Limão – Como e Onde Plantar

3

Muitas pessoas adorariam colher o limão diretamente do pé e o melhor ainda se fosse na sua casa. Aqui vamos mostrar quando, onde e como plantar o seu pé de limão em casa seja no jardim ou num vaso grande.

É Facil, é rápido e além de ter um visual lindo de um pé de limão carregadinho na sua casa, você vai poder usufruir de uma fruta totalmente orgânica.

colhendo o limão no pé

Ficha Técnica do Limão

NOME CIENTÍFICO: Citrus limon

NOME COMUM: limão

ORIGEM: sudeste da Ásia

CATEGORIA: árvore pequena de folhagem perene

DESCRIÇÃO: Os limoeiros são árvores pequenas (não atingem mais de 6 metros de altura), espinescentes, muito ramificadas, de caule e ramos castanho-claros; as folhas são alternas, oblongo-elípticas, com pontuações translúcidas; as inflorescências são de flores axilares, alvas ou violeta, em cacho.

Frutifica durante todo o ano, em inúmeras variedades, que, embora mudem no tamanho e na textura da casca, que pode ser lisa ou enrugada, quanto à cor, variam do verde-escuro ao amarelo-claro, exceto uma das espécies, que se assemelha a uma tangerina.
Ao contrário de outras variedades cítricas, o limoeiro produz frutos de forma continua.

pé de limão plantado no jardim e outro plantado no vaso grande

Onde Plantar o Pé de Limão

CLIMA: quente ou temperado, protegido de ventos.

SOLO: solos arenosos, profundos, ricos em matéria orgânica e nutrientes, arejados e leves, com topografia plana a levemente ondulada.

Como Plantar o Pé de Limão

REGA: a cada 4 dias, fornecer 120 litros de água por planta, durante um período que propicie uma boa umidificação do solo, porém sem encharca-lo.

PODA: Apesar de não ser comum a poda em citros, faça uma limpeza nas árvores durante o inverno. Retire os ramos-ladrões e também os doentes e secos da planta.

podar os galhos do pé de limão

Os ramos mais finos devem ser cortados com uma tesoura; os mais grossos, com serra.

Misture cobre em pó com um pouco de água e pincele no local dos cortes. Para que haja brotações no interior das plantas, apare de dez a 15 centímetros dos ponteiros.

ADUBAÇÃO: no plantio, aplicar 1 kg de calcário dolomítico ao fundo de cada cova cobrindo-o com um pouco de terra; misturar 50 gramas de cloreto de potássio com 200 gramas de super fosfato simples e 10 litros de esterco de curral bem curtido à terra separada e lançar em cada cova.

60 dias após plantio recomenda-se aplicar 50 gramas de ureia por planta, repetindo-se a aplicação após 30/40 dias. A partir do 2º ano recomendam-se as seguintes doses, em gramas/planta (Tabela retirada do site do SEAGRI/BA):

REPRODUÇÃO: por estacas e por sementes.  Veja aqui a maneira mais fácil de fazer uma muda de pé de limão para ter essa maravilhosa fruta o ano inteiro.

PRAGAS E DOENÇAS: as pragas que atacam o limoeiro são a orthezia, a escama-farinha, o ácaro da ferrugem, as coleobrocas e a cochonilha cabeça de prego.

Ele também pode sofrer com doenças como a tristeza, o exocorte, a gomose e o declínio.

Para verificar a melhor maneira de detectar, controlar, combater e prevenir essas pragas e doenças, recomendamos o site do SEAGRI/BA: http://www.seagri.ba.gov.br/LimaoTahiti.htm#Pragas .

4 diferentes tipos de doenças comuns do limoeiro

Curiosidades

Em 1742, os limões foram utilizados pela marinha britânica para combater o escorbuto, mas apenas em 1928 se obteve a ciência sobre a substância que combatia tal doença, batizado ácido ascórbico ou vitamina C

Como o limão proporciona  grande quantidade de ácido ascórbico ou vitamina C, o sumo do limão contém aproximadamente 500 miligramas de vitamina C e 50 gramas de ácido cítrico por litro.

Atualmente, é uma das frutas mais conhecidas e utilizadas no mundo.

Popularizou-se no Brasil durante a chamada gripe espanhola (epidemia gripal de 1918), quando atingiu preços elevados, chegando a ser comprada por de dez a vinte mil réis cada unidade.

torta deliciosa de limão

Gostou? Compartilhe!

3 Comentários

  1. Boa noite sou Márcia já tenho pé de limao à 5 anos ele dá frutos eu plantei em caso de cimento. Na época eu germinei o Carroço de limão já coloque vitamina me ajudar

Deixe um comentário