Como melhorar a qualidade da água da sua casa

0

Várias questões podem contribuir para mudar a cor e o gosto da água da torneira da sua casa.  A maioria dessas causas estão relacionada diretamente a problemas sua casa ou “acontecimentos ” na sua cidade.

A água da torneira pode conter uma variedade de produtos químicos prejudiciais e bactérias que não são filtradas corretamente. Portanto, é importante ter um sistema de água limpa e pura em nossa casa.

 

Existem vários sistemas que podem ser usados para garantir que você tenha um abastecimento de água limpa e felizmente você mesmo pode tomar medidas para melhorar a qualidade da água potável independente de onde você mora.

A água da cidade

Se você vive numa área onde é fornecida água dura ou água muito calcária  no qual contém um alto nível de minerais, em particular sais de magnésio e cálcio, então você poderia se beneficiar de ter um sistema de filtração instalado na sua casa para “amaciar” essa água. Esse filtro vai retirar ou substituir esses metais pesados  e com isso melhorar e muito a qualidade desta água.

Água de poço artesiano ou cisterna

O primeiro passo para melhorar a qualidade da água do seu poço é fazer uma analises completa para saber se existe qualquer tipo de contaminantes.  Se você descobrir qualquer tipo de desequilibrio químico existe tratamentos de água que podem fazer a diferença.

Se a água está limpa você deve procurar por outros fatores como por exemplo: vazamentos ou fendas.Verifique minusiosamente a bomba e o revestimento do poço por fendas ou vazamentos. Eles podem ser a causa da  água contaminada deixando sujeiras e sedimentos entrarem em contato com a água. Contratar um profissional pode garantir que você  faça adequadamente o conserto.

água jorrando num poço artesiano

 

Sistemas de filtragem de água

Independente  se você é abastecido por água da cidade ou do poço artesiano no quintal da sua casa, um sistema de filtragem de água pode remover impurezas e melhorar o gosto.

O custo desta água filtrada depende totalmente da sua escolha. Pode ser um filtro baratinho deste que colocamos  diretamente nas torneira  ou pode custar muito mais  se você decide por um sistema de filtragem para a casa inteira.

Portanto, o primeiro passo para melhorar a qualidade da água da sua casa é descobrir qual sistema de filtragem da água funcionará melhor para sua casa.

Filtros de casa inteira

Estes filtram toda a água da casa inclusive dos chuveiros e da lavanderia. Normalmente estes purificadores de água para a casa inteira são instalados na tubulação principal da casa e podem ter incluído um pré filtro. Na maioria dos casos estes filtros devem ser instalados por encanadores profissionais.

Filtros de pontos de entrada

Se geralmente sua água é boa mas algumas vezes apresenta uma cor, cheiro e sabor desagradável, então um purificador instalado na linha de abastecimento da água fria  em locais pontuais pode ajudar. Estes filtros geralmente são menores e podem ser instalados por você mesmo se possui um pouco de  conhecimento de encanamento usando somente um cortador de tubos e uma chave inglesa. Alguns purificadores podem ser instalados diretamente na torneira da cozinha.

filtro de água instalado no jardim

 

Sistemas de Osmose Reversa

Os sistemas de osmose reversa geralmente são instalados na pia, mas modelos de torneira também estão disponíveis. Estes funcionam passando a água através de uma série de películas que removem bactérias, sedimentos e poluentes. O oxigênio e alguns minerais que ocorrem naturalmente ficam para trás, permitindo o bom paladar de água potável.

Pela complexidade do sistema o melhor é ser instalado por um profissional, mas você precisará substituir os filtros  de tempos em tempos com uma programação regular.

Destilador

Esses sistemas removem todas as impurezas da água, incluindo minerais e oxigênio. Eles aquecem a água para criar vapor que depois  condensam em água pura. Os destiladores não são tão difíceis de instalar e muitos proprietários poderão conectá-los sem contratar um profissional.

Você até pode fazer um destilador caseiro usando materiais reciclados. Veja este vídeo aqui.

Se você tiver dúvidas ou tem certo receio sobre a qualidade da sua água potável, é melhor testá-la imediatamente e beber apenas água purificada, engarrafada ou fervida até ter certeza de que é completamente seguro de consumir.

Mas se suas dúvidas é puramente cosmética e não propriamente riscos de saúde, então mudando a tubulação, checando sua cisterna e considerando um sistema de filtragem ou purificação de água pode ajudá-lo a obter água limpa e fresca.

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.