Bateria – Cabo Positivo ou Cabo Negativo

1

Para instalar uma bateria nova no carro devemos ter certeza absoluta qual o cabo positivo e qual o cabo negativo. Se fizermos uma instalação errada será fatal para a bateria nova.

O primeiro passo é verificar se realmente a bateria necessita ser substituída. Algumas vezes  o problema está nos próprios cabos e por isso deve ser o primeiro a ser checado .

A maré não está para peixe e não podemos descartar uma bateria sem primeiro fazer alguns testes para saber se   realmente esta tem que ser substituída.

Veja aqui neste vídeo como identificar os cabos positivo e negativo

 Como limpar os cabos

Passo 1 : Encontre os Terminais de Bateria Vermelho (Positivo) e Preto (Negativo)

Cada bateria tem dois terminais de metal. Um é marcado como positivo (+), o outro como negativo (-). Há também cabos positivos e negativos no conjunto de cabos . O vermelho é positivo (+), o preto é negativo (-). Nunca conecte o cabo vermelho ao terminal negativo da bateria ou a um veículo com uma bateria descarregada.

Passo 2 : checar os terminais

Dê uma olhada nos terminais da bateria. Os terminais são os botões positivos e negativos que ligam os fios que vão para o alternador.

Algumas vezes pode ter uma acumulação de sulfato que corrói os terminais e isso pode ser o problema.

Utilizando um martelo, dê um toque suave nos terminais para ver se pode romper essa corrosão. Se isso não funcionar, faça uma mistura de bicarbonato de sódio e água e com uma escova de dente e tente remover essa crosta.

Feito isso você também vai precisar de retirar os terminais e limpar a área de contato com a bateria. Depois desta limpeza sua bateria pode estar boa.

Quando o problema é da Bateria

Se sua bateria apresenta rachaduras , não tem opção. esta deve ser  substituída por outra.

Se depois de uma carga de no mínimo 12 horas seu carro não dá sinal de vida, também é um sinal forte que deve ser substituída a bateria.

Gostou? Compartilhe!

1 comentário

  1. Avatar

    Bom dia.
    Vocês deixaram de comentar o mais importante, é que o cabo a ser ligado primeiro é o negativo e ao desligar a bateria o primeiro a ser retirado é o positivo, então para gravar mais fácil o positivo sempre será o cabo que não estará conectado antes de ligar ou desligar o negativo.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.