Como remover manchas de óleo das roupas Fácil

0

Quando você trabalha com óleos, pode acabar com muitas manchas de respingos por toda a sua roupa. Portanto, saber como remover manchas de óleo da roupa é uma obrigação, mesmo que as manchas já estejam definidas!

Manchas de óleo são fáceis de fazer e (felizmente) tão fáceis de remover. Este guia passo a passo fornece instruções para retirar o óleo de suas roupas limpas, delicadas e cotidianas.

Manchas de óleo nas roupas: dicas gerais

Aja rapidamente.

Quanto mais rápido você começar a trabalhar em uma mancha, mais fácil será remover. Até algumas horas podem fazer uma grande diferença, e esperar alguns dias para tratar uma mancha de graxa pode ser desastroso.

Leia a etiqueta de cuidados com a roupa primeiro.

Antes de fazer qualquer coisa, sempre verifique primeiro o que o fabricante de roupas aconselha. Geralmente, a água quente é melhor para remover manchas de óleo, mas primeiro, verifique se a água quente não danifica o tecido, verificando as instruções na etiqueta da roupa. Tome cuidado ao manusear água quente para evitar ferimentos.

Nunca ponha a roupa para secar antes de remover uma mancha de óleo.

O calor elevado do secador de roupa fará com que uma mancha de óleo fique no tecido; portanto, verifique cuidadosamente suas roupas antes de colocá-las na máquina de secar roupa.


Limpe a mancha suavemente primeiro para remover o excesso de graxa.

Use um lenço de papel ou uma toalha de papel ou um cotonete e pressionar suavemente com os dedos a mancha nos dois lados do tecido. Não esfregue a mancha – apenas absorva o excesso de óleo.

Como limpar uma mancha de óleo nas roupas do dia a dia

Para roupas cotidianas e não delicadas, existem vários remédios caseiros fáceis que podem ajudá-lo a remover manchas de graxa.

1 – O sabão para lavar a louça retira a gordura nos pratos mais sujos. Portanto muitas pessoas o recomendam para remover as manchas de óleo  nas roupas do dia a dia. Use água quente e de preferencia use um sabão para lavar louça incolor. Cubra a mancha com sabão para lavar louça e use uma escova de dentes velha.  Esfregar o sabão suavemente com movimentos circulares sobre a mancha.

mancha de oleo na roupa

Roupa manchada de óleo e sabão líquido sobre cada mancha de óleo.

Em seguida, retire o sabão com vinagre ou água quente. Se a mancha persistir, pode ser necessário repetir essa mesma operação: cobrir a mancha com sabão e retirar com vinagre ou água quente.

Depois que a mancha tiver sido visivelmente removida,  jogue a roupas na máquina de lavar e lave-a com a temperatura mais elevada,  de acordo ( claro ) com as instruções na etiqueta da roupa.

Sabão líquido bem esfregado nas manchas e a roupa completamente limpa

Como limpar manchas de óleo nas roupas delicadas

Tecidos delicados podem ser danificados se você esfregar uma mancha. Felizmente, aqui estão algumas dicas úteis para ajudá-lo com suas roupas mais delicadas.

1 – Uma boa solução é cobrir totalmente a mancha com talco, talco de bebê ou amido de milho.

2 – em seguida, Deixe a roupa ficar assim em um local quente (mas não sob calor direto) por algumas horas ou mesmo durante a noite. A temperatura quente fará com que o pó absorva o óleo do tecido.

3 – Escove o pó. Se a mancha de graxa ainda estiver lá, repita o processo.

4 – Depois, lave as roupas de acordo com a etiqueta da roupa.

Como remover o óleo das roupas que exigem lavagem a seco

Se sua roupa precisar de lavagem a seco, é recomendável levá-la a uma lavanderia o mais rápido possível.

Antes de chegar à lavanderia, tente borrifar a mancha primeiro com um absorvente (talco, talco de bebe ou amido de milho). Isso pode facilitar a remoção da mancha na tintoreria – ou pode remover a mancha completamente, economizando uma viagem á lavanderia.

