DIY Sementeira de massa de papel – Papier-mâché

0

Essa é outra ideia de como você pode fazer sua sementeira de uma maneira barata e desta vez vamos usar uma massa de Papel. O famoso Papier-mâché

Já mesmo em um outro artigo que podemos fazer sementeiras com uma folha de papel jornal enrolada – VEJA AQUI – ( que também é muito eficiente) mas esta maneira, o potinho fica muito mais firme e dura muito mais.

 Você vai Precisar

  • Papel rasgado
  • Agua
  • Liquidificador
  • molde de empadinha ou qualquer outro que desejar

Assim que faz a sementeira de massa de papel

1 – Comece enchendo um liquidificador com punhados de papel picado e rasgado. Rasgar o papel funciona muito bem porque expõe as fibras do papel.

2 – Agora despeje um pouco de água morna no liquidificador. Adicione uns 2/3 do copo do liquidificador de água e se ficar muito grosso para misturar,  você sempre pode adicionar mais água, se necessário.

3 – Ligue o liquidificador com o papel picado e a água numa velocidade alta. Você vai precisar parar após 30 segundos e empurrar os papeis que ficam nas laterais para baixo.

liquidificador com papel picado

4 – É assim que deve ficar quando se tritura o papel com a água. A cor da sua polpa de papel será diferente porque dependendo da cor do papel com o qual você começa. Eu tinha um pouco de papel preto , então minha polpa está pro lado mais escuro.

Em seguida, drene a maior quantidade de água possível. Pode usar uma peneira fina ou  um pano fino , tipo fralda, para forçar a passagem da água. Esprema bem a massa e assim toda a água escorre mais fácil e mais rápido.

Pronto!  você ja tem sua massa de papel e pode começar a confeccionar os potinhos para semear.

massa de papier marche

Para fazer você deve simplesmente pegar um pouco da polpa de papel e forrar toda a forminha.  É muito fácil .  Uma colher cheia desta polpa deve dar para forrar toda uma forminha .  Para um liquidificador cheio de papel você vai ter massa para umas 12 potinhos.

DICA: Aproveite que ainda está mole e faça o furinho no fundo para facilitar a drenagem da água.

Fazer essa massa exige um pouco de trabalho,  mais … você está usando papeis de carta ou jornal velho destinados a acabar no lixo e o melhor de tudo é que  é super divertido reunir a criançada e fazer com eles…..

moldar forminha de papel marche

mudinha plantada num potinho biodegradável de massa de papel

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.