Cuidados básicos para trabalhar com eletricidade

0

Para trabalhar com eletricidade, é preciso conhecer minimamente os princípios, causas e efeitos de elétrica, afinal, ela pode causar sérios riscos pessoais para quem não toma os devidos cuidados.

O perigo existe porque, apesar de não ser um excelente condutor de eletricidade, nosso corpo apresenta algumas características de condutor. Sendo assim, quando uma corrente passa através do corpo humano, sentimos o chamado “choque elétrico”. A intensidade desse choque varia de acordo com a frequência, o percurso e a intensidade da corrente, além de alguns outros fatores.

Todo mundo sabe que levar um choque não é nada agradável. Mas, dependendo da intensidade, o choque pode gerar formigamento, queimadura e até morte! A grande maioria dos choques pode ser evitada, pois é causada por uma condição insegura de instalação elétrica ou desconhecimento dos cuidados necessários para trabalhar com eletricidade.

Portanto, uma série de medidas precisa ser tomada ao iniciar esse tipo de trabalho.

Utilize roupas e equipamentos de proteção

Em primeiro lugar, nunca fique em contato direto com o solo ou com estruturas aterradas. Utilize equipamentos de proteção, como luvas e óculos, além de calçados com sola de borracha, tapetes de borracha ou qualquer outro material que funcione como isolante térmico.

Água é condutora de Eletricidade

Lembre-se que a água também conduz eletricidade. Assim, nunca realize esse tipo de serviço com roupas molhadas. Além disso, mantenha todos os aparelhos elétricos longe de pias, banheiras e superfícies molhadas. Até mesmo se eles tiverem desligados, é possível levar um choque ao relar neles. Tome cuidado também ao lavar esses aparelhos: verifique nas especificações de uso se ele pode ser lavado.

Aparelhos Elétricos certificados

Por falar nisso, preste muita atenção no uso dos aparelhos elétricos. Uma simples furadeira pode causar choque, queimaduras e até um incêndio! Tenha cuidado na hora de comprar e usar ferramentas elétricas: no momento de escolher a ferramenta, verifique se ela tem uma etiqueta que comprova que aquele produto passou por testes de laboratório (como a etiqueta do INMETRO, por exemplo). Na hora do manuseio, leia com atenção o manual e siga as instruções do fabricante. Em caso de dúvidas, procure um eletricista habilitado para resolver o problema.

desenho de criança tendo um Shock elétrico

Gambiarra e Eletricidade não combinam

Acima de tudo, seja responsável. Não trabalhe com pressa e esqueça os “jeitinhos” e improvisos! Ao se deparar com fios sem saber se estão ligados à rede elétrica, evite tocá-los, principalmente se eles estiverem desencapados. Sempre que for fazer algum reparo nas instalações de casa, desligue a chave geral. Por fim, não coloque muitos aparelhos na mesma tomada e redobre todos esses cuidados se houver crianças na residência.

Prevenir é melhor que remediar!

Seguindo todas essas dicas e prevenções, você estará livre dos maiores perigos que ocorrem no trabalho com eletricidade. Mas, caso você esteja próximo a alguém que está levando um choque, não toque na vítima e nem se aproxime do objeto que está causando choque. Desligue imediatamente a eletricidade, ou interrompa o contato da pessoa com o objeto utilizando algum material isolante. Depois, a vítima deve ser encaminhada para um médico.

Portanto, tenha sempre em mente que o uso da energia elétrica de forma correta e segura traz benefícios para o meio-ambiente, melhora nossa qualidade de vida e reduz a conta de luz. Tenha sempre consciência dos seus atos, afinal, eles podem custar até sua vida.

Share.

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.