em spray que permite pintar qualquer tipo de superfície (madeira, metal, vidro, vime, plástico, tecidos …), sem ter que aplicar previamente um selador.

Agora que estão anotadas todas as dicas, estamos preparados para dar ao nosso velho móvel um visual super renovado e muito mais personalizado. Um aspecto que sempre desejava, mais atual e mais atrevido.

Assim que faz

1 – Como a madeira da cadeira velha está envernizada o primeiro que temos que fazer é  lixar para remover esse produto anterior e assim fica muito mais fácil para que a pintura nova tenha uma boa aderência.

Além disto esse é um passo fundamental se o assento da cadeira é antigo e tem um aspecto desgastado.

lixando a cadeira

Foto: via

2. Em seguida, retirar todo o pó com um pano molhado, e deixe secar.

3. Por último,  proteger o chão cobrindo bem com plástico ou papel, e pintar com tinta spray, aplicando camadas finas e cruzadas, ou seja, de cima para baixo e da direita para a esquerda.

pintando com a tinta spray

Foto: via

Neste exemplo, foi usado a tom amarelo bem chamativo mas também podemos optar por fazer outras técnicas que tenha combinações  das cores.

cadeira pintada com tinta spray pronta

Foto: via

Para fazer essa outra técnica com diferentes cores, temos que usar fita adesiva e papel para separar as partes que não queremos pintar com a primeira cor e quando esta esteja completamente seca temos que cobrí-la para  aplicar a segunda cor nas partes restantes da cadeira.

Com esta técnica podemos criar estampados geométricos e desenhos muito criativos.

cadeiras pintadas com desenhos geométricos

Outra opção é pintar a parte inferior das pernas da cadeira de uma cor diferente do resto do assento.

cadeiras com as pernas pintadas diferentes

Deixe voar sua criatividade e imaginação!!

cadeiras com diferentes cores

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário