16 maneiras criativas de reutilizar as Cascas de Bananas

0

Os seres humanos consomem bilhões de bananas a cada ano, tornando este peculiar fruto amarelo um dos alimentos mais populares do mundo.

Cheio de vitaminas e minerais, incluindo potássio – um nutriente que é bem conhecido por sua capacidade de auxiliar na recuperação muscular após atividade física extenuante – é fácil ver por que gostamos tanto desta fruta.

No entanto, essas bilhões de bananas que comemos resultam em bilhões de cascas de banana que geralmente são jogadas fora, levando a vários milhões de quilos de resíduos adicionados aos aterros do mundo a cada ano. Se você está pensando: “Uau! Isso é muito lixo “, você está certo. Mas a verdade é que simplesmente não precisava ser!

Veja a seguir  como você pode reduzir a quantidade de resíduos que você produz, transformando todas essas cascas de banana descartadas em algo interessante e útil.

1. Composto

Provavelmente, a maneira mais popular – e mais fácil – de usar as cascas de banana é misturá-las na pilha de compostagem. As cascas adicionam potássio e fósforo à compostagem que auxiliam  no desenvolvimento das raizes e a saúde vegetal geral quando incorporadas no solo do jardim.

criança levanta a tampa de uma composteira

2.  Chá de Compostagem

Se você não tem uma pilha de compostagem, você ainda pode usar cascas de banana para alimentar seu jardim. Basta colocar algumas cascas em um balde cheio de água e deixá-las de molho por alguns dias para fazer o “chá” de adubo. Misture uma parte deste  “chá” de compostagem de casca de banana com cinco partes de água fresca e use esse chá rico em minerais para alimentar suas plantas  uma vez por mês em vez de sua rega normal. O potássio e o fósforo adicionados darão às plantas um impulso para mantê-las fortes e saudáveis.

3. Alimente suas mudas

Cortar a casca de banana em pedacinhos e  enterrar uma ou duas pequenas peças no solo, no fundo dos buracos de  onde você vai plantar as mudinhas ou sementes. Pode ser diretamente no chão ou no vaso.

Fazendo isso você vai  dar às plantas jovens um aumento de nutrientes que irão ajuda-las  no crescimento das raízes e uma maior resistência á doenças.

Certifique-se  de que suas sementes ou mudas não encoste diretamente nas cascas de banana no momento do plantio, pois isso pode queimar e danificar raízes e sementes.

4. Fertilizante da casca de banana seca

Uma dica final para usar cascas de banana como fertilizante é secá-las completamente, depois moer as cascas e incorporá-las no solo do seu jardim. Isso terá um efeito semelhante ao de compostagem ou enterramento das cascas maduras, mas sem o perigo de queimar suas plantas. Esta e as três técnicas anteriores podem ser usadas em praticamente todas as plantas em seu jardim para aumentar o crescimento e saúde geral.

plantas de morangos com adubo seco

5 – Afastar pulgões

Enterre alguns pequenos pedaços da casca de banana madura logo abaixo da superfície do solo em torno de plantas de jardim que são propensas aos pulgões. Estas minúsculas pragas do jardim não gostam dos gases emitidos pelas cascas em decomposição e buscarão rapidamente outras fontes de alimentação. Certifique-se de usar apenas algumas pedaços pequenos da casca, pois o aroma forte das cascas inteiras podem atrair percevejos, roedores e outras pragas maiores em busca de um lanche doce.

6 – Dê um brilho nas suas plantas

Esfregue o lado interno de uma casca de banana nas folhas de suas plantas de interior para limpar o pó ou detritos e dar-lhes um brilho todo especial. Isto é especialmente útil para plantas de interior com folhas cerosas como as Schefflera, as Calathea, Calatheas, Crotons e Ficus.

7. Alimentação de animais

Os seres humanos não são os únicos que gostam de bananas. Animais como galinhas, coelhos e porcos irão desfrutar de cascas de banana secas ou não adicionadas aos alimentos. Certifique-se de limpar as cascas de qualquer cera ou pesticidas antes de dar aos animais de estimação ou gado.

8. Acalma as irritações da pele

Esfregue a parte interna das cascas de banana em picadas de insetos e outras irritações da pele. Os ácidos, vitaminas e minerais da frutas não só ajudarão a aliviar dor e coceira. Elas também são ótimas para sua pele!

passar casca de banana na picada de mosquito



9. Melhorar a sua aparência

Massageie um pedaço da casca de banana madura sobre todo o seu rosto uma vez a cada poucos dias. Os ácidos e os nutrientes da fruta na casca podem ajudar a esfoliar e nutrir sua pele, dando-lhe uma aparência mais suave, rejuvenescedora e mais saudável.

passar casca de banana rosto

10. Remover verrugas

Cansado dessa verruga desagradável que simplesmente não vai embora? Tentou de tudo na farmácia e na loja de produtos naturais, mas nada parece funcionar? Não se desespere! Você pode usar cascas de banana para se livrar dessas verrugas persistentes. Basta esfregar um pedaço de casca madura sobre a verruga todas as noites antes de dormir e  veja como pouco a pouco vai desaparecendo.

11. Brilho aos sapatos

Da mesma maneira que  as cascas de banana são ótimas para sua pele, você também pode usá-las para polir seus sapatos de couro. Basta esfregar o interior suave de um pedaço de casca madura sobre o couro para dar uma revitalizada, limpar e dar aquele brilho!

12. Polir Prata

Os mesmos ácidos da frutas que fazem as cascas de banana ideais para rejuvenescer a pele também os tornam perfeitos para polir prata. Esfregue o lado interno de um pedaço de casca de banana sobre uma prata embaçada e manchada para restaurar seu brilho natural.

13.Branquear Dentes

Esfregue o interior suave de um pedaço de casca de banana nos dentes uma vez por dia durante duas semanas para remover as manchas e dar um brilho especial sem o uso de substâncias químicas potencialmente nocivas.

passar casca de banana nos dentes

14. Faça vinagre

Use suas cascas de banana para elaborar um vinagre. O vinagre de casca de banana tem um sabor maravilhoso, ligeiramente amargo com um toque adocicado  bem suave e com isso e faz um saudável e muito interessante aroma para saladas ou outros pratos de vegetais.

15.Amaciar Carne

Adicione uma casca de banana madura ao fundo de uma assadeira para manter a carne úmida e macia enquanto está cozinhando.

16. Suco de casca de banana

Até agora, não é segredo que existem muitas vitaminas e nutrientes na casca de uma banana. Aproveite todo esse valor nutricional extraído o suco destas cascas. Basta adicionar as cascas a uma panela de água fervente durante 10 minutos para extrair todos  os nutrientes, remover as cascas e deixar esfriar.

Você pode então adicionar o suco de casca de banana resultante a smoothies ou outras bebidas para um aumento de vitaminas e minerais. Mais uma vez, certifique-se de lavar as cascas primeiro para remover a cera, a sujeira e outros contaminantes antes de cozinhá-las!


Veja o video deste artigo

GuardarGuardar

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.