7 Alimentos para ter Dentes Saudáveis

0

Um cuidado oral completo vai muito mais além da escova dental

Existem muitos bons hábitos a serem adotados para garantir que seu sorriso permaneça saudável e bonito, mas não menospreze as poderosas propriedades de limpeza de certos alimentos simples do dia a dia.

Os sete seguintes alimentos são super aliados dos dentes –  ajudam a prevenir cáries e doenças gengivais e com isso dentes e gengivas mais saudáveis.

PEIXE

É importante obter cálcio suficiente em sua dieta para proteger seus dentes e gengivas de doenças. No entanto, seu corpo não pode absorver todo o cálcio se você não tiver vitamina D.  O salmão é uma fonte fantástica de vitamina D, permitindo que seus dentes e gengivas obtenham todos os benefícios de combate a doenças relacionadas ao cálcio dos alimentos que você come.

peixe na tábua

 

ÁGUA

A saliva é composta por 99,5% de água. A desidratação pode engrossar a saliva, o que causa estragos na boca.
Níveis ideais de água na saliva são essenciais para a decomposição dos alimentos, neutralizando o ácido bacteriano (olá, hálito matinal!) E previne a cárie dentária.

Embora a água ainda não seja tão boa quanto uma escova de dente e fio dental, ela ainda pode ajudar na redução da placa bacteriana ao enxaguar os restos de comida.

Enxaguar com água após beber café ou comer outros alimentos que causam manchas pode ajudar a reduzir as manchas nos dentes.Água

FRUTAS E VEGETAIS

Não tem uma escova de dentes à mão? Frutas e vegetais ricos em fibras são sua próxima melhor opção. Seu alto teor de fibra, na verdade, “esfrega” os dentes de maneira semelhante à maneira como sua escova de dentes faz e estimula a produção de saliva por causa da mastigação extra de que necessitam.

Salada de folhas verdes, frutas e vegetais crocantes, além ter um efeito saudável e um alto teor de água, também ajuda a compensar o teor de açúcar.

Mantenha cenouras frescas, aipo, pepino e maçãs (muitas vezes chamadas de “escovas de dente da natureza”) à mão o tempo todo, seus dentes vão agradecer!

cenoura aipo maça

CHÁ VERDE E PRETO

Os polifenóis, que são encontrados no chá verde e preto, interagem com as bactérias que causam a placa dentaria matando-as ou suprimindo-as.  As bactérias se alimentam dos açúcares da boca e, depois de terem seu banquete, excretam ácidos destruidores do esmalte dos dentes.

Isso torna o chá uma ótima escolha durante ou após uma refeição, uma vez que suprime a presença dessas bactérias produtoras de ácido na boca.

Chá

QUEIJO

Há boas notícias para aqueles que amam uma boa tábua de queijos – o queijo é um superalimento para os dentes devido à sua capacidade de combater a erosão ácida dos dentes.

Cada vez que você faz uma refeição que causam ácido como pães, doces, frutas cítricas ou refrigerantes, seus dentes ficam expostos a cáries. Comer queijo após uma refeição pode neutralizar o ácido deixado por esses alimentos, tornando-o uma ótima opção para sobremesa.

Quiejos

CHOCOLATE

Sim, é certo! Chocolate! Desde que seja pelo menos 70% de cacau e ingerido com moderação, é claro. O chocolate amargo é um superalimento para os dentes devido a um composto chamado CBH, que demonstrou ajudar a endurecer o esmalte dos dentes, tornando os dentes menos suscetíveis à cárie. No entanto, nem todo tipo de chocolate é bom para você.

O cacau é o que tem as coisas boas – não o chocolate em si – então certifique-se de optar pela opção de chocolate amargo e lembre-se de escovar os dentes depois.

Se você usa aparelho ortodôntico, é uma boa ideia evitar chocolate com nozes. Você também deve armazenar suas guloseimas de chocolate em temperatura ambiente, em vez de na geladeira – o chocolate frio e duro pode ser difícil de morder.

Chocolate

LARANJAS

Este pode ser um pouco surpreendente, já que laranjas são frutas cítricas. No entanto, a vitamina C nos cítricos fortalece os vasos sanguíneos e o tecido conjuntivo e retarda a progressão da doença gengival, reduzindo a inflamação.

Vá em frente e tenha laranjas, toranjas e outras frutas cítricas em sua fruteira, mas lembre-se de esperar pelo menos meia hora antes de escovar os dentes depois de comer frutas cítricas.

laranjas

Share.

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.