Mezaninos – Aproveite a altura para obter os metros que falta

0

 Ganhará mais superfície na área interior. Estas são as ideias que você deve ter em mente antes de começar.

O mais importante quando você começa a trabalhar na reforma, é pensar em metros cúbicos em vez de metros quadrados, para aproveitar melhor o espaço total da sua casa. Mas, para isso, é necessário olhar a mudança com outros olhos e analisar as características de todo o seu volume para ver se é possível construir um mezanino, tirar um mezanino ou fazer uso de uma cobertura.

Desta forma, obterá uma superfície extra para colocar uma cama, um local de trabalho ou um bom espaço de limpeza de que sempre precisamos.

mezanino

 Decidir o que é melhor para você

Sempre temos que levar em consideração na hora de construir um mezanino, é saber se temos altura suficiente. Se, por exemplo, se voce quizer circular confortavelmente e ficar no mezanino, a altura total do espaço deve ser de no mínimo 4,5 m. Embora haja casos, em que podemos brincar com as diferentes alturas oferecidas por um telhado inclinado.

Para continuar procurando outras soluções possíveis, é necessário trabalhar a ideia juntos. A altura é essencial, mas a distribuição de todo o espaço também é importante.  Aproveitando cada centímetro, por exemplo, você poderia colocá-lo sobre o núcleo úmido, formado pela cozinha e pelo banheiro, já que esses espaços, como vestiário ou a área de entrada da casa, podem funcionar com altura de 2 m.

Esta localização também irá ajudá-lo a organizar a distribuição de todo o piso, colocando a área de estar em uma área mais alta, e de preferência junto às janelas. Dependendo das necessidades de cada área, a altura de uso varia de 2 m, que permitem uma movimentação confortável, até 1,5 m reservado para áreas de descanso ou armazenamento.

mezanino

Quando pensamos em encontrar a melhor localização para o mezanino, devemos pensar também no tipo de estrutura com que será construído.

Por exemplo, se você tem as vigas de um mezanino, crie um novo piso com uma plataforma de madeira maciça, que, sem sobrecarregar a estrutura original, lhe dará um suporte e um piso acabado.

Por outro lado, se a reforma for realizada com sistema de camadas, pode-se incorporar também isolamento termoacústico, altamente recomendado para amenizar o ruído dos passos.

Verifique sempre o estado das vigas, principalmente na face oculta e nos orifícios de embutimento. Se necessário, você pode fazer reforço estrutural com perfis de aço. Em qualquer caso, é sempre aconselhável que este tipo de trabalho seja supervisionado por um profissional.

Pode brincar com a altura, se por baixo do mezanino vamos ter uma zona de estar ou um local de trabalho, que são actividades que se realizam sentado.

Deve-se ter sempre em mente que para a determinação da altura total exigida, é necessário somar à do piso térreo, a da estrutura de suporte, além do piso que vai cobri-la.O importante, em qualquer caso, é ter muito clara  as prioridades e necessidades de uso para tomar as decisões certas.

Outra forma de construir um mezanino é apoiá-lo nas divisórias que moldam a área inferior. Nestes casos, é útil que o mezanino seja desenvolvido de parede a parede ocupando toda a largura da sala. Pode ser feito com estrutura de aço ou madeira e placas de madeira maciça ou derivadas de madeira.

 

Veja seu quarto em um nível superior, para ganhar mais espaço

A escada, outro fator que devemos levar em conta na hora de projetar o mezanino, já que não é apenas necessário avaliar seu conforto de uso, mas também seu impacto no ambiente. Se for uma escada inclinada, é melhor que seja fixada a uma parede para não obstruir a circulação.

Ela pode ser projetada para começar em uma plataforma que também pode ser usada como mobiliário. A sua inclinação e a altura dos degraus irão determinar o seu conforto, dependendo da superfície disponível. Se você colocar uma grade, você ganhará em segurança. Outra opção é prender um corrimão na parede.

Considere projetar sua escada para servir como um espaço de armazenamento também. Pode ser concebido, por exemplo, como uma peça de mobiliário.

O caso mais extremo é o de uma escada marítima. Para torná-lo mais confortável e seguro, deve ser fixado à parede.

mezanino

É conveniente abrir uma janela para que o espaço seja ventilado e receba luz natural diretamente. Caso a sala fique sob cobertura, não hesite e instale uma janela de telhado. Se você planejar sua localização levando em consideração toda a distribuição da casa, você também ganhará luz natural no andar térreo e também um sistema eficaz de ventilação e resfriamento do ambiente no verão.

Share.

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.