Como fazer a madeira parecer rústica

0

Como fazer a madeira parecer rústica

Faça sua própria madeira estilo rústico para decorar sua casa ou jardim e adicionar um toque envelhecido. Use métodos simples para deixar madeiras novas parecerem envelhecidas, ou dar á madeira reciclada um aspecto mais rústico.

Use cores que dão a impressão de envelhecida, como mostarda, marrom, verde abacate e outras tonalidades.
Este aspecto não é difícil de alcançar com tinta, para dar uma aparência falsa em móveis de madeira o que dá aos objetos um toque rústico. Você pode criar uma variedade de objetos de madeira rústico que pode usar ou presentear aos seus amigos e familiares.

 

Madeira envelhecida

Se você quiser fazer que um pedaço de madeira nova pareça mais antiga e resistente, tem que dedicar-se algum tempo a envelhecer a madeira para dar-lhe uma aparência ligeiramente rústica.

Use pedras, correntes pesadas e até mesmo um martelo para bater a madeira e dar-lhe a textura de madeira velha. Você pode trabalhar a madeira nova usando uma lixa de grão grosso ou uma escova de fio de aço para deixar a superfície pronta antes de aplicar a tinta ou pintura no projeto terminado.

Queimando a madeira

Use uma tocha de propano para fazer marcas de queimaduras na madeira e adicionar um toque rústico. As bordas queimadas nas estantes e nas molduras de fotos, dá um toque envelhecido.

Adicionar manchas de queimaduras aleatórias nos quadros para parecerem mais autênticos numa decoração rustica. Lembrar que quando você usa tochas de propano você tem que seguir as precauções de segurança para evitar lesões. Como precaução, deixar as crianças e animais de estimações longe quando for usar a tocha.

Tingir a madeira

Aplique tinta para madeira usando um pincel de cerdas duro ou uma peça de lã de aço para dar um visual mais rústico. Você também pode considerar usar vários tons de tintas para criar um rústico muito atraente e interessante no seu trabalho em madeira.

Outra ideia é aplicar a tinta com uma esponja para dar uma textura adicional á sua peça de madeira.

Pintar a madeira – (Pátina e Decapagem)

Adicione um liquido ralo de cal nos armários de madeira, prateleiras ou até mesmo as pinturas de parede para conseguir esse efeito envelhecido.

Aplicar esse liquido com um pincel e usar um pano seco para remover o excesso.  Aplicar várias camadas até você conseguir o aspecto desejado tipo uma peça de madeira rústica.
Você também pode usar pinturas especiais que dará a madeira esse efeito envelhecido.

As tintas especificas para a técnica craquelê, você pode comprar em lojas de tintas, elas vêm com instruções completa sobre como criar o estilo que você quer. Ao usar pinturas craquelê considere experimentá-lo em um pedaço de madeira, e experimentar com diferentes tintas de base para ter certeza você vai ter o acabamento que você quer.

Como pintar

1 – Polir a madeira com lixa até a superfície ficar limpa e lisa. Em seguida, limpe-a com um pano suave para remover o pó.
2 – Pinte a peça inteira de madeira com duas demãos de primer. Deixe secar por duas horas.
3 – Aplique uma camada de base de uma cor clara no pedaço de madeira. Deixe a tinta secar por duas horas.
4 – Esfregue um pouco de cera aleatoriamente na madeira nas áreas que você deseja que parecem desgastados. Adicione cera ao redor da maçaneta da porta, bordas do objeto e perto da base, Isso impedirá a cor de pintura atenha-se a essas áreas.
5 – Pintar a cor superior sobre a peça inteira na madeira. Deixe a pintura secar. Se você quiser você pode aplicar no objeto uma segunda camada.
6 – Lixe o objeto levemente. Limpe a madeira com um pano úmido para remover a cera e resíduos de pintura, antes de mover ou usar o objeto pintado
7 – Cobre a peça inteira de madeira com selante transparente. Isso irá proteger o acabamento. Deixe o selante secar por durante 24hs

Veja AQUÍ : 5 Erros comuns cometidos ao pintar móveis

Share.

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.