8 razões que você deveria comer mais cenouras

0

Você provavelmente já ouviu falar que as cenouras são boas para os olhos, mas não é só isso e você vai ficar impressionado quando souber dos muitos outros benefícios para a saúde que as cenouras tem.

Melhora a digestão

Por serem ricas em fibras solúveis e insolúveis, as cenouras ajudam a combater a constipação, aumentando o volume das fezes. Elas também reduzem o trânsito intestinal e ajudam a estimular a proliferação de bactérias boas do intestino.

Protege contra doenças cardiovasculares

O beta-caroteno encontrado na cenoura protege o corpo, prevenindo doenças cardiovasculares, inibindo o processo oxidativo do LDL, que é o colesterol ruim, e modificando sua absorção no nível intestinal, graças ao seu alto teor de fibras.

Deixa a pele mais bonita

Os carotenóides encontrados na cenoura desempenham um papel protetor em todas as camadas da pele. Reduz a sensibilidade à luz ultravioleta (UV) e aumenta o nível mínimo de exposição a esses raios.

Além disso, a cenoura tem alta ação antioxidante (graças ao ácido lipóico) em todo o corpo, retardando o processo de envelhecimento e prevenindo e tratando doenças de pele como a psoríase, que causa vermelhidão e irritação.

Fortalece o sistema imunológico

Adicionar cenouras à dieta mantém o sistema imunológico saudável e ajuda o corpo a combater infecções com mais facilidade, e isso graças aos antioxidantes que combatem os radicais livres.  que são  causados ​​pela  poluição , estresse, danos celulares e inflamação.

Também contém vitaminas A e C que fortalecem o sistema imunológico e beneficiam a saúde pulmonar, ajudando nas alergias respiratórias.

Bom para os olhos

Como todos sabem as cenouras são famosas  por serem boas para a saúde dos olhos. As cenouras são ricas em beta-caroteno, um tipo de vitamina A, que protege a superfície do olho e contribue para o seu funcionamento.

Comer cenouras regularmente ajuda a prevenir algumas doenças, como degeneração macular, catarata e cegueira

As cenouras também contêm luteína, um antioxidante que protege os olhos das luzes nocivas.

Um estudo publicado mostrou que esse antioxidante reduz o risco de degeneração macular, doença relacionada à velhice que pode levar à perda de visão.

Ajuda a perder peso

Comer cenouras diariamente ajuda a aumentar a saciedade, visto que uma cenoura crua de tamanho médio contém cerca de 3,2 gramas de fibra. As cenouras também têm poucas calorias e podem ser comidas cruas ou cozidas.

Porém, você não perderá peso só porque come cenouras. Não é isso. Comer cenoura deve ser acompanhado de uma dieta baixa em calorias,  baixa em gorduras e baixa em açúcar.

Cenouras cruas têm um baixo índice glicêmico e, portanto, mantêm a glicose no sangue sob controle, o que promove a perda de peso e também é bom para pessoas com diabetes

O Indice Glicêmico de uma cenoura cozida ou em purê é ligeiramente maior, então você deve tentar moderar seu consumo.

Contribui para a redução do colesterol

Por ser rica em licopeno, um tipo de carotenóide encontrado nos alimentos vermelhos, a cenoura pode ajudar a controlar o colesterol ruim. Quanto mais escura a zabahoria, mais licopeno ela possui.

O licopeno atua como a primeira linha de defesa, reduzindo as alterações oxidativas no LDL (o colesterol “ruim”) e reduzindo o risco de doenças cardiovasculares.

Além disso, a cenoura é rica em fibras, o que reduz os níveis de colesterol ao diminuir a absorção de gordura pelo intestino.

Melhora a função cerebral

O beta-caroteno também pode melhorar a função cognitiva e reduzir o risco de problemas de memória e demência Que estão associados à velhice. Esses danos cerebrais ocorrem devido ao estresse oxidativo, que enfraquece a sinalização nervosa e reduz a função cognitiva.

As cenouras contêm um carotenóide conhecido como luteolina, que pode reduzir os déficits de memória relacionados à idade e a inflamação do cérebro. Esse alimento também possui ação antioxidante que previne o envelhecimento celular.

Como e Quanto comer as cenouras

A cenoura é um dos vegetais mais consumidos no mundo e pode ser usada em diversos pratos: saladas, salteados, ensopados, bolos, tortas  e sucos.

Pode ser consumido cozida, assado, grelhada ou mesmo cru, de preferência com a casca e totalmente higienizado.

Mas…não coma tanto…

🥕Comer muitas cenouras produz uma pele amarelada, especialmente na mucosa e nas palmas das mãos. Isso acontece devido aos carotenóides. Portanto seja prudente e tenta comer com moderação.

🥕Pessoas com diabetes também devem comer cenouras com moderação devido ao seu alto teor de açúcar.

🥕Devido à fibra, a cenoura também pode causar flatulência e até diarreia quando ingerida em excesso.

E então…. depois de tantos benefícios e de ser uma verdura deliciosa.  Você não acha que vale a pena introduzir ao menos 1 cenoura por dia na sua dieta??


Veja o Vídeo deste artigo

Compartilhe

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.