As dicas acima devem facilitar a remoção de manchas de óleo após um acidente – mantendo suas roupas parecem frescas e impecáveis, e seu regime de lavanderia é tranquilo.


Outra maneira natural de remover óleo/gordura/graxa das roupas

Por que a gordura gruda nas roupas e se recusa a sair?

Como a graxa é lipídica e insolúvel em água, é mais difícil sair do que a maioria das outras manchas. Um ciclo médio da máquina de lavar a roupa não vai funcionar, porque a graxa se agarra às fibras do tecido. A resposta – uma atenção dobrada em forma de um pré-tratamento (não se preocupe, não é complicado e nem caro)!

Nesse caso, o bicarbonato de sódio tira e afasta a mancha do tecido e o sabonete líquido retira o resto que ficou. O Surfactante no detergente é a chave quando você precisa remover manchas de graxa. Estes afetam diretamente nas ligações de hidrogênio da água de uma maneira que lhe permite cortar completamente as manchas de graxa e leva-las embora com a água.

Você vai precisar

  • Bicarbonato de sódio
  • Uma escova de dentes
  • Sabão para louça
  • Um pedaço de papelão ou toalha escura que você não se importa de transferir a mancha para ela

Assim que faz

1 – Esticar a roupa em uma superfície plana

2 – Coloque o papelão ou a toalha velha embaixo da mancha.

3 – Se a mancha estiver fresca e ainda não tiver passado pela lavadora e secadora, polvilhe com bicarbonato de sódio sobre a graxa. Se estiver seco, despeje bastante detergente na mancha para cobrir bem. Deixe o bicarbonato de sódio ou o detergente na roupa por cerca de 5 a 10 minutos.

4 – Use uma escova de dentes para esfregar o bicarbonato de sódio ou o detergente na mancha. Esfregue bem ! (cuidado para não danificar o tecido).

mancha de óleo com bicarbonato de sódio

5 – Se sua mancha estiver fresca, você notará que o bicarbonato de sódio está mudando de cor. Raspe a primeira rodada de bicarbonato de sódio e aplique mais.

6 – Repita o processo até que o bicarbonato de sódio não fique mais marrom. Ele fica marombarias porque está “sugando” o óleo da roupa.

7 – Se sua mancha estiver fresca, agora é a hora de adicionar detergente (se a mancha ainda estiver lá). Se a mancha é antiga, polvilhe bastante bicarbonato de sódio sobre o detergente para cobrir a área manchada.

8 – Esfregue novamente com a escova de dentes.

9 – Deixe a mistura atuar por 10-15 minutos.

10 – Lave as roupas normalmente, usando a água mais quente que o tecido permitir ( leia instruções na etiqueta da roupa). Algumas roupas de algodão tendem a encolher em água quente; portanto, use seu bom senso, dependendo do tipo de roupa que estiver manchada.

11 – Verifique se a mancha desapareceu antes de secar a roupa.

Dicas do ASSIM QUE FAZ

→ Use um avental protetor quando estiver trabalhando com gorduras, óleos ou graxa. Isso protegerá suas roupas e evitará mais manchas nas suas roupas!

→ remover a mancha de óleo o mais rápido possível. Deixa-la secar e endurecer, tornará mais difícil remover estas manchas das roupas.

→ Sempre tente primeiro um método de remoção de manchas em uma pequena parte da roupa. Embora o bicarbonato de sódio e o sabão para lavar louça devam ser seguros para o algodão, é sempre melhor ter certeza.

→ você tiver uma enorme bagunça nas mãos e graxa estiver além das suas roupas, o Reader’s Digest terá algumas dicas para remover manchas de graxa de todos os tipos de superfícies.

Assim de fácil !

Não há mais necessidade de se preocupar em remover manchas de óleo, gorduras ou graxa – nem mesmo em remover manchas de graxa do algodão! Claro, leva um pouco de tempo, mas o que você vai precisar  provavelmente já estão em sua casa.

Pode ser que você tenha tentando remover alguma mancha de óleo que não teve um final feliz, mas agora você sabe que é possível ter essa roupa de algodão parecendo novíssima novamente!

 

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.