Estilo Ibiza – decoração que está sempre na moda.

0

Estilo Ibiza – decoração que está sempre na moda.

Branco puro em todo o seu esplendor, harmonia e materiais naturais, as principais características das casas de Ibiza.

Branco, branco e branco

Ibiza é conhecida como a ilha branca. Este é um costume com uma longa história, apenas olhando para aquela bela paisagem de casas brancas. As casas tradicionais de Ibiza, conhecidas como “payesas”, são brancas porque antigamente as branqueavam para melhor isolá-las das intempéries e, aliás, desinfetar as fachadas.

A Ilha Pitiusa compartilha esse estilo com outros pontos do Mediterrâneo, como Andaluzia, Grécia ou Tunísia, de modo que se deduz uma certa influência árabe. De qualquer forma, o branco não fica apenas nas fachadas: é a cor predominante em toda a decoração de Ibiza, também no interior.

Além de permitir brincar com as cores para dar vida à decoração, embora estas devam ser naturais e estar em harmonia com a natureza. Isso torna os espaços mais luminosos, amplos e arrumados.

O estilo artesanal predomina, também conhecido como hippie chic

As casas payesas têm uma característica muito importante, que ainda é vista em casas não tão antigas, é a espessura das paredes de pedra, que servem para isolar o calor do verão e o frio do inverno. Também é curiosa a forma dos edifícios de Ibiza, com acabamentos curvilíneos e com uma distribuição que parece improvisada. Isso ocorre porque as casas foram construídas à mão, e os espaços foram adicionados à medida que a família crescia.

Muitas das casas mais antigas têm janelas pequenas. Isso porque em tempos de guerra e ataques de piratas, eles as usavam para se proteger e se defender com armas de dentro. Por esse motivo, em Ibiza, existem muitas torres de defesa, que com o tempo se tornaram em casas particulares.

A decoração de Ibiza, brincando com a natureza.

Todos os materiais naturais são perfeitamente misturados na decoração das casas de Ibiza. Por exemplo, a madeira é o protagonista e geralmente é pouco tratada para parecer a mais rústica possível.

As fibras naturais também têm uma grande presença, encontrada tanto em têxteis para o lar (lençóis, cortinas, etc.) quanto em itens decorativos (cestas de vime, tapetes esparto).

Outro passo quase obrigatório é combinar o branco nuclear com a ampla paleta de azuis que evocam o mar. Cerâmica e vidro também aparecem frequentemente na decoração de Ibiza, seja em pratos, vasos, garrafões ou lampiões. Tudo junto faz com que entrar em uma casa de Ibiza seja pressionando uma pausa e aproveitando a serenidade da natureza.

Simplesmente PURO

O estilo de Ibizan é puro em termos de formas e simplicidade, não apenas em termos de materiais. Nada fica de fora da decoração: tudo é organizado de maneira prática e funcional, sem frescuras ou excessos. Você respira equilíbrio e harmonia, com a presença de madeira e vime, em móveis rústicos e simples.

Espaços abertos, como varandas com vigas de madeira ou terraços relaxantes, são muito comuns nas casas mais modernas de Ibiza,  já que se trata de aproveitar ao máximo o paraíso natural em que estão localizadas.



A luz natural da ilha

A luz natural é outra das chaves da decoração de Ibizan. Tanto o clima quanto a predominância do branco na decoração favorecem que os espaços sejam ainda mais luminosos e pareçam mais limpos. A iluminação natural, em conjunto com o branco, traz muito mais móveis ou objetos decorativos de outras cores. É por esse motivo que não é necessário ter móveis barulhentos: eles se destacam mesmo sendo os mais simples.

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.