Como recarregar a bateria do carro usando outro carro

0

Muitos de nós já passamos por isso. Está chovendo fora e sua bateria não dá partida. Independentemente de você ser a pessoa presa ou o bom samaritano ajudando, você deve garantir que essa recarga esteja sendo realizado corretamente.

Há muita engenharia moderna que entra no sistema elétrico de um veículo. Alternadores, baterias e muitas outras peças que garantem que seu carro dê partida  na primeira tentativa e continue ligado. Quando tudo está funcionando corretamente, essas partes são dificilmente perceptíveis, mas quando algo dá errado, sua importância se torna muito mais clara.


 

De um modo geral, arrancar o carro com cabos ou um carregador de bateria é uma maneira segura e fácil de ligar rapidamente uma bateria descarregada. Há toneladas de histórias de explosões de baterias e danos que acontecem a veículos depois de tentar arrancar o carro de uma maneira imprópria, estes são na maior parte falsos. Entretanto, sempre haverá um certo nível de risco para os veículos, especialmente quando os cabos não são usados adequadamente.

Alguns veículos têm suas baterias armazenadas em lugares estranhos. Por exemplo, certos veículos têm baterias instaladas na roda ou no porta-malas. É incomum, mas acontece. Esses veículos normalmente exigiriam o uso de um bloco de junção.

Os condutores de veículos híbridos geralmente devem evitar carregar a bateria usando a de outro veículo. Muitos híbridos têm uma bateria auxiliar de 12 volts, usando-a para esse carregamento, um veículo pode esgotar-lo  até o ponto em que o veículo não pode dar partida.

Os cabos devem ser conectados primeiro à bateria do veículo doador e, em seguida, à bateria descarregada. O positivo deve sempre estar conectado positivo e negativo deve estar conectado ao negativo. Conectar os cabos de maneira errada pode produzir algumas faíscas de aparência assustadora e ambas as baterias podem ser danificadas.

Assim que faz a recarga da bateria usando outro carro

1- Colocar o carro auxiliar ao lado  ao carro que está com a bateria arriada.

2- Certifique-se que os 2 carros estão desligados.

3- Coloque os carros em ponto morto e acione o freio de mão firmemente para que o carro não possa se mover

4- Averiguar quais são os polos negativos e positivo de cada bateria, de cada veiculo.

sinal (+) ou indicador de cor vermelha para polo positivo

sinal (-) ou indicador de cor preta para polo negativo

ATENÇÃO:

a) Assim que começar os próximos passos, não encoste a parte metálica das pinças uma com a outra.

b)  É extremamente recomendável usar óculos de proteção como prevenção para qualquer eventualidade que possa passar.

Apesar de ser uma tarefa simples de realizar, lembre-se que estamos lidando com transmissão de energia e temos que estar atentos.

RECARREGANDO A BATERIA

1 – Para realizar esta tarefa, você vai necessitar dos dois cabos para transmitir energia de um carro para outro. O positivo (vermelho) e negativo( preto).

2 – Conectar a pinça do cabo negativo ( preto) no polo negativo da bateria do carro doador (sinal -)

3 – Conectar a pinça da outra extremidade do cabo preto no polo negativo ( sinal -)  da bateria do carro descarregado .



4 – Conectar a pinça do cabo positivo ( vermelho) no polo positivo da bateria do carro doador ( sinal +)

recarregar bateria 5 – Conectar a pinça da outra extremidade do cabo positivo ( vermelho) no polo positivo da bateria do carro descarregado ( sinal +)

6 – Depois que conectamos os cabos, vamos ligar o carro doador, o carro que vai passar energia da sua bateria para a bateria do carro que está arriado.

7 – Depois de uns 5 minutos que o carro auxiliar está passando energia para o carro arriado, vamos ligar o carro arriado para ver se já está um pouco “alimentado”. Pode fazer isso com o carro doador ligado.

8 – Depois que a bateria do carro arriado deu “sinal de vida”, com os dois carros ligados,  retiramos  com muito cuidado a  pinça vermelha (polo positivo ) do carro que estava antes arriado.

recarregar bateria9 – e também retiramos a pinça preta ,deste mesmo carro .

10 – ATENÇÃO!!!!!!   NÃO ENCOSTAR UMA PINÇA NA OUTRA!!!  LEMBRE-SE  QUE A OUTRA EXTREMIDADE DOS CABOS AINDA ESTÁ CONECTADA AO OUTRO CARRO QUE ESTÁ LIGADO!!!

11 – Desligar o motor do carro auxiliar e retirar as pinças deste carro também.

12 – Deixar o carro que estava com a bateria arriada funcionando uns 3 minutos e depois desliga . Volte a ligar para ver se essa pequena carga que foi dada seja suficiente para a bateria ter recuperado alguma carga. Se o carro funcionar é ótimo sinal, isso significa que a bateria está boa e só precisava de uma carga extra. Se o carro não funcionar,  repita o processo novamente e deixe carregando por mais tempo.

Se na segunda tentativa o carro não funciona é sinal que a bateria do seu carro está realmente morta e necessita ser trocada.

recarregar bateria

Share.

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.