Diferentes maneiras de afiar a corrente de uma motosserra

0

Uma motosserra é muito útil ter entre nossas ferramentas.

Pode ajudar-nos muito facilmente podar as árvores do nosso jardim, cortar qualquer tipo de madeira e principalmente para aquelas pessoas que têm um fogão a lenha em casa.

Esta ferramenta utiliza um motor que pode ser a gasolina ou eléctrico para impulsionar uma corrente com pequenas lâminas que, pela sua velocidade e força, cortam a madeira sem ter que fazer nenhum esforço, mas à medida que a usamos, como qualquer outra ferramenta. acaba perdendo o fio e tem que fazer a manutenção básica, afiar a corrente da motosserra.

A manutenção da corrente deve estar sempre em bom estado, visto que é imprescindível para seu uso, bem como manter o nível de óleo adequado ou encher o tanque de gasolina.

Tipos de corrente de motosserra

Dependendo do uso que você vai dar à sua motosserra, existem vários tipos de correntes. Por exemplo: correntes grossas para cortes difíceis em baixas velocidades, também  correntes projetadas para se mover com velocidade que incluem dentes para reduzir o movimento da motosserra.

Tipos de dentes de corrente de motosserra

As cadeias possuem diferentes tipos de dentes que variam de acordo com seu tamanho, forma, dureza e nitidez. Você deve verificar com as referências do fabricante o metal e a dureza dos dentes, a fim de realizar a tarefa de afiar citadas abaixo, adequadamente.

Tipos de afiados

Existem duas opções para afiar a corrente da motosserra, tanto manual como mecanicamente. Portanto, você deve levar em consideração esses tipos para escolher o que melhor se adapta à sua motosserra.

Uma das opções mais populares, especialmente em correntes básicas e motosserras DIY, é a afiação manual de correntes de motosserra.

Também podemos usar ferramentas de afiação de motosserra que tornam a afiação mais fácil. Esses tipos de ferramentas permitem afiar correntes muito duras com precisão e com a conveniência de não usar as mãos.

Afiar a corrente com uma lima

É muito simples, basta seguir os passos detalhados abaixo.

  1. Llimpe a corrente, usando uma escova, com gasolina ou algum tipo de solvente para remover os vestígios de lubrificante, use luvas para não ferir a pele das mãos.
  2. A primeira coisa que devemos fazer é fixar a lâmina da motosserra corretamente em uma mesa de trabalho, para que ela não tenha nenhum tipo de movimento.
  3. IMPORTANTE: A corrente deve estar bem tensionada para que ao passar a lima não se mova.
  4. Para cada corrente corresponde um diâmetro específico da lima.
  5. Se você não tiver certeza do diâmetro da lima a ser usada, pergunte na loja onde adquiriu a motosserra.
  6. Sempre marque o dente onde você vai começar a afiar,  com um marcador, caso contrário você não saberá qual foi o primeiro.-
  7. Coloque a lima em um ângulo de 25-30 graus, certificando-se de que ela esteja apoiada nos rolos de lixação.
  8. Basta passar a lima nos dentes cinco vezes.
  9. Certifique-se de sempre afiar para frente e em movimentos suaves, mas mesmo em força.
  10. Afie os dentes de um lado primeiro, depois vire a lámina da motosserra e comece a afiar a corrente pelo outro lado.
  11. Não se esqueça de marcar o primeiro dente.

Como afiar a corrente da motosserra com a máquina

É muito importante saber onde afiar corrente de motosserra, já que o ideal é fazê-lo em bancadas de afiação para evitar acidentes

Usar um moedor ou máquina para afiar a corrente é muito semelhante ao processo acima.

  1.  A primeira coisa a fazer é limpar a corrente usando os mesmos passos que já mencionamos.
  2.  O próximo passo é afrouxar os parafusos que prendem a caixa protetora e removê-la. Desmontar a corrente é muito fácil.
  3. Se você fizer com uma máquina, mas manualmente, você deve pegar o amolador de corrente e afiar dente por dente com muita calma e precisão, sempre marcando o primeiro dente.
  4.  Recomenda-se sempre fazer este trabalho com um ângulo de 25 a 30º.
  5. Depois de estabelecer o ângulo de afiação da corrente, o primeiro passo é colocar a corrente no trilho do afiador.
  6.  Ajuste os diferentes parafusos de controle para obter os ângulos de afiação adequados da ferramenta de corte.
  7. Certifique-se de que a corrente e o esmeril estejam na posição correta e prossiga para afiar suave e rápido, pois o esmeril consome as lâminas rapidamente, basta dar dois ou três golpes suaves em cada dente para obter bons resultados.

Quando devemos trocar a corrente da motosserra

Lembre-se de que, dependendo de como você usa a motosserra, os dentes da corrente se desgastam facilmente.

Correntes de materiais muito duros, como diamantes ou widia, podem ser encontradas à venda em lojas de bricolagem. Teoricamente, esses tipos de correntes não precisam ser afiados, mas, na prática, precisam ser feitos. Quando uma corrente não é mais afiada, é porque esses dentes atingiram sua capacidade máxima de afiação, ou seja, não podem mais ser afiados.

É neste momento que devemos mudar a corrente. Com o uso moderado, os especialistas recomendam trocar a corrente a cada 3 meses. A substituição é muito importante, antes de montá-la deve-se limpar bem a motosserra.

Dicas de segurança ao trabalhar

Como sempre, quando fazemos um trabalho DIY, nossa proteção vem sempre em primeiro lugar . A segurança é o mais importante .

Use óculos de proteção, desta forma evita que qualquer lasca de metal alcance seus olhos. Você também deve usar luvas para evitar acidentes com dentes afiados e cortes nas mãos.

Compartilhe

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.