A melhor maneira de instalar um ralo de chuveiro

0

A melhor maneira de instalar um ralo de chuveiro

Existem vários tipos de ralos e diferentes formas de instalação

Existem várias opções ao escolher um ralo de chuveiro. Sua escolha depende da sua base de chuveiro e da sua situação. E o tipo de tubulação  que você tem em sua casa pode ajudar a determinar qual material de drenagem do chuveiro comprar. As recomendações do fabricante para a base e o ralo do chuveiro também podem ajudar a determinar qual ralo do chuveiro comprar.

Note que os drenos do chuveiro são feitos para caber em um tubo de 2″. Um tubo de 2″ é o tamanho recomendado porque os chuveiros têm um limiar baixo de inundação, e um tubo de 2″ ajuda a água a drenar mais rapidamente do que um tubo de 1 ½ ″. Portanto, se você estiver passando de uma combinação de banheira / chuveiro para um chuveiro, provavelmente precisará alterar o tamanho do cano de esgoto.
Agora, vamos dar uma olhada em alguns drenos típicos do chuveiro e uma rápida explicação de como instalá-los.

Ralo de pressão para chuveiros

Os drenos de chuveiro de pressão são conectados aos tubos de drenagem da casa, com arruelas e porcas de pressão. Geralmente eles são mais fáceis de instalar do que os acessórios de drenagem de chuveiro com cola.

Os drenos de pressão vem em tubos de PVC, ABS ou bronze. Qualquer um destes pode ser usado com bases de chuveiro em aço, fibra de vidro ou plástico.

Quando um dreno de chuveiro de pressão é instalado, o encaixe do dreno é instalado primeiro na base do chuveiro.

1 – O tubo de drenagem deve chegar a cerca de 3/4 “a 1” abaixo da borda do dreno do chuveiro. Você pode ter que colocar a base do chuveiro no lugar para marcar a altura certa, em seguida, remova a placa para cortar o tubo.

2 – Coloque massa de silicone ou massa de encanador no flange superior do acessório de drenagem do chuveiro e insira a parte traseira do arremate de drenagem na abertura do dreno. Coloque o anel de fricção de papelão e a arruela de borracha grande no arremate sob a base do chuveiro.

3 – Aperte o ralo do chuveiro até ele ficar firme e remova o excesso de massa ou silicone.

4 – Coloque a base do chuveiro no lugar e empurre a junta de borracha no tubo de drenagem.  Usar uma chave de fenda para encaixá-la, pois elas foram projetadas para se ajustarem perfeitamente.

5 –  Normalmente, esses drenos do chuveiro vêm com uma ferramenta para ajudá-lo a apertar a porca de dentro do dreno. Aperte a porca com esta ferramenta.

6 – Quando a porca estiver firme, o dreno estará pronto para passar água se você usar a massa do encanador. Se você usar silicone, terá que deixar o silicone secar antes de testar se há vazamentos no dreno.

ralo de pressão

 

Ralo com Cola

Os drenos de chuveiro de cola, estão disponíveis em ABS e PVC de plástico. Se você tiver uma mangueira de drenagem de plástico, verifique se o dreno do chuveiro corresponde ao tipo de plástico do sistema de drenagem. Assim como os drenos de chuveiro de pressão, esse tipo pode ser usado com bases de chuveiro de inox, fibra de vidro e plástico.

Com acessórios colados, pode ser mais difícil obter a medição correta do tubo, portanto, certifique-se de medir com cuidado e verifique se as peças estão encaixadas a seco antes de colar.

1-  Ao cortar o tubo de drenagem, não o corte muito curto para começar. Coloque o fundo do dreno no tubo de drenagem sem colar e, em seguida, encaixe a base do chuveiro para verificar a altura do tubo de drenagem. Faça os ajustes necessários.

2- Quando a altura do tubo de drenagem estiver correta, você pode instalar o dreno na base do chuveiro primeiro ou colar o fundo no tubo e depois apertar o flange superior quando a base estiver no lugar.

3- Use massa de encanador ou silicone na flange superior do ralo do chuveiro. A arruela de atrito de papel e a arruela de borracha vão para o arremate do ralo de baixo da base

Use a cola apropriada ao colar o dreno no tubo: cola ABS para plástico preto e cola de PVC para plástico branco.

Dreno do chuveiro de base cerâmica 

Se você estiver instalando um dreno para uma base de chuveiro de azulejo, os encaixes de dreno serão colocados durante as primeiras etapas na construção na colocação dos azulejos. Os drenos de chuveiro com base de cerâmica  estão disponíveis em ABS, PVC e ferro fundido.

Os drenos do chuveiro têm um flange embutida que vai criar um membrana à prova d’água na base do chuveiro. Esse revestimento é a camada mais baixa de resistência à água e garantirá que tudo o que estiver sob a argamassa continue descendo pelo ralo e não vaze pela bandeja do chuveiro.

Os drenos do chuveiro têm três peças: um flange inferior, um flange intermediário e o encaixe do filtro.

1 – Após preparar e limpar a base do chuveiro, instale o flange inferior do dreno do chuveiro no tubo de drenagem, geralmente colando.




2-  Use a argamassa de espátula para criar uma camada  sólida para a base do chuveiro, inclinando-a 1/4 ″ por 30 cm das paredes até o ralo.

3 – O revestimento é então instalado sobre o piso e a flange na base do chuveiro. Use calafetagem de silicone para selar o revestimento no flange de drenagem. Apare o revestimento em torno da abertura do dreno.

4 – Insira o flange central do encaixe de drenagem sobre o revestimento e a abertura de drenagem, usando parafusos para prendê-lo ao flange inferior sob o revestimento.

5 – Conecte o conjunto do filtro de drenagem ao dreno, para que ele suba do revestimento cerca de 1 ½ ”.

6 – Agora você está pronto para o restante da instalação de azulejos. Normalmente, isso envolverá uma segunda camada de argamassa, depois o ladrilho cerâmico aplicado sobre a argamassa.

ralo de azuleijo

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.