Dicas simples sobre como limpar um colchão

0

Dicas simples sobre como limpar um colchão

Poder dormir é a chave para ter energia. Nos faz sentir confortáveis em nossos espaços.  Mas claro, necessita uma manutenção e limpeza. Então como se pode limpar um colchão?

Normalmente temos um colchão o mais cômodo possivel porque queremos descansar. Não queremos privarnos do sono por estar em colchão que não seja confortável ou que esteja sujo. Não importa o novo que está, mas sim a higiene que se encontra.

O que suja o colchão

Os  fatores externos são os que mais afeta um colchão e o principal agente que faz isso é o pó. Depois da poeira, podemos dizer que o suor também o contamina. Mas podemos perceber que as manchas também são causas bastantes frequentes.

Como limpar um colchão com urina

A primeira coisa que devemos fazer é remover os lençóis. Depois, removemos os protetores que temos e os lavamos. Não deixe que fique no colchão por muito tempo, a urina pode deteriorá-lo.

Para se livrar da urina do colchão, adicione 1 litros de água fresca em um balde e, em seguida, adicione 250 ml ( 1 copo) de vinagre branco. Esfregue essa mistura sobre a mancha e deixe secar.

Se a mancha estiver seca, aplique bicarbonato de sódio em pó sobre a mancha e cubra com filme plástico por 8 horas. Depois deste tempo, remover o plástico e remover o pó. Agora, se não der resultados, misture água oxigenada (10V) com 240 gramas de bicarbonato de sódio até formar uma pasta grossa e aplique sobre a mancha. Deixe atuando por 2 meia hora e seque.

limpando colchão

Como limpar um colchão com suor

Todos nós suamos, alguns mais, outros menos.  Em verões quentes, febre ou dor intestinal podem causar suores. Por isso uma limpeza periodica é mais que aconselhavel.

∗ Assim que faz:  Prepare uma mistura em um balde com amônia, água e sabão líquido neutro em partes iguais . Pegue uma escova de cerdas duras e umedeça nessa mistura e esfregue o colchão sem empapar. Após isso, é só deixar secar ao sol ou numa varanda.

Como limpar um colchão com manchas de sangue

Manchas de sangue podem penetrar se não são retiradas ao instante. Portanto, é bom saber como limpar manchas de sangue.

Você precisa agir rapidamente para que as manchas não grudem porque isso pode  deteriorar o colchão a longo prazo.

∗ Assim que faz: Aplicar peróxido de hidrogênio (água oxigenada) na mancha. Portanto, limpar um colchão manchado de sangue não é tão dificil.

Você deve deixar o peróxido de hidrogênio agir e quando as bolhas saem, você remove com um pano limpo. Sempre dá resultados.  Um truque é que se a mancha for recente, você poderá aplicar leite ou água fria, impedindo que ela penetre no tecido.

Dicas do assim que faz 

Se a mancha penetrou ou secou, adicione bicarbonato com água fria e espalhe a preparação com um pano úmido. Então, deixe a preparação trabalhar por meia hora. Próximo passo, retire com água e seque muito bem.

Use amido de milho com água, preparando uma mistura homogênea e coloque na mancha. Continue a esfregar com uma escova de cerdas macias. Finalmente, com um pano úmido, retire a mistura, enxágüe e seque.

Como limpar um colchão com umidade

Quando a umidade causada pela transpiração se acumula, aparecem manchas no colchão. Em geral, descobrindo essas manchas, não há muito o que fazer, porque elas já afetaram o colchão. Mas quando não penetraram, podem se higienizar.

∗ Assim que faz : Primeiro, coloque o colchão onde o ar livre  e sob o sol para reduzir a umidade. Se tiver mofo, aspire e adicione algum solvente que você possa comprar em qualquer loja. Agora, enxágue com água morna e aplique desodorizante. Se o mofo não desaparecer, troque o colchão.

Como limpar um colchão com vômito

Existem diferentes anomalias que podem fazer nosso sistema digestivo reagir e, algumas vezes, são expulsos enquanto dormimos. A primeira reação que você deve ter é remover os lençóis e os protetores de colchão por outros limpos. Mas se o vômito penetrou no colchão.

∗ Assimquefaz : Dilui um pouco de vinagre com água e aplicar sobre a mancha. Deixar descansar por cerca de 20 minutos.  Em seguida, aplique o bicarbonato de sódio em pó.  Quando terminar de efervescente, retire com uma toalha seca.

Se a mancha não sair, esfregue com uma bucha umedecida com água oxigenada.

Remover os maus odores do seu colchão.

Os maus cheiros são algo que causa muito desconforto ao descansar. Eles também podem causar reações estomacais ruins, bem como desencadear uma propagação indesejada de bactérias. O bicarbonato  em pó também será útil para esse problema.

∗ Assim que faz : Polvilhe e espalhe o bicarbonato  por toda a superfície.  Se os odores tiverem penetrado e o odor não for eliminado, aplique novamente o bicarbonato, coloque um plástico sobre ele e deixe agir durante a noite. No dia seguinte, aspirar e usar um bom desodorizante.

Isso fará com que o colchão dure  por um período mais longo com uma fragrância natura. Também prolongará sua vida útil; lembre-se de que os colchões devem ser trocados a cada 7 ou 10 anos, se quisermos evitar esse tipo de problemas.

 

Produtos para limpar o colchão

Veja vários produtos caseiros que podem ser bastante util na limpeza do  colchão.  Vamos ver como cada um deles reage e por que são os mais adequados para realizar este trabalho.

