Como medir o pH com o repolho roxo

0
A repolho roxo contém um indicador de pH natural que muda de cor de acordo com a acidez da solução.Neste tutorial, vamos usar o suco de repolho roxo como indicador de pH para testar líquidos domésticos comuns e determinar seus níveis de pH.
O repolho roxo possui um pigmento que se chama FLAVINA que tem a capacidade de mudar de cor dependendo do nivel de pH  e com essa mudança de cor você será capaz de identificar com sucesso o índice aproximado de pH do líquido em questão. A  flavina é um pigmento solúvel em água também encontrada na casca da maçã, das ameixas e uvas.
A escala de pH varia de 0,0-14,0 que é a mensuração de acidez e alcalinidade. Soluções muito ácidas  fazem que a solução de repolho roxo fique com uma cor vermelha, soluções neutras  indica uma cor púrpura, e soluções básicas  indica  uma cor amarelo-esverdeado. Veja a tabela abaixo:
nível de ph

Você vai precisar

  • repolho roxo, liquidificador,peneira e água1/4 de Repolho Roxo
  • 250 ml de agua ( ou menos)
  • Faca
  • Peneira
  • Liquidificador

Assim que faz o “concentrado” de Repolho roxo

1- Cortar o repolho em pequenos pedaços.Colocar no liquidificador e adicionar água.  Quanto menos água melhor para obter um suco bem concentrado.
cortar repolho roxo
2- Triturar até ficar líquido.Peneirar todo o suco e espremer bem a polpa. O que nos interessa é apenas um líquido concentrado.
triturar e coar suco de repolho roxo
3- Suco preparado, podemos fazer o teste de pH
suco de repolho roxo

Como medir o Ph usando o concentrado de repolho roxo

Neste tutorial vamos testar um sabonete artesanal recém-feito e um que já está curado a mais de 40 dias para saber  a diferença de alcalinidade entre eles e com isso podemos saber se está apto para usar na pele.
1 – Colocar algumas gotas no sabão que deseja saber o nível de pH e esperar uns 10 a 15 minutos. Podemos notar que o líquido vai mudando de cor de acordo com o nível de pH do sabonete
Compare o resultado dos dois sabonetes na tabela abaixo:

conclusão:

O sabonete recém-feito tem um um índice de alcalinidade elevado – pH 12 –  portanto não está apto para uso.
O sabonete curado tem um pH entre 8 e 9 e portanto é apto para ser usado.
ATENÇÃO: Essa solução de repolho roxo pode manchar sua roupa, por isso é uma boa idéia usar um avental ou um dialeco quando for manusear esse indicador de pH. Caso manche a roupa, use um removedor de manchas e lave com água fria.
Veja o video abaixo de como preparar a solução de repolho roxo

 

Share.

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.