Como Fazer uma linda fogueira de concreto

4

Não existe nenhuma dúvida que estar perto do fogo é usufruir de momentos únicos onde tudo ao redor parece dançar junto com as chamas do fogo. E porque não ter esse privilégio bem no seu jardim? Foi pensando nisso que Chris do blog MAN MADE se inspirou  para fazer do seu projeto uma realidade.
Essa foqueira de congreto pode ser a peça central no seu jardim. Completamente personalizada, usando o concreto como material básico e umas pedras decorativas para dar um toque bem rústico. Este projeto é acessível com o concreto que é super resistente e fica com uma aparência super elegante e moderna. É portátil,  robusto e usa o gel combustível tornando-se possível obter fogo super rápido.

Você vai precisar

  • Concreto
  • Um recipiente para o lado externo do molde (36cm de diâmetro)
  • Um recipiente para o interior do molde  (30 cm de diâmetro)
  • Spray antiaderente  (para untar os recipientes para não grudar)
  • Balde grande para fazer a mistura
  • Espátula
  • Lixa de grano fino e grosso
  • Combustível gel
  • Pedras decorativas (pode ser pedras de mar)
  • 1 grelha (ou malha de aço)
  • Equipamento de proteção para trabalhar com o concreto como: óculos de proteção, luvas, máscara de pó.

Assim Que Faz

Esse projeto depende de 2 fatores: encontrar o material adequado e trabalhar com segurança, sempre! Portanto mãos à obra!
1 – Colocar o recipiente menor por dentro do maior para ver a espessura que vai ficar seu bojo.
2 – Trabalhar com o concreto não é difícil mas exige certos cuidados. É um material pesado e pode ficar bem dificil de misturar grandes quantidades. Também é importante usar o equipamento de segurança e trabalhar em ambientes abertos e ventilados.
máscaras de proteção
3 – Pulverizar o molde com spray antiaderente  (se tiver óleo vegetal também serve). Uma camada fina já é suficiente.
spray antiaderente
4 – Em seguida fazer a mistura do concreto. É dificil dizer a quantidade porque vai depender do recipiente que você escolheu para molde. Mas é preferível fazer a mais para não ter que
fazer correndo caso falte. Para fazer a mistura siga as instruções do fabricante.
fazendo a massa
5 – Utilize a espátula para ir colocando o concreto no recipiente exterior. Vá preenchendo e conferindo com o molde interior se está encaixando adequadamente. Não tem problema em tirar e colocar o molde interior várias vezes para ir checando, mas fique atento para não perder todo o óleo antiaderente.  Se for o caso limpe o reciente e aplique o spray novamente.  Concreto posto, coloque um peso sobre o molde interior para mantê-lo firme no lugar.
fazendo o molde
Alguns detalhes que deve-se levar em conta:
  • Quando colocar o molde interior, certifique-se que está centrado para o bojo ter uma espessura uniforme por toda a volta.
  • Mantenha a borda bem plana para um acabamento simétrico.
  • Ajuste o peso para ter uma estrutura grossa o suficiente para ser forte. Você tem que ter certeza que haverá espaço suficiente, no interior do bojo, para colocar as latas de combustível gel abaixo da grelha.
Um truque para ter uma superfície super lisa é usar alguma ferramenta a motor para vibrar o molde e remover qualquer bolha de ar que possa ter no interior do molde. A foto é de uma serra sem lâmina mas qualquer ferramenta eletrica vai funcionar. Deixar curar/secar de acordo com as intruções da embalagem. O normal seria umas 48horas.
prendendo o molde
6 – Passado esse tempo, retire cuidadosamente do molde. Umas batidinhas de leve com martelo de borracha já é suficiente. Primeiro retire o molde interior e em seguinda libere o molde externo. Cuidado que já deve estar bem pesado!
soltando a massa
7 – Hora de lixar. Use a lixa grossa (60-80) de dê uma arredondada nas bordas. Cuidado porque vai gerar muito pó e deve-se usar a máscara de proteção.
lixando
8 – Com a lixa fina (220) dê uma passada geral somente para retirar irregularidades e alisar.
lixando

MONTANDO A FOGUEIRA

9 – Por fim chegou a grande hora. Levar sua fogueira personalizada para o jardim e colocar as latas de combustível gel dentro.
fogareiros dentro da fogueira
10 – Coloque a grelha por dentro. Se não encontrar uma que encaixe com perfeição, você pode cortar uma de maior tamanho com uma sequeta ou até mesmo fazer uma com uma malha de aço. Simples!
grelha sobre o fogareiro
11 – Depois cubra a grelha com as pedras decorativas. Existem umas pedras de mar que são super lindas e super resistentes ao fogo e que não vão explodir com o uso prolongado. Portanto é conveniente que você use estas pedras adequadas para sua fogueira.
fogueira acessa

ACENDER!

É ou não é uma ótima opção para passar noites lindas e especiais?!
fogo
varios ángulos da fogueira
Fotos: Manmadediy
Share.

4 Comentários

  1. Avatar

    Uauuu!! Amei a receita para fazer essa fogueira. Se for usar lenha é melhor usar o concreto refratário ou será que o concreto comum suporta a temperatura?

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.