Como montar um Terrário de plantas + 14 Idéias incríveis

0

Como um mundo em miniatura, terrários de plantas são lindos displays internos que simula o ciclo de vida do ambiente natural. Acrescentando vibração e vida aos seus espaços, é um projeto barato que pode ser rapidamente montado em uma única tarde.

E uma vez montado, eles exigem muito pouco por meio de manutenção e conservação  porque o espaço fechado cria um  maravilhoso e pequeno ecossistema auto-sustentável .

Como Funciona um Terrário de Plantas

Os Terrários são ambientes pequenos que funcionam como uma estufa. Um recipiente de vidro fechado colocado em um ponto semi-ensolarado fornece a luz para que as plantas cresçam e prendam o calor dentro. A umidade no solo e das plantas evaporam  para criar vapor de água, que se condensa nas paredes do vidro formando gotículas que vão umedecer novamente o solo. E assim o ciclo recomeça.

Para começar, você precisará:

  • Um recipiente de vidro com uma tampa
  • Areia, cascalho, pedras ou vidro marinho
  • Musgo seco
  • Terra para vasos esterilizada
  • Peças decorativas opcionais
  • Uma colher ou pinças longas
  • Variedade de plantas

Ao selecionar cultivares para um terrário, procure variedades anãs que amem a umidade elevada e cresçam lentamente. Suculentas, samambaias e plantas aéreas ( plantas que nutrem do ar) são excelentes escolhas, mas existem muitos tipos de plantas que prosperarão em um ambiente fechado.

Uma vez que o terrário de vidro provavelmente não terá um buraco de drenagem, comece adicionando uma camada de cinco centímetros de rochas ou areia ao fundo do recipiente. Em seguida, adicione uma fina camada de musgo seco para evitar que o solo desça até o fundo. Adicione um mínimo de  cinco centímetros  de terra para   vasos, o suficiente para cobrir confortavelmente as raízes da planta.

Agora, comece a posicionar as plantas dentro, misturando e combinando tipos, tamanhos e cores. É importante apertar o solo em torno de cada planta, adicionando mais terra, se necessário. Uma vez que todas as plantas estão situadas, você pode adicionar efeitos decorativos como musgo vivo, figurinhas e pequenas bugigangas.

Dê às plantas uma boa pulverizada  com uma garrafa spray  para criar uma névoa generosa  e deixe-a num local que receba uma boa quantidade de luz indireta. Você pode querer remover a tampa de vez em quando para deixar entrar um pouco de ar fresco e verificar os níveis de umidade. As plantas que crescem muito rapidamente podem ser podadas  para evitar que expulsem as outras plantas.

14 Idéias criativas de Terrários

Agora que cobrimos o básico sobre como montar um terrário, vamos dar uma olhada nas formas inspiradoras de transformar alguns objetos do cotidiano em uma linda residência vegetal

1. Jardim em um garrafão

Você pode usar um grande garrafão de vidro de 20 litros com uma rolha de cortiça – ou um menor – para formar um pequeno mundo vegetal. Você precisará de algumas ferramentas para passar pela abertura estreita: tente com pauzinhos, um gancho de arame, uma rolha pregada a um espeto ou uma ferramenta de agarrar. As plantas usadas nestes  jarros de vidro ( galão ) são conhecidas como palmeiras, e fazem excelentes plantas de terrário.

2. Terrario do pote de Pickles

Uma maneira maravilhosa de usar esses frascos de vidro de grande porte. Este terrário poderia ser montado de lado para aproveitar uma área interna maior. Se você decidir e optar por essa opção lateral, o melhor é fazer uma base com um bloco de madeira para impedir que ele fique rolando pela superfície.

um pote de vidro grande e outro menos com plantas dentro

Foto : via

3. Terrário De Jarra de Doces

Embora os frascos de doces venham em vários tipos de formas, esta bela variedade tem uma boca larga  no qual facilita e muito o acesso.

Foto : Via

4. Terrário de tanque de peixe

Um tanque de peixes antigo é o objeto perfeito para se transformar em um Terrário de plantas. É um bom tamanho de espaço para trabalhar e a abertura é grande o suficiente para não exigir ferramentas especiais.

tanque de peixes com varias plantas e pedras dentro

5. Terrário de lâmpada

Por outro lado, usar uma lâmpada incandescente antiga oferece um desafio interessante de montar o mundo da sua planta em um espaço super pequeno. Montar alguns e pendurá-los formando um “cacho”.

bomba de luz com plantas dentro

Foto : via

6. Terrário de enfeites de Natal

Um enfeite de árvore de vidro transparente  pode ser transformado em um exuberante micro-cosmo verde em uma minúscula esfera. Uma peça decorativa para a temporada de Natal ou qualquer outra.

bolinha de natal de vidro com plantas dentro

foto: via

7. Terrário de molduras de quadro reciclada

Umas simples molduras antigas de madeira em diferentes tamanhos podem ser Transformados em uma linda estufa em miniatura de estilo vitoriano.

terrario construido com varias molduras de diferentes tamanhos

Foto : Via

8. Terrário de Luminária

Qualquer luminária de vidro transparente pode ser transformada em um oásis de plantas!

luminaria em forma losango com varias plantas suculentas dentro

Foto: via

9. Terrário de bule de vidro

Este terrário de bule de chá de vidro é uma adorável peça central de mesa, perfeita para aninhar uma variedade de suculentas de tamanho médio.

bule de cha de vidro cheio de plantas no interior

Foto : via

10. Terrário base de abajur

Combinando forma e função, este tutorial te mostra cada passo  da construção de um terrário da base de um abajur  usando um frasco grande com uma tampa de cortiça como base. Uma vez que as plantas do terrário estão situadas, basta colar  e ajustar a lâmpada no topo e fazer todo o retoque final como se fosse um abajur.

abajur com o corpo de garrafa de vidro com plantas dentro

Foto : via

11. Terrário de crânio

Finalmente, um uso para aquelas maravilhosas garrafas de vodka Cabeça de vidro ! Se você quer comprar  uma destas garrafas , elas são vendidas aqui sem álcool.

cranio de vidro com plantas dentro

Foto: via

12. Terrário de Mesa

O terrário de mesa é um projeto mais avançado construído desde o início. Você precisará de algumas placas de acrílico cortadas a medida, algumas peças de madeira para a base e as pernas, cola e tinta, bem como os materiais para construir seu terrário.

Mesa lateral de acrilico com várias plantas dentro

Foto: via

 13.  Terrarium  sob as escadas

Você pode transformar espaços mortos, feios em torno da casa, como o espaço vazio sob uma escada, em um terrário de grande escala para. Será um prazer visual. Embora este não seja definitivamente um projeto rápido e fácil, o resultado final é absolutamente divino.

terrario de vidro ocupando todo o espaço abaixo de uma escada

14. Terrário  Jardim de Água

Tomando o conceito de terrário e adicionando água, este tipo de terrário também é muito pouco exigente quanto á manutenção quanto ao terrário  aéreo. Você vai precisar de algumas plantas aquáticas, é claro – lírios de água, bolas de musgo, anubias, samambaias e Bacopa são algumas boas escolhas.

garrafão de vidro com plantas e água .

Share.

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.