Vantagens e desvantagem do piso de vinil

0

Veja as vantagens e desvantagens dos pisos de vinil, de modo que, ao escolhê-los, você tome a decisão certa.

Piso de PVC ( ou vinílico) habitualmente é  usado em locais públicos e com muito desgaste, como escolas, hospitais ou lojas. No entanto, eles também podem ser instalados em uma casa, embora antes, você deve conhecer as principais vantagens e desvantagens dos pisos de vinil.

Os revestimentos das casas passaram por um grande avanço em qualidade, quantidade e design nos últimos tempos. Conhecer todas as alternativas permitirá que você escolha o melhor para cada espaço em sua casa. O piso de vinil ou PVC é uma dessas alternativas que sofreu uma evolução importante e vantajosa nos últimos tempos. Graças aos novos materiais e tratamentos aplicados, os pisos vinílicos adquiriram maior durabilidade e resistência à fricção e ao isolamento.

Para avaliar em sua medida adequada e conhecer em profundidade este tipo de revestimento sintético é essencial  listar as principais vantagens e desvantagens dos pisos de vinil.

Se você quer escolher um piso para sua cozinha, dê uma olhada nestas ideias aqui

VANTAGENS

É um revestimento antialérgico, que não mancha, de uma durabilidade muito boa, e muito resistente.

Facilidade de limpeza

Um dos destaques é a facilidade de limpeza. Como é um revestimento impermeável, pode ser umedecido para limpeza eficiente e rápida. É resistente a produtos de limpeza não abrasivos ou solventes.

Ideal para áreas úmidas

É um revestimento ideal para mudar rapidamente a aparência e sem obras de setores molhados, como a cozinha ou o banheiro, pois resistem à água. Nestes casos, é apropriado usar pisos antiderrapantes, um tipo de piso de vinil fabricado especialmente pensando na  segurança.

Instalação fácil e econômica

Outro ponto notável é a sua instalação. Não é necessário remover o piso anterior para instalar um revestimento deste tipo, por isso o trabalho é feito muito mais rápido e sem bagunça.

É apresentado em rolos, lâminas ou ladrilhos de instalação simples, o que significa que com um conhecimento básico ou com um pouco de paciência, você pode colocá-lo sem contratar pessoal especializado.

Tudo isso afeta diretamente o preço geral do trabalho, tornando a renovação dos pisos da sua casa mais barata do que em outros casos.

Variedade de modelos

E, como você leu no início deste artigo, um bom revestimento cuida e melhora a estética de qualquer ambiente. Os desenhos atuais são diferentes dos anos 60 ou 70, com imitações de madeira, pedras ou ladrilhos cerâmicos com grande realismo. Além de designs modernos, infantis ou simplesmente com cores lisas.

4 diferentes modelos piso vinil

DESVANTAGENS

Calor e luz do sol

Embora os atuais pisos de vinil tenham alguma resistência a altas temperaturas, é necessário evitar o suporte de objetos quentes em sua superfície ou colocá-los perto de fontes de calor que possam danificar sua estrutura.

Por outro lado, a luz solar os descolora com o passar do tempo, por isso é bom que eles não sejam expostos ao sol diretamente e excessivamente. Eles também não são aconselháveis para pisos com um sistema de aquecimento radiante.

Inconvenientes na instalação

Como este revestimento é muito fino e flexível, adapta-se às formas do piso anterior. É por isso que é muito importante que você controle sua condição, que ele tenha um bom nivelamento e que ele não tenha imperfeições ou rachaduras que possam ser apreciadas quando o novo piso for instalado.

Pouca resistência em comparação com outros materiais

Embora os processos de fabricação tenham melhorado, a resistência dos pisos de vinil requer mais cuidado do que um revestimento convencional de cerâmica, para dar um exemplo. Vinil ou PVC pode ser danificado por objetos afiados, ásperos ou quentes.

lamina de vinil estufando

Problemas de expansão de lâmina de vinil de luxo causados pela exposição à luz solar direta. (imagem cedida por www.mfcsi.com)

Como escolher o vinil

O orçamento é geralmente a primeira consideração ao escolher pisos de vinil. Um piso de vinil vai suportar um tráfego substancial e se bem cuidado e sempre limpo, terá um aspecto de novo por muitos anos

Tal como acontece com outros produtos, vinil vem em diferentes graus de qualidade e pode ser uma boa escolha para casas ou outros ambientes onde o peso do piso pode ser um problema, ou o azulejo ou madeira dura venha a trazer riscos para os habitantes.

As pessoas que amam a aparência de azulejos ou pisos de pedra, mas têm filhos pequenos ou convivem com pessoas propensas a cair, podem escolher pisos de vinil que pareçam exatamente iguais a esses pisos, mas que não machuquem ninguém que se cai sobre ele.

Share.

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.