11 Dicas de Cuidar da Bananeira em Vasos

0

Cultivar Bananeiras em vasos é fácil, se você não conseguir cultivá-las no solo, seja por falta de espaço ou clima frio. Aprenda a cultivar as bananeiras em vasos neste artigo completo.

Existem variedades de banana que podem resistir a quedas de temperatura e crescer bem em recipientes, o que é uma ótima noticia para os fãs de plantas tropicais exóticas.

A primeira pergunta que pode surgir em sua mente é:

A bananeira  pode dar frutos em um vaso?

E a resposta é sim. É possível que uma bananeira produza frutos em vasos e pode ser bem abundante. Pode levar de 3 a 5 anos para frutificar se for cultivado a partir de sementes.

Cultivar Bananeiras em vasos

A banana é uma planta exuberante e de rápido crescimento que pode dar a qualquer lugar, uma aparência tropical. Muitas variedades tornam-se excelentes plantas de interior de casa que não precisam de muito cuidado e crescem muito rapidamente.

Variedades anãs de bananeiras podem crescer entre 2 a 4 metros. Em comparação com as bananeiras comuns que podem atingir até 15 metros de altura.

Plantar Bananeiras em vasos nos países Tropicais

Plantar bananeira no vaso em um clima tropical é extremamente fácil, com pouco ou nenhum cuidado as bananeiras  crescem que é uma maravilha em recipientes. Mantenha sua bananeira na sombra durante a tarde no verão, enquanto a planta é jovem. Todos os outros requisitos são semelhantes, conforme indicado abaixo no artigo para zonas temperadas.

varias bananeiras em vaso

1 – Escolha a variedade correta para  crescer em vasos e dentro de casa

As espécies mais indicadas para o cultivo em vasos ou recipientes são as de pequeno porte, como a nanica, com altura entre 1,5 e dois metros, e a prata anã que atinge de dois a 3,5 m. Esses pés mais baixas facilitam a colheita dos cachos, a eliminação de folhas velhas e doentes (com manchas amarelas e negras) e não tombam com o vento forte.

A bananeira demanda de espaço para que as raízes da planta mãe se desenvolvam e para que os novos brotos possam nascer e se desenvolver. Em geral, as raízes encontram-se entre 20 e 40 cm de profundidade, portanto vasos com no mínimo 75 cm de altura são os mais indicados no qual não deve ter nenhum impedimento ao crescimento com pedras ou terra dura.

No entanto, algumas raízes podem ocupar cerca de dois metros da área lateral da muda e, é claro, que em vasos tal crescimento é limitado, por isso é importante prever uma boa área de diâmetro do recipiente

2 – Compre a planta de banana ( ou Ganhe! )

Depois de escolher quais variedades crescer, é hora de comprar sua plantinha de bananeira (ou ganhar de um amigo ou vizinho..) .

Dependendo do lugar onde vive pode ser difícil ou fácil encontrar plantinhas de bananeira em floriculturas. Caso não tenham, eles podem encomendá-los para você ou você pode encomendar alguns online.

A maioria das bananeiras vem como bulbos ( rizoma) ou pequenas plantas, então você deve estar preparado  quando a planta chegar.

O primeiro passo é muito importante e envolve lavar o rizoma em água morna para remover qualquer crescimento fúngico ou bacteriano, que pode ter se desenvolvido durante o transporte. Após esse banho , então é hora de plantar!

3 –  Plantando a Bananeira

Comece escolhendo um recipiente médio de tamanho padrão que tenha um furo na parte inferior que permita uma boa drenagem. Agora plante o rizoma para cima de modo que a parte superior fique descoberta e possa ser exposta à luz. Você pode cobrir o rizoma com o solo depois de algumas folhas aparecerem. Quando a planta se torna contentorizada, é hora de replantar em um recipiente maior, a fim de garantir frutos.

Veja aqui o passo a passo (com imagens ) de como plantar banana em vasos.

4 –  Escolher o local adequado

Bananas são plantas tropicais, então, logicamente, elas amam muito sol, calor, mas também umidade. Tenha isso em mente ao escolher o local para a sua bananeira, uma vez que é plantada. Escolha um local que receba sol durante a maior parte do dia, mas certifique-se de que esteja protegido do vento.

pe de banana dentro de casa em frente a uma janela

5 – Luminosidade adequada para bananeiras

As bananeiras crescem em regiões tropicais e subtropicais do mundo e, portanto, amam o sol pleno, o calor e a umidade. Se você está plantando bananeira, deve mantê-lo em um local que receba o sol a maior parte do dia, mas de preferência protegido do vento.

6 – Solo adequado para bananeiras

A plantação de Bananeiras requer solo bem drenado, solo arenoso que é rico em matéria orgânica e composto. Compre uma mistura de terra de boa qualidade para a sua bananeira. Se você estiver fazendo isso em casa, certifique-se de misturar areia, perlita e adubo ou esterco.

A banana precisa de um solo levemente ácido e neutro para produzir aquelas bananas nutritivas ricas em potássio. O pH do solo deve ser em torno de 6 – 7. Se seu solo é alcalino misture o enxofre para diminuir o pH.

7 – Regando sua bananeira

Banana ama a umidade. Regue-a regular e profundamente e não se preocupe em encharcar. No verão, regue todos os dias. Pode precisar de água, mesmo duas vezes por dia em clima quente. O solo para o cultivo de bananeiras deve ser mantido uniformemente úmido. Reduza a rega no inverno.

pé de banana grande plantado em vaso

8 – Umidade

A planta de banana prefere níveis de umidade acima de 50%. Para aumentar o nível de umidade ao redor da planta, crie um ambiente ao redor  da planta e coloque-a sobre uma camada de seixos em uma bandeja cheia de água.

9- Fertilizante

A bananeira é uma planta de rápido crescimento e requer uma nutrição  pesada para crescer em sua força total.

Para ajudar a crescer mais rapidamente uma planta jovem que já está bem adaptada, utilize um fertilizante rico em nitrogênio .

Uma vez que sua bananeira no vaso se torne adulta o suficiente para produzir frutas, fertilize-a com 15: 5: 30 de fertilizante regularmente.

10 – Pragas e doenças

As bananas são bastante resistentes a doenças, ainda quando você vê as folhas ficando marrons e secando nas bordas, isso significa que você está se molhando demais e se as folhas ficarem amarelas, a bananeira está tendo uma falta de nutrientes.

Algumas pragas que podem atacar a bananeira são pulgões, besouros de banana e cochonilha. Essas pragas podem ser facilmente repelidas usando pesticidas orgânicos.

bananeira com folhas amarela

11- O inverno para a bananeira

Plantas de banana param de crescer quando a temperatura cai abaixo de 10º Centigrados.  Se você vive numa região com o inverno com estas características, antes do início do inverno, faça um mulching  grosso e poda as folhas.

Coloque o vaso de bananeira em um local cálido e com boa luminosidade até a primavera.

Veja aqui o passo a passo de como plantar sua bananeira em vasos.


Veja o video sobre esse artigo

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.