A Maneira mais Fácil de Fazer uma Muda de Pé de Limão

36

Pé de Limão são uns dos mais desejados de todas as árvores frutíferas e  embora as vezes ficam bastante caros para comprar são relativamente simples de plantar.

Existem diferentes maneiras de se reproduzir uma limoeiro: semente, estacas, camadas, brotarão e enxerto.  Todas tem seus prós e contras e aqui vamos falar da maneira mais fácil de todas de fazer uma muda de pé de limão.

pé de lima em vaso de jardim

 Essa técnica que é a mais fácil, é muito mais rápido de crescer que a semente além de que você terá uma planta completamente idêntica geneticamente da planta mãe. Esta técnica é feita a partir de estacas.

Antes de começar certifique-se que tem o pó hormônio de enraizamento acessível ou faça ou seu a partir deste passo a passo.

Você vai Precisar

  • tesoura de poda
  • vaso
  • terra / água
  • saco plástico
  • hormônio  enraizador
  • ramas jovens para fazer as mudas

Assim que Faz

Passo 1 – Fazer Muda de Pé de Limão

Escolha um galhinho novo, recém formado na árvore de limão que você escolheu. Você identifica esse galho facilmente porque a casca da haste tem a cor verde e é bem flexível. Escolha estas estacas de 20 a 25 cm de comprimento.

escolha uma estaca no pé de limão

Passo 2

Cortar a ponta da estaca num angulo de 45 graus de uma maneira que fique um pedacinho do galho principal de onde nasceu esta estaca . Isso facilita e acelera o crescimento das raizes.

cortar a haste num ângulo de 45º

Passo 3 – Fazer Muda de Pé de Limão

Enquanto prepara todas as outras estacas. Coloque-as em um copo limpo com água morna por aproximadamente 20 minutos.

deixar as estacas num copo de água morna

Passo 4 – Fazer Muda de Pé de Limão

Hora de preparar o vaso com a terra. Escolha um substrato de boa qualidade ou mistura adequada para germinação . Este substratos são mais leves, mais fofos e adequados para  dar tudo o que  esta estaca vai necessitar nesta fase de adaptação permitindo que as raizes cresçam sem obstáculos.

Encher o vaso de terra, um pouco mais da metade, umedecer bem e deixar drenar.

preparar um substrato para sementes

Passo 5 – Fazer Muda de Pé de Limão

Remova todas as folhas inferiores deixando somente as 2 do topo da haste.

Cortar 2/3 de cada uma das folhas do topo de maneira que fique uma” mini-folha”.

O motivo da retirada das folhas é por que a planta faz a evaporação da água através das folhas.  E com essa retirada ela não fica tão desesperada por água e transfere toda a energia na formação das raizes que é o que realmente queremos neste momento.

Cortar 2/3 das folhas do topo permite que a plante ainda faça essa função de sugar e transpirar a água mas de uma maneira bem mais relaxada garantindo que a planta sobreviva.

retirar todas as folhas inferiorescortar 2/3 das folhas superior

Passo 6 – Fazer Muda de Pé de Limão

Retirada 80% das as folhas é hora de colocar o hormônio enraizados na ponta da haste . Empanar uns 3 cm e retire o excesso. O hormônio enraizados vai ajudar a que as raizes cresçam bem mais rápido.

Certas marcas de hormônio enraizador , contêm fungicidas para evitar a podridão da haste e isso pode aumentar muito  a chance  da sua muda sobreviver.  Este hormônio  pode ser encontrado nas floriculturas em forma de pó ou liquido mas você também pode fazer um caseiro de excelente qualidade . Veja aqui como fazer.

colocar hormônio enraizador

Passo 7 – Fazer Muda de Pé de Limão

Plante a muda no vaso tendo o cuidado de enfiar a planta até o fundo . Deixe um espaço para as raizes crescerem.  Pressione um pouco a terra a ponto de deixar a planta firme mas não apertada.

plantar no vaso

Passo 8- Fazer Muda de Pé de Limão

O próximo passo é criar um micro-clima ao redor de cada mudinha. Pegue um saco plástico e coloque sobre o vaso e sobre a planta  e feche bem a parte inferior .  Em seguida faça um buraquinho na parte superior para permitir a entrada de um pouco de ar fresco.

