SUPERAQUECIMENTO DO MOTOR. O QUE FAZER E COMO EVITAR

0

Se o motor do seu carro está superaquecendo em viagens longas, viagem pequena ou mesmo justo depois de partir você deveria checar uma destas possíveis causas.

As causas mais habituais deste superaquecimento é a falta de circulação da água pelo circuito ou a falta de refrigeração do radiador, mas existem vários outros motivos que podem gerar esse problema.

 

Possíveis causas:

 

   1-  Nível do líquido refrigerante ( água do radiador) deve estar  muito baixo.

         Solução: complete com líquido refrigerante até o nível adequado.

 

 

 

2- Tampa do reservatório pode estar vencida e já não cumpre a função de vedação apropriada.

        Solução: primeiro, numa oficina mecânica, deve fazer um teste para saber se a tampa esta boa ou ruim. Se diagnosticado que a tampa já não cumpre com a sua função, substituir a tampa por uma nova.

 

 

 

3- As correias do motor podem estar arrebentadas ou bambas.

        Solução: substituir ou apertar as correias.

 

 

 

 4- A grade de ventilação frontal pode estar obstruída. Essa grade, por estar na parte frontal do carro, vai acumulando sujeiras trazidas pelo vento. Essa sujeira vai formando uma película que impede a circulação do ar apropriadamente.

        Solução: É aconselhável, de vez em quando, limpar com um jato de agua para facilitar que o ar circule e resfrie o sistema.

 

 

 

 

5- A ventoinha de refrigeração elétrica pode estar com defeito e não cumprindo sua função de refrigerar quando o carro alcança uma temperatura elevada.

         Solução: consertar ou substituir a ventoinha. Substituir o sensor da ventoinha.

 

 

 

6- Mangueira do radiador está com vazamento. Essas mangueiras tem um prazo de validade de uns 4 anos e podem apresentar pequenos furos que são, as vezes, imperceptíveis,

     Solução: checar ou trocar as mangueiras do radiador.

 

 

 

7-O ponto de ignição está mal configurado.

        Solução: ajustar o ponto de ignição.

 

8-Sistema de exaustão com problema.

        Solução: checar o conversor de vácuo, as tubulações para detectar algum defeito.

 

  9- Impulsor da bomba de água está solto ou desgastada impedindo que a água circule.

        Solução: trocar o impulsor ou a bomba de água.

 

 10- O carro esta com muita carga e exige uma condução muito forçada.

          Solução: diminuir a carga  e aliviar a condução.

 

O que devemos fazer se o motor do carro esquenta enquanto estamos conduzindo

 

Se você não sabe o que fazer quando a temperatura do seu carro aumentar de repente, não entre em pânico, mas  …

PARE O CARRO IMEDIATAMENTE EM UM LOCAL SEGURO!!

Seguir conduzindo com o carro superaquecido pode causar problemas graves.

 

â–º Desligar o motor, abrir o capô e esperar pelo menos uns 45 minutos. O motor do carro necessita esse tempo para poder esfriar.

 

â–º Nunca abrir a tampa do radiador se o motor do carro não estiver esfriado completamente.

 

â–º Depois de frio, com cuidado, abra a tampa do reservatório  e veja se o nível da água está baixo  e complete o necessário, com o carro ligado, para não haver um choque térmico .

 

â–º Mesmo se a água extra que você colocou solucionou o problema, leve o carro a uma oficina mecânica para averiguar todas as possíveis causas que poderia levar o carro a um superaquecimento.

 

 

O que fazer se você deve dirigir com o carro superaquecido

 

Se você não puder parar  o carro e deve seguir dirigindo, siga estes conselhos que possa amenizar a situação.

 

   Desligue o ar condicionado. O uso do ar condicionado sobrecarrega

o motor que neste momento você deve evitar.

 

  Ligue o aquecimento do carro. Parece loucura, mas realmente funciona!! Ligar ao máximo aquecimento e também ligar ao máximo os ventiladores. Se a temperatura exterior estiver quente o interior do carro vai ficar muito quente então direcionar o ventilador para as janelas para ajudar a reduzir a temperatura. Isso funciona porque o aquecedor do carro usa o calor do motor para aquecer o interior do veiculo. Usando o aquecedor ao máximo vai retirar uma quantidade grande de calor do  motor tornando-o mais frio.

 

 Se você se encontra preso no transito que não se move por mais de 1 minuto, desligue o motor.

 

  Evite a hora de pico. Evite esse trânsito de mover-parar, mover-parar. Se você acha que seu carro não   vai aguentar, desligue o motor e espere que o tráfego volte a mover normalmente. Nesta situação é melhor mover mais rápido que lento assim entrará mais ar para refrigerar o carro.

 

 Fique de olho no indicador da temperatura. Se for necessário, pare e deixe esfriar o motor. Lembre-se     que se a temperatura subir muito pode danificar seu motor.

 

Como podemos prevenir que o carro superaquece.

 

Mesmo não sendo um especialista em automóveis, podemos estar atentos a alguns sinais importantes que, se levamos em conta, podemos evitar futuros e grandes problemas.

 

â–º Nos meses mais quentes do ano devemos estar de olho no medidor de temperatura. Se notar que avança  em direção a linha vermelha ou que comporta de maneira diferente é conveniente levar imediatamente para uma inspeção mais detalhada.

 

â–º Também é uma boa ideia checar no chão da garagem se há algum vazamento. Vazamento é um sinal importante que seu motor poderia estar com problemas.

 

â–º Verifique sempre a tampa do radiador para garantir que esta cumpre com sua função de vedação e também se o nível de liquido refrigerante está dentro do nível adequado. Lembrando sempre de nunca remover a tampa com o carro quente.  Espere que o veículo esteja completamente frio.

 

A melhor atitude para não sofrer deste problema com seu carro é  ficar sempre atento e fazer as manutenções  de rotina necessárias, como verificar o nível dos fluídos, as mangueiras, ventiladores, filtro de ar e outros componentes críticos do seu veiculo.

 

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário