Ferramentas para Soldar Tubos de Cobre

0

Aqui você vai conhecer todas as Ferramentas para Soldar um Tubo de Cobre.

Ao fazer um projeto de encanamento que envolve a soldagem de tubos de cobre, realmente vale a pena estar preparado. É realmente importante ter todas as ferramentas necessárias em mãos antes de começar a soldar. Para ajudá-lo a se preparar, aqui está uma lista de ferramentas que você precisará ao soldar o tubo de cobre.

Veja aqui o passo a passo de como soldar um tubo de cobre

1 –  O Maçarico

 

O maçarico necessário para soldar cobre pode ser gás propano ou MAPP. O gás MAPP vem em um tanque amarelo e o propano vem em um tanque azul. O gás MAPP fica muito mais quente do que o propano, então ele aquece o tubo mais rápido. O gás MAPP também é geralmente mais caro para comprar. O propano funciona muito bem, ele só demora mais. Isso pode ser bom se você é novo para soldar cobre e você está trabalhando em tubos de 3/4 “ou 1/2”. A escolha do maçarico depende realmente de você.

2 – A Solda ( linha de prata)

solda fio de prata

Existe mais do que um tipo de solda disponível, então certifique-se de comprar solda para encanamentos. Importante também verificar se a solda é apta para soldar tubos de encanamento de cobre e se é seguro para beber água.

.

.

3 – fluxo ( pasta para solda)

lata cheia de pasta de solda

Este é um ácido que faz a solda fluir nas juntas da tubulação. Sem um bom fluxo, a solda não fluirá corretamente e é mais provável que você acabe com vazamentos. Pela minha experiência, a maioria dos fluxos que usei funcionam bem mais uns são melhores que outros. Se você gostar de algum em específico siga com ele, uma vez que nem todos os fluxos são feitos iguais. Mas o mais importante é certificar-se de que o fluxo que você compra é seguro para tubulações com finalidade de beber água.

4 – Cortadores de tubos de cobre

cortador tubo cobreUsar cortadores de tubos de cobre é uma maneira fácil e eficiente de cortar a tubulação de cobre no comprimento desejado. Os cortadores deixam o corte em linha reta e ajudam a minimizar as rebarbas na borda cortada.

.

.

5 – lixas 150

lixa para tubo de cobre

Certificar-se de que o tubo e os acessórios estão limpos é provavelmente uma das coisas mais importantes a serem feitas antes de começar a soldar o tubo de cobre. É necessário uma boa  lixa para limpar a parte externa do tubo de cobre. Lixar ambas as extremidades do tubo onde vai colocar um encaixe.

.

6 – Escova apropriada

escova limpar tubo de cobrePara limpar o interior dos acessórios de cobre use uma escova apropriada. As cerdas de arame podem estimular o interior do acessório e  fazer uma boa aderencia  com o tubo.

.

.

7 -Itens de Segurança

Um Tecido a prova de fogo, um frasco de spray com água e um extintor de incêndio são muito importantes para ter por perto ao soldar um tubo de cobre para que nada pegue fogo.

  • tecido a prova de fogo serve como uma barreira e retarda o fogo. Pode ser posicionado detrás de onde você está soldando de modo que a área ao redor não pegue fogo.
  • Água: Uma garrafa spray com água é muito importante também. Molhe a área ao redor onde você vai estar sodando e deixe  a garrafa perto para usar se qualquer coisa começar a arder.  Quando terminar de soldar, pulverize mais água nesta mesma área só para garantir que existe nenhum tipo de residuos que possa prender o fogo.
  • Extintor de incêndio: sempre tenha por perto um extintor de incendio para garantir, caso alguma coisa pegue fogo e a garrafa de água na6o for suficiente.

Existem kits ,que você pode comprar, que possuem a maioria das ferramentas básicas de solda neles, o que provavelmente pode te fazer economizará dinheiro, então considere essa opção, a menos que você esteja procurando  itens específicos para comprar, como um maçarico melhor do que a média, quantidades maiores de  solda ou uma fluxo específico.

Veja aqui o passo a passo de como soldar um tubo de cobre

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário