Limão – Como e Onde Plantar

5

Muitas pessoas adorariam colher o limão diretamente do pé e o melhor ainda se fosse na sua casa. Aqui vamos mostrar quando, onde e como plantar o seu pé de limão em casa seja no jardim ou num vaso grande.

É Facil, é rápido e além de ter um visual lindo de um pé de limão carregadinho na sua casa, você vai poder usufruir de uma fruta totalmente orgânica.

colhendo o limão no pé

Ficha Técnica do Limão

NOME CIENTÍFICO: Citrus limon

NOME COMUM: limão

ORIGEM: sudeste da Ásia

CATEGORIA: árvore pequena de folhagem perene

DESCRIÇÃO: Os limoeiros são árvores pequenas (não atingem mais de 6 metros de altura), espinescentes, muito ramificadas, de caule e ramos castanho-claros; as folhas são alternas, oblongo-elípticas, com pontuações translúcidas; as inflorescências são de flores axilares, alvas ou violeta, em cacho.

Frutifica durante todo o ano, em inúmeras variedades, que, embora mudem no tamanho e na textura da casca, que pode ser lisa ou enrugada, quanto à cor, variam do verde-escuro ao amarelo-claro, exceto uma das espécies, que se assemelha a uma tangerina.
Ao contrário de outras variedades cítricas, o limoeiro produz frutos de forma continua.

pé de limão plantado no jardim e outro plantado no vaso grande

Onde Plantar o Pé de Limão

CLIMA: quente ou temperado, protegido de ventos.

SOLO: solos arenosos, profundos, ricos em matéria orgânica e nutrientes, arejados e leves, com topografia plana a levemente ondulada.

Como Plantar o Pé de Limão

REGA: a cada 4 dias, fornecer 120 litros de água por planta, durante um período que propicie uma boa umidificação do solo, porém sem encharca-lo.

PODA: Apesar de não ser comum a poda em citros, faça uma limpeza nas árvores durante o inverno. Retire os ramos-ladrões e também os doentes e secos da planta.

podar os galhos do pé de limão

Os ramos mais finos devem ser cortados com uma tesoura; os mais grossos, com serra.

Misture cobre em pó com um pouco de água e pincele no local dos cortes. Para que haja brotações no interior das plantas, apare de dez a 15 centímetros dos ponteiros.

ADUBAÇÃO: no plantio, aplicar 1 kg de calcário dolomítico ao fundo de cada cova cobrindo-o com um pouco de terra; misturar 50 gramas de cloreto de potássio com 200 gramas de super fosfato simples e 10 litros de esterco de curral bem curtido à terra separada e lançar em cada cova.

60 dias após plantio recomenda-se aplicar 50 gramas de ureia por planta, repetindo-se a aplicação após 30/40 dias. A partir do 2º ano recomendam-se as seguintes doses, em gramas/planta (Tabela retirada do site do SEAGRI/BA):

REPRODUÇÃO: por estacas e por sementes.  Veja aqui a maneira mais fácil de fazer uma muda de pé de limão para ter essa maravilhosa fruta o ano inteiro.

PRAGAS E DOENÇAS: as pragas que atacam o limoeiro são a orthezia, a escama-farinha, o ácaro da ferrugem, as coleobrocas e a cochonilha cabeça de prego.

Ele também pode sofrer com doenças como a tristeza, o exocorte, a gomose e o declínio.

Para verificar a melhor maneira de detectar, controlar, combater e prevenir essas pragas e doenças, recomendamos o site do SEAGRI/BA: http://www.seagri.ba.gov.br/LimaoTahiti.htm#Pragas .

4 diferentes tipos de doenças comuns do limoeiro

Curiosidades

Em 1742, os limões foram utilizados pela marinha britânica para combater o escorbuto, mas apenas em 1928 se obteve a ciência sobre a substância que combatia tal doença, batizado ácido ascórbico ou vitamina C

Como o limão proporciona  grande quantidade de ácido ascórbico ou vitamina C, o sumo do limão contém aproximadamente 500 miligramas de vitamina C e 50 gramas de ácido cítrico por litro.

Atualmente, é uma das frutas mais conhecidas e utilizadas no mundo.

Popularizou-se no Brasil durante a chamada gripe espanhola (epidemia gripal de 1918), quando atingiu preços elevados, chegando a ser comprada por de dez a vinte mil réis cada unidade.

torta deliciosa de limão

Share.

5 Comentários

  1. Avatar
    Carlos Alberto Araújo on

    Como. Lhe. Disse. Tenho. Um. Limão. Galego. Plantado. Na. Terra. Ele. Tem. Um. Metro. E. Meio. Se. Eu. Arrancar. Ele. Com. Terra. Posso. Reemplantar. Em. Um. Vaso

  2. Avatar
    Vera Regina Gonzaga on

    Minha filha tem um pé de limão no Jardim mas nunca deu fruto. Acredito que ja seja velho o que fazer para revigora-lo?

  3. Avatar

    Boa noite sou Márcia já tenho pé de limao à 5 anos ele dá frutos eu plantei em caso de cimento. Na época eu germinei o Carroço de limão já coloque vitamina me ajudar

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.