Escapamento do carro – Suas partes e para que serve

3

O Escapamento ou sistema de exaustão é um  sistema  formado por 4 partes .

Cada marca de veículo tem seu próprio projeto de escapamentos com diferentes desenhos para seus  diversos modelos de carro mas todos funcionam igual. Isto quer dizer que o desenho do sistema de exaustão da Wolks é diferente do sistema de exaustão da Chevrolet, que é diferente da Fiat, que é diferente da Renaut etc etc….mas todos tem a mesma função.

Para cuidar melhor desse sistema, é importante conhecer cada parte e sua função.

1 – Coletor de escape:

escapamentoLigado ao motor, o coletor de escape é formado por um conjunto de tubos de ferro fundido ( também pode ser de aço inox). Fica posicionado antes do catalisador e trabalha com altas temperaturas.

Tem a função de coletar os gases resultantes da queima de combustível e mandá-los para o silencioso ou tubo de descarga primário.

2 – Catalisador:

escapamento

O catalizador é o  responsável em diminuir ( 95%) a poluição causada pelo veiculo. Os gazes emitidos pela combustão são altamente tóxicos e muito prejudiciais a saúde. Sua função é filtrar estes gases poluentes por meio de reações químicas.

É instalado na saída do coletor de escape ou entre o coletor e o abafador. A durabilidade de um catalizador depende muito da boa manutenção do veiculo. A qualidade do combustível, falhas de ignição, queima de óleo afetam diretamente no seu bom funcionamento. Um catalizador original que vem em um veiculo novo tem uma durabilidade minima de uns 80.000 km mas trincas, entupimentos da cerâmica, quebras são sinais para uma troca imediata.

3 – Abafador:

O abafador é um silenciador pequeno que funciona em conjunto com o silenciador maior para ajudar a reduzir o ruído produzido pelo motor, isto é,  ele absolve os ruídos mais agudos ( alta frequência) provocados pela combustão dos gazes no motor e mantém a taxa de contrapressão. Está situado entre o catalizador e o silencioso.

Podemos notar que essa peça tem algum defeito quando:

♦ Sentir algum cheiro estranho saindo do escape.

♦ O barulho do motor esta mais alto que o normal

♦ Um barulho tipo chocalho debaixo do carro

♦  Veiculo começa a falhar na emissão dos gazes

abafador do escapamento

4 – Silencioso ou silenciador :

silencioso do carro

 

O Silencioso serve para reduzir o barulho  de baixa frequência gerado pelo funcionamento do motor. Possui Câmara dotada de várias divisões internas por onde passam os gases. Nesse caminho, as ondas sonoras do ruído perdem pressão e por conseguinte o barulho diminui.

Esta parte do escapamento sofre muito quando o carro percorre pouca distância depois da partida por isso danifica mais rápido que as outras partes . Veja aqui como trocar um silenciador .

Obs.  De acordo com o Sr. Dênio Lopez do Santos, nos carro 1.0 pode ser colocado um sistema de exaustão para carros de 1.6 ou 1.8. ,  mas nunca podemos fazer essa troca ao contrário. Não se pode,nunca, colocar  escapamentos feitos para carros superior em um carro inferior  porque pode fazer um efeito estrangulador e afetar definitivamente o seu motor.

Uma falha no sistema de escape pode fazer que os gazes tóxicos entre para dentro do carro. Estes gazes contém monóxido de carbono (CO), o que pode provocar sonolência e morte.

Os suportes do sistema de escape devem ser inspecionados sempre que um componente do sistema de escape é substituído.

Share.

3 Comentários

  1. Pingback: Yamaha DT 180 – Tudo sobre a moto – Ficha técnica - Moto Trilha

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.