Esse saco plastico é para conservar, reter a umidade.

revestir o vaso com saco plástico

Passo 9 – Fazer Muda de Pé de Limão

Pronto! sua muda instalada num local super apto para  sobreviver e formar raizes de uma maneira saudável. Coloque o vaso num local com muita luz solar mas evite o sol direto.

colocar mudas na luz solar umidade dentro do vaso

Manutenção

Mantenha o solo úmido mas não  encharcado. Observe sua planta para ver a necessidade de Colocar água. Adicione a água sobre a bandeja, espere que a terra sugue essa água e jogue fora o resto para impedir a proliferação de mosquitos.

Verifique as estacas  num período de 3 a 4 semanas se estão firmes e fortes. Mas geralmente as raizes demoram uns dois meses  ( depende do tipo de planta) para começar a criar raizes. Portanto aconselho a deixar o plástico sobre o vaso todo esse tempo.

Depois de 2 meses vai ver novos brotos de folha nascendo e então é hora de retirar o saco plástico. Mantenha o solo sempre úmido e depois de 3 a 4 dias pode transferir a  planta para um vaso maior.

evulicion do pé de limåo

 

Dicas:

Retire várias estacas e faça várias mudas de uma vez porque além de que algumas pode não sobreviver,  pode virar uma excelente opção para dar de presente de aniversário para amigos e familiares.

Para regar sua planta, Coloque água sobre a bandeja e espere até  que a terra sugue a água o suficiente para umedecer todo o vaso.  Jogue fora essa água que sobrou por causa dos mosquitos.  Nunca deixe água nas bandeiras por mais de 2 horas .

Caso sua planta não tenha dado nenhum broto de folha em 2 meses e a haste continua viva. Sua planta ainda está viva e ainda pode crescer. Dá-le  mais dias que com certeza novas folhinhas nascerão.

veja o video deste passo a passo

Gostou? Compartilhe!

36 Comentários

  1. Gostei muito e compartilhei no meu Facebook.
    Agora quero saber como se faz com a jabuticaba, mesmo processo?

    • Assim Que Faz

      Obrigado por compartilhar Ester, com jabuticabeira nunca fiz mas se pode tentar. Acho que não necessita o passo de cortar as folhas por ser folhas bem pequenas mas de resto acho que deve ser igual.

  2. José Rosas em

    Gostei da maneira como nos demonstrou e elucidou . Foi uma aula muito proveitosa. O meu muito obrigado.

  3. Carlos Prado em

    Olá, adorei seu vídeo, gostaria de saber se da certo fazer estas mudas com pé de mexerica.

  4. Lenny sieja em

    Oi adorei a explicação ! Foi muito útil, mas quanto tempo leva pra dar frutos? Obrigada! 😊

  5. Francisco Feitosa em

    Beleza de explicação. Super calma e muito didática. Pergunto-lhe, por seu distinto favor: é possível fazer o mesmo procedimento para um galho de mangueira? Onde comprar o adubo enraizador? Grato. Francisco Feitosa – ff63ff@gmail.com – zapzap- 85.999.89.1086

    • Assim Que Faz

      Pode sim Mariadas. O que deve fazer é experimentar com todas as plantas que quiser e assim vai sabendo pouco a pouco as necessidades de cada uma e cada vez terá mais êxito com suas mudas.

  6. ADALBERTO ROCHA em

    Temos um pé de limão em nosso quintal, saudável, porém nunca colhemos nenhum fruto, e já tem a idade de mais de 10anos, teria uma solução para ele dar frutos, tipo fazer novas mudas? Ou só mesmo com produtos?

  7. Gosto de fazer mudas e preciso ter um pomar no fundo do meu quintal.
    Preciso saber onde encontrar esse ormonio eraizador e o nome

  8. GIOVANI MOROSSINO em

    GIOVANI MOROSSINO. TENHO UM PÉ DE LIMÃO JÁ FAZ UM TEMPO E AINDA NÃO NASCEU NENHUMA FRUTA . O QUE TENHO QUE FAZER ? ELE TEM 2 METROS .

  9. Jurandir-79 anos-gosto de plantas e plantar no meu quintal em

    Gostei muito. !
    Estava precisando dessas informações. Cadastrei nos meus favoritos para consultar e apreender muito mais.
    OBRIGADO

Deixe um comentário