Limão e água

Esses dois elementos naturais são ideais para tirar as manchas, como os causados pela urina, suor ou vômito. Esta preparação com água será eficaz na eliminação permanente de odores.

Bicarbonato de sódio

Este produto tem um número infinito de usos, ocupa uma das primeiras posições em nossa lista de produtos de higiene. Quando é unida à água morna, gera uma pasta agressiva que dissipa qualquer mancha no colchão.

Vinagre

Lembre-se de que, para eliminar manchas, qualquer tipo de vinagre não funciona. O que lhe dará melhores resultados para limpar um colchão, é o branco.

Água oxigenada

Para manchas de sangue, é o mais adequado. Você o adiciona sobre a mancha de sangue, deixa agir e o remove com um pano ou algodão.

Sabão líquido com pH neutro

Se algum desses truques caseiros não der resultados, será melhor recorrer ao detergente com pH neutro para evitar o desgaste do material. Prepare uma mistura em um recipiente, umedeça um pano de microfibra e esfregue a área a limpar.

Por que a limpeza do colchão é uma pergunta freqüente?

Esta questão tornou-se muito difundida à medida que varias manchas se acumulam nos colchões todos os dias. Como já mencionamos, o suor é um fator principalmente responsável pelas manchas do colchão.

Outra causa é a urina, porque pode apodrecer rapidamente o material do qual o colchão é feito. E é completamente compreensível, pois isso deve encontrar uma solução o mais rápido possível. Como sabemos, as bactérias podem facilmente se espalhar e deteriorar um produto tão precioso em nossas casas. Os ácaros também pensam em tirar vantagem e podem transmitir algo que não é bom para nós.

A manutenção diária do seu colchão ou a limpeza que pode ser feita mensalmente dependerá de você. Ambos consistem em deixar as janelas abertas todos os dias e colocar um novo lençol semanalmente. Ao trocar o lençol, agite o colchão ou aspire-o, o que ajudará a evitar poeira.

Essa manutenção impedirá a reprodução de ácaros e também evitará o trabalho que é limpar um colchão manchado e esquecido. Teste antes de aspirar, aplicar bicarbonato espalhando-o bem; assim, ao fazer sua limpeza, seus resultados serão totalmente eficazes.

Faça uma limpeza profunda a cada 6 meses em seu colchão, para prolongar a sua vida a sua útil. Aspire bem o colchão primeiro. Misture com 800 ml de sabão líquido com pH neutro e adicione 900cc de água fresca.
Em seguida, misture a mistura mencionada com intensidade, para obter uma espuma sem abundante. Mergulhe uma bucha nessa mistura e esfregue o colchão com movimentos circulares. Depois seque e deixe o ar fresco.

Truques para manter seu colchão higienizado

  1.  Um bom truque é colocar um plástico protetor debaixo de nossos lençóis. Assim, impediremos que o suor penetre no material a partir do qual o colchão é feito. Ele permanecerá no protetor  e não alcançará o colchão.
  2.  substitua os lençóis semanalmente, para evitar que a sujeira e a umidade se acumulem na superfície.
  3.  Aspire regularmente a superfície do colchão, eliminando assim os ácaros que surgirem. Deixar o colchão no sol e assim ele vai se desinfetar.
  4.  Acostume-se a lavar lençóis e fronhas quando mudar a cama.
  5. Se o colchão ficar manchado, agir rapidamente, para que a mancha não fique intensa.
  6.  Agora, se você costuma ficar muito tempo sobre seu colchão, uma boa higiene é essencial para evitar a propagação de germes.
  7. Você pode mudar as fronhas do travesseiro 1 ou 2 vezes por semana.
  8. Não arrume a cama quando se levantar, deixe que ventile o quarto abrindo as portas e janelas.

Dicas do assimquefaz 

Sempre que fizer manutenção, remova o colchão da cama ou da parede, para poder verificar todos os cantos.

Para as bordas, você só precisará de uma escova de dentes velha e um pequeno aspirador.
O uso de óleo essencial de tea tree é um poderoso desodorizante natural. Pode comprar em lojas de alimentos naturais ou farmácias, é um pouco caro mas vale a pena por sua eficácia.

Se o seu colchão for invadido por ácaros ou pulgas

Estes são insetos muito pequenos que geralmente ficam em nossos colchões, tapetes e carpetes. Estes não são muito visíveis, mas podem prejudicar pessoas que geralmente são alérgicas ou têm dificuldades respiratórias. Vamos ver como combatê-los.

Areje seu colchão

Faça uma vez por semana pelo menos. Não arrume a cama imediatamente depois de se levantar. Esses pequenos insetos ficam presos no seu colchão sem perceber. Eles geralmente se alimentam de células mortas da nossa pele e do nosso suor.

Quando você deixa o colchão para ventilar, os ácaros são afetados porque ficam desidratados. O mais recomendado é colocá-los ao sol e onde o ar os atinge.

Eliminar pulgas.

Para eliminar esse inimigo, tanto  nosso quanto do colchão, um bom truque é usar vapor. Como limpar pulgas em sua casa é uma tarefa complexa, mas pode se fazer.

Para nossos colchões, podemos aplicar cúrcuma , pois é um poderoso antimicrobiano, porque possui componentes que são inimigos mortais das pulgas. A asfixia os faz morrer rapidamente. Para aplicar, só polvilhe a cúrcuma e você terminará esta invasão.

O óleo de hortelã-pimenta e o cravo-da-índia perfumado também proporcionam bons resultados como repelentes para insetos pequenos. Eles vão manter as pulgas longe de seus espaços.

Share.

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.