Cochonilha (Icerya purchasi) – Praga de plantas

5

Neste artigo vamos falar sobre uma das pragas mais comuns do nosso jardim que atacam sem dó nossas plantas.

A COCHONILHA  é um Inseto hemíptero da família dos coccídeos, muito perniciosos ás plantas cultivadas. Se alimenta de muitas plantas lenhosas, sobretudo de citros e plantas ornamentais. Este insetos infestam os ramos e galhos

Reprodução da cochonilha

Estes insetos são hermafroditas e quando se transforma em adulto, fica imóveis no mesmo lugar, grudado na  planta, por uma secreção de cera e produz uma bolsa com nervuras para depositar os ovos que podem conter centenas deles de cor avermelhada e são

Danos que as cochonilhas causam na planta

  • Se alimentam da seiva da planta cravando com seu bico chupador sobre as folhas, ramos e frutos, o que pode reduzir seu crescimento e causar deformações e amarelar as folhas
  • Segregam um melaço sobre o qual multiplicam diferentes fungos e enegrece as folhas causando mais danos a planta porque reduzem a fotossíntese causando uma diminuição na produção.
colchonilla

Através da luz se nota os buraquinhos na folha feito pelo bico sugador deste inseto. Estes insetos atacam todas as partes da planta.

Controle da cochonilha:

→ Eliminar as partes infestada

→  as plantas que estiverem em algum local móvel (vasos, cochos etc.) move-las a um local mais fresco e com muita luz. Esta praga desenvolve em local seco e cálido.

→  insetos difíceis de combater porque tem um escudo em volta do corpo que os protege de inseticidas. Em plantas de interior podem passar um cotonete ou pincel embebido com álcool metílico. Isso vai  mata-las quase que instantaneamente sem fazer nenhum mal a sua planta

→  tratamentos químicos: para ser eficazes deve ser dirigido contra as larvas, que são mais sensíveis que os adultos. Regra geral:  podem ser feitas duas aplicações preventivas. A primeira quando comece a época seca e cálida  do ano (o mês depende de cada região do país) e a segunda cerca de 3 semanas depois.

→  Uma vez detectada as cochonilhas, fazer 2 a 3 tratamentos com intervalos de 15 a 20 dias, com inseticida específico para estes insetos.

→  Uso de inseticida para esse inseto, deve ser aplicado um fungicida para combater a fumagina (capinodium  elaeophilum) que é um fungo que aparece logo depois da infestação da cochonilha fazendo que as folhas tenha uma cobertura fina de cor preta , o que dificulta a fotossíntese e leva a planta a morte.

folha repleta de fungos fumagina

A fumagina aparece porque a cochonilha segrega uma cera que facilita o ataque deste fungo

 Combate  Natural Contra Cochonilha

A-  Combate direto feito com as conhecidas e adoradas Joaninhas 

joaninhas atacando uma infestação de cochonilha

B-  Solução para plantas pequenas:

1) água e álcool

  1.     Misture 1/2 litro de água (50%) com 1/2 litro de álcool (50%)
  2.     Utilizar um pincel macio ou um cotonete e passar em cada bichinho ….essa solução não afeta sua planta.

2) água e sabão de barra neutro

  1. Dissolver 60 gr. de sabão neutro em barra ou sabão caseiro em 5 litro de água. (dissolve melhor em água quente).
  2. Deixe esfriar e pulverizar 1 vez por semana

C- Solução para  plantas maiores ou árvores

mulher pulverizando plantas1 ) Calda de fumo

  •   60 gr. de fumo de rolo +
  •  1/2 litro de água +
  •  1/2 litro de álcool

Pique o fumo e deixe de molho (macerar) nesta mistura de água e álcool por 15 dias e coar. Dissolva 100 gr de sabão em barra neutro em 10 litros de água e junte com o macerado de fumo. Pulverizar 1 vez por semana.

2)  Calda de alho

  • 8 dentes de alho picadinho
  • 250 ml de álcool

Jogar o alho picado dentro do álcool e deixar macerando, tampado na geladeira por 2 semanas. Quando for usar, sacar 1/5 (50 cm 3) desta mistura e diluir com 1 litro de água com sabão (olhar a receita acima). Pulverizar nas plantas. Tem um cheiro muito forte. ( muito bom também para pulgões e aranha vermelha).

Gostou? Compartilhe!

5 Comentários

  1. Avatar
    Agazi Monteiro Reis em

    Gostaria de saber o pq estas pragas aparecem, cochonilas brancas, c carapaças e pulgão preto. Mhs folhagens estao cheias delas e as árvores frutiferas pulgoes pretos. Comentario q já postei isto. Acredito q n só qdo fiz a pesquisa coloquei o q estava querendo saber. Mas no comentário foi a primeira vez. Obrigada.

    • Assim Que Faz

      O aparecimento e a proliferação de pragas podem ser causadas por diferentes causas, geralmente causadas por más práticas no jardim ou horta.
      – solo Pobre e / ou contaminado
      – O uso abusivo de fertilizantes químicos ou naturais e pesticidas
      – Excesso de umidade ou seca
      – Escolha de variedades não adaptadas ao terreno ou ao clima do local.

  2. Avatar
    Agazi Monteiro Reis em

    Gostaria de saber o pq estas pragas aparecem, cochonilas brancas, c carapaças e pulgão preto. Mhs folhagens estao cheias delas e as árvores frutiferas pulgoes pretos.

  3. Avatar
    Sonia Maria Borba de Souza em

    Mt bom gostei mt,estou com o coração partido, coleciono suculentas estou perdendo quase tds com essa praga. Obrigada pelas dicas.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.