Como eliminar o cupim

2

Os Cupins são insetos sociais. Existem várias espécies mas são poucas as que criam problemas nas áreas urbanas. Os cupins subterrâneos chegam ás casas através do solo, atravessam as paredes e  tubulação á procura de madeira.

Danificam toda a estrutura de madeira utilizados na construção criando o risco de desmoronamento, destroem pisos, rodapés,  livros, móveis e até mesmo as instalações elétricas.


estante infestada por cupins

Existem várias maneiras de combater o cupim .

Uma maneira é utilizar produtos químicos e tóxicos. Este método geralmente é eficaz mas não são baratos, deixam um cheiro bastante forte e se temos animais de estimação temos que tomar o máximo de cuidado para que eles não tenham contato com o produto que pode ser mortal.

A outra maneira é utilizar produtos naturais e caseiros.

A luta contra o cupim não é fácil e depende muito do grau da infestação. Talvez com algum destes procedimentos abaixo citado, pode  ser a solução para seu caso mas se ver que a infestação está por todos os lados é conveniente pedir ajuda a profissionais da área.


injetando produto na madeira para eliminar o cupim

Eliminar o Cupim Por injeção

com uma seringa, injetar formol, querosene, gasolina ou aguarrás em cada um dos furinhos que deixou o cupim na madeira ….são realmente minúsculos.

Após aplicar o líquido, tampar o buraco com cera de abelha e retirar o resto da cera com uma espátula igualando a superfície da madeira.

Eliminar o Cupim Por Pinceladas

Se escolher este método, aplicar 2 a 3 demãos em forma abundantes, tanto do lado interno como do lado externo.

  1.  Esfregar as partes afetadas com uma solução de naftalina dissolvida em benzeno. Esse produto tem um cheiro bem forte difícil de sair portanto o aconselhável é aplicar em local arejado
  2. Macerar fumo em água durante vários dias e pincelar esta água em todas as superfícies da infestação. Esse remédio só é útil para matar os ovos, isto é, eliminar a primeira etapa do ciclo biológico.
  3. Outra opção caseira é dissolver ácido bórico em água e pincelar na superfície da madeira.

pincelar produtos para eliminar cupins



Eliminar o Cupim Por pulverização

Pulverizar toda a superfície ( lado interno e lado externo). Usar no pulverizador o bico fino e de pouca pressão . Realizar este trabalho em locais abertos. Pode usar os mesmos preparados citados em pincelar mas antes de colocar no pulverizador coar muito bem para não entupir o bico de pressão.

Eliminar o Cupim Por imersão

Submergir a madeira em recipientes adequados. Madeiras finas pode deixar mergulhadas no preparado por 3 a 5 minutos. Madeiras grossas como vigas ou madeiras que vão ser enterradas o tratamento deve ser de 4 a 8 horas.

Gostou? Compartilhe!

2 Comentários

  1. Avatar

    Boa tarde. A sua receita de pinceladas de ácido bórico para o cupim é a que melhor se aplica à minha necessidade. Só gostaria de saber a proporção da solução. Encontrei acido bórico à venda na internet. Mas lí que existem dois tipos e o que é vendido em farmácias não serviria. Você sabe como posso distinguir? Agradeço muitíssimo se puder me ajudar.

    • Assim Que Faz

      Não existe uma proporção exata. É só adicionar 1 colher de sopa de ácido bórico em água e misturar. Se á agua ficar saturada e você ver restos de ácido bórico no fundo do copo é só coar e aplicar o liquido.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.